Transtorno ou doença mental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRANSTORNOS MENTAIS ORGÂNICOS. TRANSTORNOS MENTAIS ORGÂNICOS.
Advertisements

NEUROSES E PSICOSES: DIFERENTENÇAS FUNDAMENTAIS
O Diagnóstico e Entrevista Diagnóstica
Epidemiologia das doenças transmissíveis e das não transmissíveis
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
EXAME DO ESTADO MENTAL - FUNÇÕES DO EGO
20ª JORNADA DA AMIMT EXERCÍCIO PROFISSIONAL
SITUAÇÕES POLÊMICAS EM ALCOOLISMO
Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
Trabalho de Ciências Nome:Anderson,Daniela,João L. e Letícia G.
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
O LOBO FRONTAL.
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
Classificação dos Transtornos Mentais
Transtornos mentais e incapacidade funcional
AGITAÇÃO PSICOMOTORA Karoline Senna Juliana Suzano Gabriela Vieira
Unidade de Neuropsicologia Clínica
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SÃO PAULO
Abordagem da Agitação psicomotora
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
MEDICINA EM EMERGÊNCIA DO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TRANSTORNOS DISSOCIATIVOS
FORMAÇÃO ESTAGIÁRIOS 21/08/2013.
Alexandre de Araújo Pereira
Transtornos de Adaptação
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
Funções Cognitivas e Envelhecimento
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
PROFESSORA: Luciana Monteiro DISCIPLINA : Psicopatologia
Professora Ms. Maísa M. Silva
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE
Transtornos Mentais Orgânicos
Dra. Samanta Ortegosa Calfat Psiquiatria Geral CAISM
TRANSTORNOS MENTAIS ORGÂNICOS
CASOS CLINICOS – NEUROLOGIA
Psicopatologia II – DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida
ESQUIZOFRENIA.
Delirium e Síndromes Orgânicas
MEMÓRIA.
AVALIACÃO NEUROLÓGICA HC UFG PROF. JEAN NAVES
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS CEFALÉIAS
Neurologia 2009 Leonardo José de M Araújo
Componentes dos Transtornos Mentais
Transtorno do ESTRESSe PóS-TRAUMáTICO
Depressão.
Transtornos Dissociativos
TÉCNICAS DE EXPLORAÇÃO E AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DIAGNÓSTICA.
ESQUIZOFRENIA.
Psicologia Revisão para prova 2º Bimestre. Questão 1 Transtornos mentais, também chamados de transtornos psiquiátricos ou psicológicos, produzem alterações.
Psicologia e o nexo causal
TRANSTORNO DISSOCIATIVO
Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Saúde Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência.
SÍNDROMES MENTAIS ORGÂNICAS
DELIRIUM Maria Otília Cerveira.
EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
MEDIUNIDADE na saúde mental CECC Rui Marta MEDIUNIDADE OU ESQUIZOFRENIA? FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Psicologia Clínica EXPERIÊNCIA/OCUPAÇÃO PROFISSIONAL.
Os principais campos e tipos da psicopatologia.
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Tratamento Fisioterapêutico Neurológico Ambulatorial
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Transtorno ou doença mental

A doença mental consiste, de forma empírica, num desequilíbrio psíquico que pode se manifestar através de diversos sinais e sintomas o que dificulta o desenvolvimento da vida habitual da pessoa.

Fatores de caráter diverso (biológico, psicológico e sociais) podem alterar o equilíbrio dinâmico que mantém as pessoas num estado relativo de saúde.

O aparecimento das doenças mentais está ligado, dependendo do modelo teórico que o analisa, a diferentes fatores segundo diferentes hipóteses.  

A prevalência dos transtornos mentais é variável quando considerado o sexo das pessoas por eles afetadas.

Doenças psiquiátricas Homem Mulher Neurose 5,7 17,2 Psicoses orgânicas 0,3 Psicoses funcionais 1,2 0,7 Transtornos de personalidade 2,3 2,6 Tóxico dependência 3,8 2,0 demências subnormalidade 1,9

A principal diferença entre doenças físicas e mentais é que estas podem ser caracterizadas pela perda do autodomínio, o que resulta muito ameaçador para a maioria doas pessoas, que as podem ver como perturbadoras e intoleráveis, levando a sua rejeição.

A maioria das investigações de campo indicam que entre 15% a 30% da população sofrem de algum transtorno psíquico. São números angustiantes que constituem um desafio para o serviço de saúde.

A esquizofrenia apresenta-se, em todas as suas variedades, em cerca de 8%; as psicoses afetivas entre 0,2% e 0,4%; os déficits intelectuais entre 2% e 4%; psicopatias entre 4% e 8% e os transtornos do comportamento em geral em torno de 10% da população.

Os transtornos mentais pertencem a três grupos principais: Os quadros de delirium As demências Os transtornos amnésticos

Delirium Síndrome de comportamento das funções cerebrais que engloba uma ampla gama de estágios, variando desde leve desorientação até grave perda de funções intelecto-cognitivas, de amedrontadas e leves desconfianças, inquietação e desassossego até o limite não responsivo de como vigil. Estas condições mentais podem ser desencadeadas por uma enorme variedade de situações debilitantes: cardiopatias, hipoxia, cetose diabética, uremia, infecções, salicilatos, digitalicos, abuso de álcool, hipnóticos, antidepressivos, vasodilatadores cerebrais, antivertiginosos, venenos, etc.

Demências A síndrome demencial caracteriza-se por deterioração global das funções mentais e diminuição das funções intelecto cognitivas, que é adquirida e secundária a causas orgânicas não especificas. O curso é geralmente crônico, com inicio insidioso, os sintomas nucleares são a deterioração intelectual, deficiência na memória recente, desorientação alo e auto psíquica que persistem na ausência de obnubilação de consciência.

Transtornos amnésticos os transtornos amnésticos ou distúrbios caracterizam-se pela diminuição significativa de atividades sócio familiares e laborativas em decorrência de um sintoma principal: a amnésia. Os transtornos amnésicos podem ser desencadeados por variada serie de agentes causais que não são mutuamente excludentes: Causas metabólicas: hipoglicemia, hipoxia, deficiência de tiamina (vitamina b12) Doenças neurológicas: eplepsia, convulsões (eletroconvulsoterapia), traumatismo craniano encefálico, tumores cerebrais, encefalite, esclerose múltipla, abuso de substâncias (álcool).

A duração do quadro amnèstico pode ser coincidente com a instalação do agente causal ou pode retroceder a períodos anteriores ao trauma. Se a duração do quadro é inferior a um mês a amnésia é dita transitória; quando a duração é maior, a amnésia é classificada como persistente. A medida que ocorre a recuperação, o paciente pode recobrar todas as suas “memórias” ou estas podem sofrer um processo de condensação (ou síntese) de modo a cobrir as falhas verificadas durante o período de duração do transtorno amnéstico.