Pensamento e linguagem

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Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Pensamento e linguagem Lev Semenovitch Vigotsky

CAPÍTULO 1 - O PROBLEMA E A ABORDAGEM PENSAMENTO X LINGUAGEM A psicologia, até então, não abordava as inter-relações de seus objetos de pesquisa, estudava-os de modo isolado apenas apontando conexões aleatórias entre algumas funções, tais como : Percepção x atenção Atenção x memória Memória x pensamento PENSAMENTO X LINGUAGEM

A ABORDAGEM Vigotsky aponta uma relação INTRÍNSECA e INTERDEPENDENTE entre pensamento e linguagem afirmando que : A transmissão racional e intencional de experiências e de pensamentos exige um sistema mediador : a linguagem A palavra é uma unidade que funde o som e o significado - Som -> elemento fonético da linguagem Significado -> permite a compreensão Propõe a análise em unidades : estudo simultâneo do pensamento e da linguagem considerando-as como funções dependentes.

CAPÍTULO 2 : A TEORIA DE PIAGET SOBRE A LINGUAGEM E O PENSAMENTO DAS CRIANÇAS Piaget tinha uma orientação evolucionista e foi o precursor dos estudos sistemáticos da percepção e da lógica infantis. Sua pesquisa é empírica, apoiada em conceitos da psicanálise e do desenvolvimento genético. Segundo Piaget o pensamento humano se divide em três etapas: Autístico : forma mais primitiva, que é individual e incomunicável através da linguagem oral ou escrita, sendo suas idéias advindas da ilusão e da imaginação podendo ser transmitidas através de imagens ou símbolos. Egocêntrico : pensamento individual intermediário entre autístico e orientado, tem como principal função a satisfação das necessidades pessoais mesclada à algumas orientações e limitações da realidade. Orientado : pensamento consciente e inteligente,que pode ser comunicado através da linguagem oral e escrita. É adaptado à realidade e lida com fatos.

Piaget : parte do pensamento individual ( egocêntrico) para o socializado ( orientado). pensamento infantil é predominantemente egocêntrico discurso egocêntrico não influencia o comportamento ou as ações o discurso egocêntrico desaparece ( 7 ou 8 anos ) dando lugar ao discurso socializado Vigotsky : parte do pensamento socializado para o individual o discurso egocêntrico afeta e influencia as ações o discurso egocêntrico não desaparece : transforma-se em discurso interior

Vigotsky aponta dois pontos na teoria de Piaget que considera serem equivocados : Piaget afirma que o sincretismo ( mistura desordenada de diferentes idéias e conceitos ) é uma característica peculiar do pensamento infantil que tem ênfase na fase pré-operatória de seu desenvolvimento ( de 2 à 7 anos de idade). Vigotsky afirma que a criança não se utiliza do sincretismo em qualquer circunstância, mas somente recorre à ele quando se trata de objetos sobre os quais ela não tem nenhum conhecimento ou pouca familiaridade. Para Vigostky descobertas de Piaget não se aplicam às crianças em geral, mas somente àquelas submetidas ao meio social e às condições educacionais em que suas pesquisas foram realizadas, pois o caráter mais egocêntrico ou mais socializado da fala da criança depende diretamente do meio em que está inserida e do tipo de educação a que tem acesso.

CAPÍTULO 3 : A TEORIA DE STERN SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM Stern tem uma orientação idealista e sua teoria é anti-genética. A linguagem possui 3 raízes/tendências diferentes: expressiva, social/comunicativa e intencional. Tendência intencional: surgimento espontâneo especificamente humana direciona-se para a expressão e compreensão do sentido ou significado é resultado de um processo do pensamento. Stern crê que por volta de um ano e meio ou dois anos de idade a criança descobre que cada objeto tem um símbolo permanente, que cada coisa tem seu significado.

Para Vigotsky : intencionalidade da fala tem uma raiz genética e é resultado de um processo evolutivo das primeiras palavras pronunciadas somadas ao gestos de apontar objetos. a criança não desenvolve subitamente aos 2 anos de idade a capacidade de compreender e apreender a relação entre signo e significado, tal desenvolvimento ocorre de modo contínuo e gradual.

CAPÍTULO 4 : AS RAÍZES GENÉTICAS DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM Pensamento e linguagem têm raízes diferentes – as primeiras palavras de uma criança são puramente emocionais Inicialmente o pensamento é não-verbal e a linguagem é não-intelectual Mais tarde a criança passa a reconhecer que determinadas palavras referem-se à certos objetos, ações e desejos, e então sua linguagem que era afetiva-conativa passa a ser intelectual ( racional). A fusão entre pensamento e linguagem é chamada de pensamento verbal O pensamento verbal não é inato, é determinado pelo processo sócio-cultural.

