ALTAS HABILIDADES E/OU SUPERDOTAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Advertisements

GÊNIO: são adultos que deram uma grande contribuição para a sociedade. Revolucionaram o seu tempo, na sua área. Ex: Einstein.
Porque ensinar Ciências na Escola?
Unidades de Ensino da Microsoft
Letramento: um tema em três gêneros
Competência – Comunicação Escrita
Matemática para todos Educação Básica
Relação Professor - aluno
Delinqüência e crianças superdotadas
Depressão e crianças superdotadas
PSICOLOGIA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Avaliação Psicomotora
O indivíduo criativo na empresa
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SUPERDOTAÇÃO ...serão considerados superdotados os educandos que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos: cap.intelectual,
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
O que significa afetividade/ afeto?...
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
DIVERSIDADE E VALORES:
OS TRÊS PORQUINHOS.
Pederneiras- São Paulo
Rotina na Alfabetização:
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Tipos.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Jogos em grupo na Educação Infantil
Conexão entre literatura infantil e matemática
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
O aluno elaborando conceitos
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Competências e Habilidades
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Desenvolvimento Humano UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) CURSO PSICOLOGIA ORGANIZAÇÃO: Chirley Reis Fernanda.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Planejamento da Rotina Semanal
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
E INCLUSÃO EDUCACIONAL. ÁREA: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO Alunos com Altas Habilidades/ Superdotação, são aqueles que apresentam notável desempenho.
Avaliação na Educação Infantil: algumas práticas
PEI – Programa Educacional Individualizado
CULTURA ORGANIZACIONAL
Por que o jornal na escola?
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Psicopatologia.
Estilos de Aprendizagem
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
Colégio Sergio Buarque de Holanda
O superdotado é uma criança como qualquer outra, mas há algo que o distingue: o talento. Todo talento deve ser estimulado, regado como se fosse uma planta.
Plano de AEE.
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Transcrição da apresentação:

ALTAS HABILIDADES E/OU SUPERDOTAÇÃO

John Nash

Eistein

Vincent Van Gogh

Ludwing van Beethoven

Issac Newton

Gênios com Esquizofrenia

Wolfgang Amadeus Mozart

Maria Callas

Marylin Monroe

Gênios Bipolares

Bruce Willis

Nelson Gonçalves

Machado de Assis

Gênios Gagos

DEFINIÇÃO BRASILEIRA São consideradas crianças portadoras de altas habilidades as que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:

Capacidade intelectual superior; Aptidão acadêmica específica; Pensamento criador ou produtivo; Capacidade de liderança; Talento especial para artes visuais, dramáticas e música; Capacidade psicomotora.

HABILIDADE INTELECTUAL GERAL: Curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidade de abstrair mais desenvolvida e atitude de Questionamento.

TALENTO ACADÊMICO: Desempenho excepcional na escola, saem-se muito bem em testes de conhecimento; alta habilidade Para as tarefas acadêmicas.

HABILIDADES DE PENSAMENTO CRIATIVO: Apresentam idéias originais e divergentes, habilidade para elaborar e desenvolver idéias originais; capacidade de perceber muitas formas diferentes de um determinado tópico.

LIDERANÇA: Emergem como os líderes sociais ou acadêmicos de um grupo; se destacam pelo uso do poder, autocontrole e habilidade em desenvolver uma interação produtiva com os demais.

ARTES VISUAIS E CÊNICAS: Habilidade superior para pintura, escultura, desenho, filmagem, dança, canto, teatro e para tocar instrumentos musicais.

HABILIDADES PSICOMOTORAS: Apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas e habilidades mecânicas.

PRIMEIROS SINAIS DO BEBÊ Atenção e memória de reconhecimento: sinais de vigilância e atenção longa; reconhece cedo seus cuidadores. Desenvolvimento físico precoce: sentam, engatinham e andam mais cedo.

Linguagem oral: falam cedo, progredindo com rapidez de uma palavra para sentenças completas. Preferência por novidades: entediam-se com arranjos visuais.

