AVALIAÇÃO DE CURRÍCULOS E PROGRAMAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

BENCHMARKING.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
A ATIVIDADE DE PESQUISA
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Flávia Tavares Silva Elias
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Projeto de Intervenção
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Departamento do Ensino Secundário
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Gerenciamento da Integração
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Engenharia de Software
Abordagem por processos
Stufflebeam Carmen Macedo Helda Monteiro Socorro Martins Shirley Dias
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Avaliação Externa - processo
GESTÃO DE CONVÊNIOS – PLANEJAMENTO –.
A planificação e actividade planificadora
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Docência do Ensino Superior
Metodologia de Pesquisa
Avaliação de projectos sociais de intervenção
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Introdução à avaliação de programas Frances Stillman, EdD Institute for Global Tobacco Control Johns.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Prof.ª Chayane C. de Souza
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Como elaborar um projeto de pesquisa?
A ATIVIDADE DE PESQUISA: PESQUISAR O QUE É?
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
Princípios de gestão da qualidade
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Trabalho de Conclusão de Curso
Avaliação de Projetos Sociais
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
METODOLOGIA DA PESQUISA Material didático de suporte ao Professor Material didático de suporte ao Professor ELIANE MINERVINA DE CASTRO.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DE CURRÍCULOS E PROGRAMAS Olívia Matusse

Apresentação do Módulo

A avaliação de curriculos ou programas educacionais é necessária para identificar se as metas planificadas para um determinado curriculum ou programa foram ou não atingidas. Vários modelos tradicionais de avaliação de programas educacionais serão analisados e um desses modelos deverá ser escolhido pelo estudante para o processo de planificação da avaliação da sua tese de mestrado No fim, os estudantes prepararão uma proposta de avaliação para um programa ou problema da vida real.

O módulo concentrará a sua atenção em matérias e métodos de: avaliação de programas educacionais, o papel e os objectivos de uma avaliação, o papel do avaliador e assuntos éticos ligados à avaliação. Vai-se discutir a dicotomia da avaliação: a avaliação como uma actividade académica e a avaliação como um instrumento gerador de informação para a tomada de decisão pelos decisores. .

Objectivos: Apresentar e discutir diferentes estratégias e modelos de avaliação de um currículo e programas. Discutir a forma sistemática de aplicação dos passos envolvidos numa avaliação Analisar os diferentes contextos que circundam o processo de avaliação

Resultados Esperados: Conhecer diferentes métodos de avaliação de programas educacionais; Entender e aplicar o processo envolvido no design de uma avaliação; Examinar o papel do avaliador no processo de avaliação de programas; e Aplicar um dos modelos de avaliação no processo da tese de Mestrado.

Temas que serão Abordados: Papel e objectivos da avaliação (nas perspectivas dos modelos de Tyler; Stufflebeam; Stake e Scriven); Papel do avaliador (na perspectiva dos modelos acima); Planificação de uma avaliação (formativa e/ou sumativa); Modelos de avaliação (Tyler; Stufflebeam, Stake e Scriven) Ética na avaliação

CONCEITO DE AVALIAÇÃO

Avaliação: “Avaliação é o processo de recolha e uso da informação para tomar decisões sobre um programa educacional". Um dos tipos de decisão onde a avaliação é usada, é: no aperfeiçoamento de cursos, para decidir quais os materiais e métodos de ensino são satisfatórios e diagnosticar onde há necessidade de mudança (Messik,1980:61).

Avaliação é também uma investigação sistemática de mérito ou valor; A distinção entre mérito e valor relaciona-se com as qualidades intrínsecas (mérito) e extrínsecas (valor) do objecto (Scriven, 1990; 1995). Para Stufflebeam (1994; 1995), o mérito pode ser determinado pelo grau de conformidade com determinados padrões estabelecidos ou pela comparação entre avaliados; valor é determinado através da comparação do impacto ou resultado da avaliação do avaliado em relação a requisitos externos, relacionando-se com necessidades sociais e institucionais.

Em suma: Mérito – valor ou qualidades intrínsecas do objecto Valor – Valor do Mercado Mérito – permanece mais ou menos constante, quanto à variação de grau, devido à relativa estabilidade das características intrínsecas Valor - apresenta diferentes graus de variação devido à interacção das pessoas com o contexto Por isso, a ideia não é somente sujeitar-mo-nos ao valor do objecto no Mercado, mas também ao seu valor intrínseco, às qualidades intrínsecas, o mérito intrínseco do objecto.

É ainda um processo de recolha e análise de informação apropriada, válida, relevante e pertinente. A avaliação é sinónimo de uma investigação, pois é uma actividade política que se usa para orientar os decisores na tomada de decisões em suas deliberações ou acções. O uso do termo mérito ou valor implica julgamento de valor; portanto, ela é feita para determinar o valor de algo.

Ela ajuda a responder a questão sobre: Este programa ou actividade levam aos resultados pretendidos? É melhor em relação ao que era feito no passado? É melhor que do que outra actividade competitiva?

Quando avaliação é levada a efeito tendo em vista o aprimoramento de um curso, o objectivo principal é verificar os efeitos que o curso produz, que mudança este curso provoca nos alunos. Uma investigação válida, delineará os efeitos do curso, currículo ou programa. Vai ajudar a identificar aspectos do curso em que se faz sentir a necessidade de revisão; Ela deve ser usada para esclarecer como um curso produz seus efeitos e quais os parâmetros que afectam a sua eficiência e eficácia.