CAPÍTULO 5 : GÊNESE E ESTUDO EXPERIMENTAL DA FORMAÇÃO DOS CONCEITOS o pensamento completamente desenvolvido é aquele capaz de criar conceitos a FUNÇÃO SENSORIAL e a PALAVRA são indispensáveis na formação de um conceito. Os processos que levam à formação de conceitos têm duas trajetórias principais:

As formações por complexo podem se manifestar de 5 maneiras: 1) Formação de complexos : a criança agrupa objetos por “ famílias” As formações por complexo podem se manifestar de 5 maneiras: Associativo : semelhança -> objetos diferentes porém com mesma cor, mesma forma , etc (ex.: bola vermelha -> bolsa vermelha ...) Coleção:contraste e complementaridade -> objetos iguais porém com cores diferentes, formas diferentes, etc .(ex.:cubo azul, cubo rosa) Cadeia : os critérios mudam de acordo com o que chamar mais a atenção da criança . ( ex.: TRIÂNGULO amarelo -> triângulo vermelho -> triângulo AZUL -> esfera azul -> retângulo azul -> QUADRADO azul -> quadrado preto... ) Difuso : impressão de semelhança -> indefinidos e ilimitados ( ex.: triângulos -> trapézios -> quadrados ... Os trapézios PARECEM ser triângulos com os vértices cortados... Os quadrados PARECEM ser trapézios ...) Pseudo- conceitos : é o elo de ligação entre o pensamento por complexos e o pensamento por conceitos : a criança começa a se apropriar dos significados das palavras

A formação por complexos é o que faz com que uma mesma palavra tenha significados diferentes e até mesmo opostos desde que haja algum nexo associativo entre os significados . Por exemplo, a criança pode usar a palavra “amanhã” querendo se referir à “hoje”, “ ontem” ou “ amanhã”, e se confunde pois todas fazem parte de uma mesma “família”: referem-se ao tempo. 2) Formação de conceitos potenciais : resulta do isolamento dos elementos antes agrupados, sendo o critério desse isolamento as semelhanças perceptivas sensoriais ou a semelhança de significados

CAPÍTULO 6 : O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NA INFÂNCIA O desenvolvimento dos conceitos – significados das palavras – pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais tais como : atenção, memória , lógica, capacidade de comparar e diferenciar. Os conceitos quotidianos/espontâneos são centrados no objeto (irmão) e SÃO DIFERENTES dos conceitos científicos , que se formam num ato de pensamento (exploração) A cada nível etário a criança tem um grau de abstração de generalidade ( planta – flor – rosa ). Dessa forma os conceitos passam a ter significados de forma hierarquizada.

INSTRUÇÃO X DESENVOLVIMENTO A inter-relação entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos remete-se à relação entre a instrução escolar e o desenvolvimento mental da criança : INSTRUÇÃO X DESENVOLVIMENTO As funções necessárias para a aprendizagem nunca se encontram maduras quando o ensino começa - há um contínuo desenvolvimento psicológico que desabrocha com o início dos ensinamentos. O ensino precede o desenvolvimento As disciplinas escolares facilitam cada uma a aprendizagem das outras : as funções psicológicas por elas estimuladas desenvolvem-se num único processo. Com a cooperação de adultos a criança pode explorar um potencial ainda não desenvolvido de sua inteligência : a Zona de Desenvolvimento Proximal ( ZDP) permite que se faça uma projeção da evolução intelectual da criança.

CAPÍTULO 7 – PENSAMENTO E LINGUAGEM A unidade do pensamento verbal está no significado da palavra Cada significado se remete à um conceito O significado é um ato de pensamento consciente O significado das palavras se desenvolve – a forma como a realidade é generalizada e refletida numa palavra se altera durante a infância Dois aspectos da linguagem : Interno : significante, semântico -> progride do todo para a parte (complexo significante -> unidades semânticas -> significado único de cada palavra ) Externo : fonético -> progride da parte para o todo ( palavra -> frase simples – frase complexa -> discurso coerente )

DISCURSO INTERIOR X DISCURSO EXTERIOR desenvolvimento do discurso egocêntrico volta-se para o pensamento permite a compreensão, a consciência do significado ajuda a solucionar problemas e dominar idéias mais complexas predominância do sentido sobre o significado , da frase sobre a palavra e do contexto sobre a frase Exterior : materialização e objetivização do pensamento em palavra transição do significado para o som abrange o discurso oral e escrito

Discurso oral : Pressupõe que o interlocutor compartilhe o conhecimento do assunto conversado ( compatibilidade de pensamentos) É constituído por respostas e réplicas : é uma cadeia de reações Admite abreviações e simplificações Discurso escrito : O interlocutor não está presente e por isso exige um maior número de palavras para conseguir expressar o pensamento desejado As palavras devem ser associadas a símbolos alfabéticos ( imagens de palavras ) Exige intelectualização e consciência dos significados

Pensamento x linguagem : Para finalizar ... Pensamento x linguagem : O pensamento é gerado por nossos desejos, necessidades, interesses e emoções O pensamento passa primeiro pelos significados e depois transforma-se em palavras As idéias são condensadas num único pensamento mas a expressão do pensamento se dá por meio de várias palavras separadas ( o pensamento é uma nuvem que faz cair uma chuva de palavras )