Teatro Funarte Plínio Marcos - Brasília, 19 de maio de 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Advertisements

SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
Avaliação do Plano Plurianual
EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Boas Práticas de Segurança para o Turismo de Natureza do Paraná
Maio / 2006.
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
O QUE É O PRODAFISC.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Plano Nacional de Cultura
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Encontro Nacional de Prefeitos Janeiro Modelos de Praça: projetos de referência.
Ministério da Cultura.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Fórum de Secretários Executivos
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
O caso do Telessaúde Brasil Redes
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Cronotacógrafo:Programa de Cadastramento e Credenciamento de Postos pelo Inmetro -Dados atuais- São Luís, 21 de maio de 2014.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Centros da Juventude Novembro 2012.
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
“Aumentar a produtividade
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Maior programa de infraestrutura
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
MAIO 2010.
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
/ III. Resultados da avaliação junto aos SEBRAE/UF.
Reunião Dirigentes RBMLQ-I Região Nordeste 08 de março de
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Teatro Funarte Plínio Marcos - Brasília, 19 de maio de 2011 Reunião de Trabalho para Apresentação do Manual de Instruções para Contratação e Execução Teatro Funarte Plínio Marcos - Brasília, 19 de maio de 2011 1

SUMÁRIO Conceito da Praça dos Esportes e da Cultura - PEC Modelos de Praça: projetos de referência e orçamentos Manual de Contratação Mobilização Social e Gestão Cronograma Contatos Perguntas

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA 1. Conceito A Praça dos Esportes e da Cultura - PEC é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. Idealizada em conjunto pelos Ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego, a Praça integra num mesmo espaço físico programas e ações setoriais destes Ministérios, visando a promoção da cidadania e a redução da pobreza nos territórios onde será implantada. É atribuição do MinC coordenar, monitorar e avaliar a execução e os resultados dos Programas e Ações sob sua responsabilidade, bem como disciplinar o processo de aprovação e execução das propostas para implementação das PEC, em conformidade com a legislação vigente.

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA 2. Modelos de Praça Modelo (m2) Tipologia Equipamentos R$ (mi) 700 Edificação multiuso com 5 pavimentos praça coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; CRAS; salas de aula; salas de oficina; telecentro; sala de reunião, biblioteca; cineteatro/auditório com 48 lugares, e terraço 2,71 3.000 2 edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada 2,02 7.000 Edificação multiuso de um pavimento, disposto numa praça de esportes e lazer CRAS; salas multiuso; biblioteca com telecentro; cineteatro com 125 lugares; pista de skate, equipamentos de ginástica; playground; quadra poliesportiva coberta; quadra de areia; jogos de mesa e pista de caminhada 3,50

MODELO 700m²

MODELO 700m² ÁREA CONSTRUÍDA: 1.372,37 m²

MODELO 3000m²

MODELO 3000m² ÁREA CONSTRUÍDA: 1.034,46 m²

MODELO 7000m²

MODELO 3000m² ÁREA CONSTRUÍDA: 1.888,68 m²

PROJETOS DE REFERÊNCIA Disponíveis no sítio http://www.pracasdopac.gov.br Serão disponibilizados por modelo de Praça: Projeto básico licitável: arquitetura e engenharia Memoriais Descritivos Orçamentos Mobiliário e projeto de comunicação visual de referência Manual de execução Adaptação ao terreno ou nova proposta arquitetônica deverão considerar: Conceito intersetorial da Praça; Normas e a legislação vigente na adaptação dos projetos; Memorial descritivo que acompanha os projetos, bem como o programa funcional e as áreas mínimas previstas. Em caso de alteração na proposta arquitetônica, a mesma será submetida à avaliação do MinC e demais Ministérios