É importante que os estudos sobre a avaliação não se limitem a ser relatórios a cerca deste ou aquele curso, mas que de fato fornecem os elementos que ajudem a compreender melhor o processo de aprendizagem na educação.

Tipos/ Funções da Avaliação

Função Diagnóstica É feita antes do programa ou da actividade iniciar. É utilizada para fornecer aos que estão envolvidos no desenvolvimento e implementação dos programas e actividades, uma compreensão precisa do precisa ser realizado, quais os processos ou procedimentos serão utilizados e como o sucesso será determinado. Ela, tipicamente, inclui: a determinação de necessidades avaliação, Definição das características dos participantes e análise cuidada do contexto e informação de base.

Função Formativa Acontece durante um processo Visa: controlar, monitorar, acompanhar o processo todo. melhorar a qualidade de um produto ainda na sua fase de concepção. Requer um feedback contínuo. Em geral este tipo de avaliação é feita para ajudar o staff a melhorar algo que ele esteja a operar.

Função Somativa Normalmente acontece no final de um processo, Sua função é classificar; Ela visa provar a qualidade. “É conduzida para dar argumentos que suportem a tomada de decisão pelos decisores em relação à continuação ou o fim de um determinado projecto. A intenção directa não é de melhorar a qualidade do produto pela revelação de pontos fracos ou fortes, mas sim juntar informação que sustente a (não) interrupção de um determinado projecto” (Chevane, 2008).

Normalmente costuma ser avaliada por um avaliador externo como forma de obter objectividade e os resultados devem ser publicados. Função intrínseca Avalia a qualidade dos instrumentos, estrutura , metodologia, qualificação e atitudes do staff.

ASPECTOS A OBSERVAR NA AVALIAÇÃO

2. Praticabilidade 1. Validade 3. Eficácia A solução tem de ser internamente consistente e deve ser estruturada com conhecimentos actualizados e relevantes ao grupo alvo. 2. Praticabilidade A solução tem de ir ao encontro das necessidades e desejos do usuário. 3. Eficácia A solução tem de produzir os resultados esperados.

DIFERENÇA ENTRE AVALIAÇÃO E OUTRAS ACTIVIDADES

A investigação tem muito a ver com a avaliação; ambos investigam para obter novos conhecimentos, mas existem entre eles diferenças fundamentais, que se relacionam com: 1. A motivação do investigador Os investigadores estão interessados em obter conhecimento, os avaliadores em resolver problemas práticos. 2. O Objectivo da investigação A investigação procura conclusões, a avaliação leva a decisões.

3. As Leis e descrições A investigação clarifica a relação entre variáveis, a avaliação descreve coisas particulares em um único contexto. 4. O Papel da explanação A investigação busca explanações credíveis do fenómeno educacional, a avaliação procura determinar mérito ou valor. 5. A Autonomia do investigador A investigação é uma iniciativa autónoma, independente; a avaliação, no geral, é solicitada pelo cliente.

6. As Propriedades do fenómeno avaliado A investigação tem em vista um conhecimento específico, a avaliação lida com o valor da coisa. 7. A Generalização do fenómeno estudado A investigação centra-se nos conceitos que tendem a ser permanentes, aplicáveis e relevantes para inúmeros fins; a avaliação focaliza um fenómeno que é específico neste tempo, lugar e contexto. 8. Os Clientes identificáveis Os clientes da investigação raramente são identificados e levados em consideração, a avaliação é conduzida por uma audiência bem definida.

9. A Relevância do tempo A investigação pode vir a considerar os constragimentos do tempo; a avaliação está amarrada ao tempo; tem tempos específicos para começar, durar e terminar. 10. A Base disciplinar Abordagens multidisciplinares são desaconcelhados em investigação; normalmente os estudos seguem uma única abordagem ou perspectiva; a avaliação requer o uso de diferentes perspectivas e técnicas para responder a questões específicas. 11. A Preparação Em suma, a investigação e a avaliação diferem uma da outra em seus propósitos e utilidade.

Diferenças entre Avaliação e Investigação os avaliadores em resolver problemas práticos. interessados em obter conhecimento a avaliação leva a decisões. A investigação procura conclusões a avaliação descreve coisas particulares em um único contexto. A investigação clarifica a relação entre variáveis a avaliação procura determinar mérito ou valor. A investigação busca explanações credíveis do fenómeno educacional, a avaliação, no geral, é solicitada pelo cliente. A investigação é uma iniciativa autónoma, independente a avaliação é conduzida por uma audiência bem definida. Os clientes da investigação raramente são identificados a avaliação está amarrada ao tempo A investigação pode vir a considerar os constragimentos do tempo

Trabalho de Fim de Curso Capa e contra capa Índice geral Índice de abreviaturas Sumário executivo Consultar Manual da FACED Contendo o problema, metodologia e resultados/recomendações - não exceder duas páginas) Introdução Enquadramento Teórico Contexto de avaliação objectivos e objecto da avaliação Metodologia de Avaliação Modelo Utilizado; Metodologia; População e Amostra; Instrumentos de Recolha de Dados; Análise de Dados Meta Avaliação Resultados da avaliação Os dados recolhidos em tabelas gráficos Conclusões e Recomendações Referências Bibliográficas Anexos

Próxima Aula – 3 de Maio Apresentações dos grupos 1. Modelo de Tyler, 2. Modelo de Stufflebeam, 3. Modelo de Stake e 4. Modelo de Scriven. Responder às seguintes quastões: A) Em que consiste (Essência do Modelo) O que é avaliação para o autor e como se procede B) Objectivos da avaliação C) Instrumentos utilizados D) Outras informações importantes