SÍNDROME DE BURNOUT Consequência de Estresse Ocupacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Advertisements

O STRESS PRODUTIVO.
Energia vital. Como equilibrá-la?
ESTRESSE.
ESTRESSE, TRABALHO E VIDA PESSOAL
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
SOFRIMENTO NO TRABALHO
ANSIEDADE.
Prazer, Saúde e Competitividade: A Nova Trilogia da Gestão de Pessoas
ESTRESSE.
Movimento é Equilíbrio
ESTRESSE Esta pesquisa tem como objetivo instruir de forma informal sobre como o estresse afeta o organismo e como evitar os seus efeitos deletérios.    A.
ANSIEDADE A Ansiedade é uma característica biológica humana que antecede momentos de perigo, real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis.
Escola Secundária de Gama Barros Ano lectivo 2008/2009 Alunas: Ana Catarina Araújo Ana Rita Caetano Ana Rita Mixão Joana Brito 12ºCT1 Alunas: Ana Catarina.
Sintomas do Stress: Sentiu estes sintomas recentemente
QUALIDADE DE VIDA. QUALIDADE DE VIDA PARA VOCÊ... O que é Saúde?
STRESS.
VOCÊ É ESTRESSADO? Geralmente, as pessoas dizem que não são estressadas. Será que você é ou não? Dra. Silvia Maria Cury Ismael, Psicóloga Clínica e Hospitalar,
Exercícios Físicos.
Nós somos os seus rins e gostaríamos que nos conhecesse melhor!
Planejamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
Sintomas, alterações e particularidades
ESTRESSE É a reação do corpo diante da sensação de ameaça ou euforia, desencadeando uma descarga muito alta de adrenalina.
Hipertensão Artrerial
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
O Estresse do Professor de Matemática:
Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
STRESS: A TENSÃO DA VIDA.
CIPA SETA LAGOAS TRABALHO APRESENTADO PELA DRA WALNEIA.
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA (06/04)
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
Os gaúchos e o coração.
Depressão e Estresse: identificando e aprendendo a conviver
Síndrome de Burnout.
Desmaios os síncopes.
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Atividade Física x Stresse : o matador silencioso
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Quick massagem.
FALANDO SOBRE O ESTRESSE Palestrante Ana Maria Prandini Tan
SAÚDE DO PROFESSOR E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO
UM MANUAL PARA CURA DA DEPRESSÃO
Cuidando e se cuidando Uma necessidade de todos Profa Dra. Valmira dos Santos Enfermeira.
Estresse.
GERENCIANDO O STRESS DO DIA-A-DIA
Motivações relacionadas com a dependência
PÂNICO Prof. Ms. Antonio Maia Olsen do Vale UFC/Sobral - Psicologia.
Diga sim à vida Estiloja.com.
MEDITAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS
STRESS E TRABALHO.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
ESTRESSE I. CONCEITO DE ESTRESSE:
Burnout.
Professores estressados
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
PROFESSOR : JEAN FABIANO MARCATO LAMANA
FLOQUINHOS DE ALGODÃO: LEIA MAIS SOBRE A CASPA
STRESS NO TRABALHO Medicina Preventiva I
Stress e Depressão Dr. Helnio J. Nogueira.
A GRANDE FAMÍLIA Prepare-se para lidar com a ansiedade que ronda a vida de todo mundo que vive – ou acompanha – a epopéia de um vestibular.
O que eu quero mais: parar de fumar ou continuar fumando?
SAÚDE METAL E TRABALHO.
SÍNDROMES ANSIOSAS.
Profª. Me. Jaqueline Della Torre Martins. TRANSTORNOS ALIMENTARES 1 - ANOREXIA NERVOSA - PREOCUPAÇÃO OBSESSIVA COM A PERDA DE PESO - RECEIO FÓBICO DO.
Como lidar com a pressão? Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo – Leiria Serviço de Psicologia e Orientação.
ESTRESSE Etienne Grandjean. ESTRESSE O que é estresse? Estresse é a reação do organismo a uma situação ameaçadora. Os estressores ( ou agentes estressantes)
Ativação, ansiedade e estresse
Transcrição da apresentação:

SÍNDROME DE BURNOUT Consequência de Estresse Ocupacional Psicóloga Especialista: Flora da Costa Raimundo Psicólogo: Julio Nelson Devicari Cheda

ESTRESSE ESTRESSOR

ESTRESSE grau de desgaste no corpo e na mente, que pode garantir níveis degenerativos.

exposição ao calor, ao frio e a ventos, barulhos, dor, viagens longas e cansativas, poluição ambiental, trânsito caótico, enfermidades, ambientes hostis, intervenção cirúrgica, choque traumático, supressão dos hábitos saudáveis de vida, morte de familiares e amigos, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, etc.

O estresse pode ser chamado de Síndrome Geral de Adaptação (SAG), que é composto de três fases sucessivas: alerta, resistência e exaustão.