MANUAL PARA CONTRATAÇÃO E EXECUÇÃO Disponível no sítio http://www.pracasdopac.gov.br Modo de contratação: Contrato de Repasse/Termo de Compromisso Agente Operador: CAIXA (RSGOV, antiga GIDUR/REDUR) Principais Temas: Documentos a serem apresentados à CAIXA Elementos para apresentação do projeto básico de engenharia e arquitetura Itens de investimento Mobilização Social e Gestão Unidade Gestora Local Plano de Gestão Cronograma

MANUAL PARA CONTRATAÇÃO E EXECUÇÃO Documentos a serem apresentados à CAIXA: Documentação Técnica Documentação Institucional Documentação Jurídica Itens de investimento pagos com recursos do Governo Federal, conforme projeto de referência: Edificação, incluindo administração local da obra Estimativa de terraplenagem e fundação Mobiliários e equipamentos Mobilização Comunitária

MANUAL PARA CONTRATAÇÃO E EXECUÇÃO Itens de investimento pagos com recursos do ente federado: Adaptações no projeto de referência Custos adicionais decorrentes de soluções de projeto adotadas Infraestrutura de apoio à Praça: ruas pavimentadas; acessibilidade e mobilidade urbana; passeios públicos que sigam as normas de acessibilidade; sinalizações viárias; fornecimento de energia elétrica; fornecimento de internet; rede de drenagem das águas pluviais; fornecimento de água e destinação final de esgoto. A execução da infraestrutura de apoio é condicionante para a liberação do último desembolso da obra

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO O processo de Mobilização Social e Gestão da Praça dos Esportes e da Cultura é composto de 5 etapas: 1) Elaboração de Plano de Gestão 2) Formação da Unidade Gestora Local - UGL 3) Mobilização Comunitária (formação do Grupo Gestor da Praça) 4) Curso de Capacitação à Distância (EAD) 5) Seminários (metodologia de mobilização, gestão e avaliação) 15

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO Processo de Elaboração do Plano de Gestão: Formulário no sítio http://www.pracasdopac.gov.br: preenchimento obrigatório até 15 de julho Termo de Referência O objetivo do Plano de Gestão é conhecer a proposta de estrutura técnica e financeira dos entes para a manutenção, gestão e programação das Praças Para acessar o Plano deverá ser utilizada a mesma senha de acesso do processo de seleção Avaliação pela equipe da Gerência de Gestão da Praça (MinC) Na ausência de dados ou dúvidas quanto às informações, reenvio do PG ao ente federado, que deverá reencaminhá-lo em até 20 dias O preenchimento do Plano condiciona a participação no Curso à Distância 16

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO Conteúdo do Plano de Gestão: Recursos Humanos Horário e dias de funcionamento Orçamento Fonte de Recursos Gestão Compartilhada Mobilização Social Formação de Grupo Gestor Parcerias Institucionais Usos e Programação

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO Para acompanhamento e interlocução durante o período da obra, deverá ser criada, por ato administrativo do ente federado, uma Unidade Gestora Local - UGL A UGL deverá ser formada por: a) um Coordenador Geral b) um Coordenador de Engenharia (responsável pela obra) c) um Coordenador de Cultura d) um Coordenador de Esporte e) um Coordenador de Inclusão Digital f) um Coordenador de Assistência Social g) um Coordenador de Desenvolvimento Econômico h) um Coordenador de Segurança Cidadã A apresentação da UGL condiciona o pagamento da primeira medição

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO As ações de Mobilização Comunitária realizadas pelo ente federado, deverão prever: Mapeamento de lideranças Oficinas para formação de Grupo Gestor, planejamento da gestão, dos usos e da programação Ações de mobilização e capacitação para intervenção artística Reuniões de acompanhamento da implementação da Praça META: formação de Grupo Gestor (comunidade e gestores públicos locais) Serão disponibilizados R$ 21.950,00 por Praça e as atividades de Mobilização Social estão previstas para durar 18 meses