ESTILO DE APRENDIZAGEM: Aprendizagem com instrução mínima: pouca ajuda ou estímulo do adulto. Aprendem e pensam de modo diferente das outras crianças: desafio.

Curiosidade: perguntas profundas, persistem até encontrar a informação. Persistência e concentração quando interessadas em algo.

Altos níveis de energia, as vezes hiperatividade, menos horas de sono. Percepção metacognitiva: ciência das próprias estratégias.

Interesses obsessivos em áreas específicas.

CÓDIGOS INTERESSANTES Decifre as frases abaixo. Cada frase foi escrita com um tipo de código: A scriança sadora mcome rbombon. Sd escubr aque mfo iqu ecome u acaix atoda. Abo! Sa sairéf áj oãtse odnagehc! Uov redop rimrod o aid odot!

HABILIDADES RELACIONADAS À ESCOLA: Leitura: geralmente aos 4 anos ou antes, com instrução mínima. Fascinação por números e relações numéricas.

Memórias prodigiosas para informação verbal e matemática. Sobressaem em raciocínio lógico e abstrato.

Freqüentemente têm problemas com caligrafia: pensam mais rápido.

SEQÜÊNCIAS Você pode imaginar quais seriam as próximas letras das seqüências abaixo? Justifique. U,D,T,Q,C,S,S,__________________ J,F,M,A,M,J,J,A,_________________ D,S,T,Q,Q,______________________ D,Q,S,O,D,D,____________________

ASPECTOS SOCIAIS: Brincam freqüentemente sozinhas, poucas pessoas com quem partilhar interesses: podem se sentir diferentes das outras.

Preferem amigos mais velhos: mais próximos da idade mental.

TRAÇOS COMPORTAMENTAIS E SOCIAIS: Necessidade de definição própria; Capacidade de desenvolver interesse ou habilidades específicas; Interesse no convívio com pessoas de nível intelectual similar;

Resolução rápida de dificuldades pessoais; Aborrecimento fácil com a rotina; Busca de originalidade e autenticidade;

Capacidade de redefinição e de extrapolação; Espírito crítico, capacidade de análise e síntese; Comportamento irrequieto, perturbador, inoportuno;

Descuido na escrita, deficiência na ortografia; Impaciência com detalhes e com aprendizagem que requer treinamento; Descuido no completar ou entregar tarefas quando desinteressado;

Desejo pelo aperfeiçoamento pessoal; Não aceitação de imperfeição no trabalho; Rejeição de autoridade excessiva;

Fraco interesse por regulamentos e normas; Senso de humor muito desenvolvido; Auto-exigência;

Persistência em satisfazer interesses; Sensibilidade às injustiças, tanto em nível pessoal como social; Gosto pela investigação e pela proposição de muitas perguntas.

JOSEPH RENZULLI O comportamento de superdotação consiste de comportamentos que refletem uma interação entre três conjuntos básicos de traços:

Habilidade acima da média; Envolvimento com a tarefa; Criatividade.

O que faz a superdotação: CRIATIVIDADE MOTIVAÇÃO HABILIDADE A CIMA DA MÉDIA

Concepção de superdotação no modelo dos três anéis: Nenhum dos três anéis, sozinho, “faz a superdotação”; É necessário uma interação entre os anéis para uma realização criativa/produtiva;

Cada um dos anéis desempenha um papel próprio na demonstração dos comportamentos de superdotação; Habilidade acima da média, não necessariamente superior;

Criatividade e envolvimento com a tarefa; Os três anéis não necessitam ser de iguais tamanho.

Habilidade acima da média: Traços consistentemente superiores e/ou diferenciados em relação a uma média. Precocidade; Processos autoreguladores do pensamento; Vocabulário rico; Senso crítico; Sensibilidade; Senso de humor; Facilidade para entender princípios gerais; Contradição entre maturidade cognitiva e a sócioafetiva.