Fase de alerta Sintomas: mãos e/ou pés frios; boca seca; dor no estômago; aumento de sudorese; tensão e dor muscular (por exemplo, na região dos ombros); aperto na mandíbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta; diarreia passageira; insônia; taquicardia; respiração ofegante; hipertensão súbita e passageira; mudança de apetite; agitação e entusiasmo súbito.

Fase da resistência Sintomas: Problemas com a memória; mal- estar generalizado; formigamento nas extremidades; sensação de desgaste físico constante; mudança de apetite; aparecimento de problemas dermatológicos; hipertensão arterial; cansaço constante; gastrite prolongada, tontura, sensibilidade emotiva excessiva; obsessão com o agente estressor; irritabilidade excessiva e desejo sexual diminuído.

Fase de Exaustão Sintomas: Diarreia frequente; dificuldades sexuais; formigamentos nas extremidades; insônia; tiques nervosos; hipertensão arterial confirmada; problemas dermatológicos prolongados; mudança extrema de apetite (para mais ou para menos); taquicardia; tonturas frequentes; úlcera; impossibilidade de trabalhar; pesadelos; apatia; cansaço excessivo; irritabilidade; angústia; hipersensibilidade emotiva e perda do senso de humor.

O Estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: Crônico e agudo

Os principais sintomas são: o nervosismo, a ansiedade, a raiva, a depressão, a dor no estômago, nos músculos do pescoço e ombros e dores no peito quando o indivíduo está sob pressão.

O estresse pode ainda ser distinguido quanto à natureza dos agentes estressores. O estresse de monotonia é decorrente do baixo nível de estimulação do indivíduo, da demanda do ambiente ser inferior à capacidade de resposta. Já o estresse por sobrecarga decorre do nível de estimulação superior à capacidade de adaptação do indivíduo.

RECAPITULANDO INSTRUÇÕES: SEU OBJETIVO É CLASSIFICAR OS PERSONAGENS COM A FASE (ALERTA, RESISTÊNCIA, EXAUSTÃO). PARA ISSO VOCÊ DEVE LER A SUA CARACTERÍSTICA, E EM SEGUIDA ESCOLHER A CATEGORIA COM A QUAL O PERSONAGEM MAIS SE ASSEMELHA.

André é um importante executivo, está sempre viajando a trabalho, por isso passa muito tempo longe de casa. Depois dessas viagens sente fortes formigamentos nas suas extremidades. Quando chega em casa está tão cansado que só pensa em ir para cama, mas antes faz uma boa refeição, por isso e por ter abandonado os exercícios por falta de tempo, ganhou peso e está com pressão alta. r

Bia lida muito bem com problemas, na verdade adora resolvê-los, foi isso que influenciou na escolha de sua profissão, Bia é advogada. Tem muito sucesso em sua profissão, nos últimos meses, depois de uma promoção, está super agitada. Apesar de estar preocupada com as novas responsabilidades, não mudou muito seu jeito, tem sentido apenas a boca seca, por tomar muita água, ela acha que esta é a causa de sua diarreia. Não come muito depois disso, pois não quer passar vergonha no trabalho e está feliz porque perdeu alguns quilinhos. a

Rafael dá conta de tudo. Cuida financeiramente de sua família, ajuda a pagar os estudos da namorada e é ótimo no que faz. Costuma dizer que só tem dois problemas, os tiques engraçados que desenvolveu (na verdade nem percebia que tinha, até sua namorada lhe contar) e os pesadelos que tem tido. Rafa é gerente de TI e se apaixonou por uma colega de trabalho, mas não é correspondido e anda todo emotivo por isso, não consegue se concentrar mais, está até bebendo demais. Fica ansioso antes de ir pro trabalho e quando chega sente grande angústia e não vê a hora de sair de lá. Seu coração tem batido mais forte, até quando está longe, pena que essas preocupações lhe dão muita dor de cabeça e agora ele acha que até seus cabelos estão caindo. e

SÍNDROME DE BURNOUT

SINDROME DE BURNOUT Exaustão emocional e a Diminuição da realização profissional Despersonalização

Principal sintoma do Burnout: exaustão emocional. Sintomas Psicossomáticos; Sintomas emocionais; Sintomas defensivos.

Determinantes do burnout INDIVIDUAL e da personalidade. ORGANIZACIONAL: a estrutura física da organização, ruídos, barulhos, vibrações, aspecto ergonômico, a estrutura organizacional, excesso de trabalho, o apoio social que o trabalhador tem, turnos de trabalho, sobrecarga de trabalho.

SÍNDROME DE BURNOUT COMO TRATAR?

Nosso endereço: Rua Pe. João Crippa, 1853 Casa 02 - Centro Telefone: 3384-6174 e-mail: psy_clinic@hotmail.com Site: www.psyclinic.com.br