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO Ação: Mobilização Comunitária Responsabilidade: Ente Federado Público alvo: comunidade, entidades locais Objetivos/conteúdo das 7 Oficinas: Apresentação do projeto na comunidade (programa funcional, limites e potencialidades de usos e programação); Sensibilização / apropriação do equipamento pela comunidade; Formação de Grupo Gestor Intervenção artística / paisagística no equipamento; 20

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO Promoção de Curso de Capacitação, em sistema de Educação à Distância (EAD), para o Grupo Gestor e UGL, futuros funcionários do equipamento e lideranças locais Tema do Curso: Gestão de Equipamentos Públicos Proposta inicial de 2 pessoas da comunidade por Praça, mais 3 técnicos do ente federado Disponibilização de material didático de apoio Trabalho de Conclusão do Curso: Plano de Ação e Programação para a Praça

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO Ação: Curso de Capacitação Responsabilidade: MinC Público alvo: Grupo Gestor e UGL, futuros funcionários do equipamento e lideranças locais (6 vagas por Praça) Objetivos/conteúdo: Gestão compartilhada de equipamentos públicos Apropriação do conteúdo/conceito dos serviços oferecidos nas Praçass, sob o ponto de vista do Governo Federal Elaboração e gestão de projetos; produção e programação de atividades Conteúdos setoriais de cada Ministério (projetos/editais/leis de incentivo/captação de recursos) Parcerias (públicas/privadas) 22

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO Promoção de 2 Seminários Regionais e 1 Seminário Nacional com a participação de gestores locais e lideranças comunitárias (grupo gestor local e unidade gestora local): Seminário Regional 1: a ser realizado nos meses de setembro, outubro e novembro, apenas para gestores públicos, visando o debate e adesão à proposta de mobilização social, orientações para execução, bem como capacitação em metodologias de mobilização social e apresentação do curso à distância Seminário Nacional: a ser realizado durante o curso (junho 2012), apresentará melhores práticas em gestão compartilhada e planejamento participativo de usos e programação. Introdução a proposta de Rede das Praças Seminário Regional 2: ao término do curso à distância, visando sua avaliação, apresentação dos resultados e consolidação de uma Rede Nacional das Praças (a partir de novembro de 2012)

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO Ação: 1º Seminário Regional de Sensibilização e Capacitação Responsabilidade: MinC Público alvo: gestores públicos (UGL) Objetivos/conteúdo: A ser formatado por região, de acordo com a qualidade dos Planos de Gestão (formulário preenchido online); Apresentação das características do projeto da Praça (programa funcional, limitações e potencialidades de usos); Mobilização social e gestão compartilhada – metodologia e conceitos adotados pelo Governo Federal; 24

MOBILIZAÇÃO SOCIAL E GESTÃO Cronograma 1º Seminário Regional de Sensibilização e Capacitação

CRONOGRAMA DE CONTRATAÇÃO/EXECUÇÃO 26

CONTATOS pracas@cultura.gov.br gestaopracas@cultura.gov.br Contratação e Projeto: pracas@cultura.gov.br AL, BA, DF, ES e SE - Anderson Bellas: (61) 2024-2583 CE, PB, PE e PI - Cláudio Corrêa: (61) 2024-2656 PR e RS - Francis Martins: (61) 2024-2678 MG e SC - Francisco Silva: (61) 2024-2513 AC, AP, AM, MA PA, RN, RO, RR e SP (G2) - Leonardo Abreu: (61) 2024-2724 SP (G1)- Timóteo Rocha: (61) 2024-2677 GO, MT, MS, RJ e TO - Carlos Victor : (61) 2024-2643 Mobilização Social e Gestão: gestaopracas@cultura.gov.br Silvana Tamiazi: (61) 2024-2690 Isadora Tami: (61) 2024-2620

Coordenação Secretaria Executiva do Ministério da Cultura Diretoria de Infraestrutura Cultural Grupo Gestor da PEC Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Ministério da Cultura Ministério do Esporte Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Justiça Ministério do Trabalho e Emprego http://www.pracasdopac.gov.br pracas@cultura.gov.br e gestaopracas@cultura.gov.br