Comprometimento com a tarefa: São os comportamentos que demonstram expressivo interesse, motivação e empenho pessoal em tarefas de diferentes áreas. Persistência; Curiosidade; Rejeita respostas ou avaliações superficiais; Relação imediata entre o conhecimento anterior e o atual; Interesses diferenciados para sua idade; Habilidade para organizar, planejar e executar uma tarefa; Atitude interrogativa e inquisitiva.

Criatividade: Facilidade para propor muitas idéias; É o processo que resulta num produto novo, aceito como útil ou satisfatório por um significativo número de pessoas. Facilidade para propor muitas idéias; Grande imaginação e fantasia; Forma original para resolver os problemas; Produções originais; Capacidade para produzir diferentes categorias de respostas; Grande quantidade de detalhes em uma idéia; Processo de decisão, julgamento e seleção de uma idéia.

TIPOS DE TALENTO: Talento Acadêmico; Talento criativo-produtivo.

“POOL” DOS TALENTOS: Nomeação por textos; Auto-nomeação; Nomeação dos Pais; Nomeação dos Professores; Nomeação dos colegas.

TIPOS DE PROGRAMAS: Aceleração; Enriquecimento; Sala de recursos; Segregação.

CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR: Criar um ambiente afetivo, democrático e de aceitação; Respeitar a auto-imagem de cada um e reforçar as positivas; Respeitar a individualidade e a integridade de cada aluno;

Ter habilidade em levar os jovens a realizações de sucesso; Não-conformista, inovador, busca novas soluções; Trabalha em parceria com outros colegas, pais, alunos e comunidade;

Adapta-se bem em novos ambientes; Tem conhecimento sobre uma ampla variedade de tópicos; É hábil no desenvolvimento de tópicos do currículo flexível, significativo e adaptado às diferenças individuais do aluno.

CORES DO NOSSO MUNDO Muitas palavras, frases e expressões em nossa língua incluem cores. Para cada uma das definições abaixo, associe palavras ou frases que lembre uma cor: Reis, rainhas e nobres: sangue azul Posição mais alta no judô:_______ Os índios:__________ Piada de mau-gosto:_______

O cérebro:_______________ Casa do Presidente dos EUA:_________ Uma doença tropical:__________

CRENÇAS E MITOS SOBRE ALTAS HABILIDADES: Altas Habilidades é sinônimo de genialidade; Altas Habilidades ocorre sem estimulação; O indivíduo não deve saber que é Portador de Altas Habilidades; A família não deve ser comunicada que um dos seus membros é Portador de Altas Habilidades;

O Portador de Altas Habilidades terá sempre bom rendimento escolar; Altas Habilidades é um fenômeno raro em, nossa população; É impossível desenvolver ou reprimir o talento;

Crianças Portadoras de Altas Habilidades amam a escola, têm boas notas e participam das atividades com entusiasmo; Professores adoram ter alunos Portadores de Altas Habilidades na sala de aula; Os Portadores de Altas habilidades vêm de famílias de classe média ou alta;

Todos os Portadores de Altas Habilidades têm problemas de se ajustarem à escola e fazer amigos; Altas Habilidades são igualmente maduros em todas as áreas: acadêmica, física, social e emocional.

HISTÓRIAS E PROBLEMAS Era hora do lanche. A mulher pegou o açucareiro e colocou uma colher de açúcar dentro da xícara. No entanto, o açúcar não ficou molhado. Por quê?

2. Em um horrendo dia de chuva, um homem saiu apressado para o trabalho. Ele havia esquecido seu guarda-chuva em casa. Ele não usava chapéu, e não tinha nenhuma proteção para sua cabeça. Num instante toda a sua roupa estava molhada. Os seus sapatos ficaram alagados! No entanto, o seu cabelo não se molhou. Como isso é possível?

ELE(A) É UM ADOLESCENTE. NÃO ESQUEÇA: ELE(A) É UMA CRIANÇA. ELE(A) É UM ADOLESCENTE.

Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo. Mario Sergio Cortella