ASSOCIAÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: SISTEMAS DE ACCOUNTABILITY.
APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
Partidas Dobradas Contabilidade Necessária
Auditoria no Terceiro Setor
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
ORGANIZAÇÃO RURAL.
Secretaria de Finanças
Curso Técnico e Manutenção e Suporte em Informática
PLP 591/2010 – Alteração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Alterações propostas à Lei Geral da MPE LC 123/2006 (PLP.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
CAPTAÇÃO DE RECURSOS.
REGULATÓRIO CERTIFICAÇÕES E ISENÇÕES
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Parceria com o Poder Público A referência ao Terceiro Setor automaticamente nos remete à forma como o poder público e a sociedade interagem. É praxe o.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Esclarecimentos sobre Atendimento a Famílias Organizadas em Associações ou Cooperativas Habitacionais PROGRAMA PARCERIA COM ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS.
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Constituição e Funcionamento de Cooperativas
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Processo de Transição de uma Ltda para uma SA de capital fechado
Cadastro de Proponentes
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
Estatuto Social. Pessoa jurídica de direito privado. Sem fins lucrativos. Constituída em Assembleia Geral de 29 de março de 2010, pelas patrocinadoras.
REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES:
Os Novos Marcos Regulatórios
Como solicitar a certificação
FEDERAÇÃO DOS ZOOTECNISTAS UM PROJETO NACIONAL DOS SINDICATOS DOS ZOOTECNISTAS P OR : R OMEU F. N ARDON.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS Instrutora: Angélica
Crédito, Cadastro e Cobrança.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Abertura de Empresa de Sociedade Limitada
ORGANIZAÇÃO SOCIAL Pessoas Jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos\ ONGs OCIPs- Organização da sociedade Civil de Interesse Público – Lei 9.709/99.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
CONSELHO FISCAL DR. JALES BENEVIDES SANTANA FILHO COORDENADOR.
EVOLUÇÃO SOCIAL ASSOCIAÇÕES SINDICATOS COOPERATIVAS Paulo Luis Crocomo.
Micro Empreendedor Individual
COOPERATIVAS PASSOS PARA A CONSTITUIÇÃO 01 - Vontade do grupo; O grupo realmente quer constituir uma cooperativa ? 02 - Escolha/formação de comissão.
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagens Departamento de Comunicação Social Habilitações Jornalismo, Rádio e TV e Publicidade e Propaganda.
CONDOMÍNIO RURAL Sociedade civil de fins não econômicos com o objetivo de promover a exploração em comum de serviços, permitindo maior racionalização no.
Lucineide de Ávila Viana Grazyana Fernandes.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO III MÓDULO III MÓDULO III MÓDULO III Avançar.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO V MÓDULO V MÓDULO V MÓDULO V Avançar.
C.E.B.A.S Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MÓDULO I – CONSTRUÇÃO DA MÓDULO I – CONSTRUÇÃO.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO VI I - MÓDULO VI I - MÓDULO VI I - MÓDULO VI I - Avançar.
Formulário de Inscrição
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
COOPERATIVISMO. Cooperativa Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - VIII MÓDULO - VIII MÓDULO - VIII MÓDULO - VIII Avançar.
Entidade Sem Fins Lucrativos
CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA
Apontamentos Jurídicos Orientação às Instituições Espíritas.
ANALISE COMERCIAL MT: Ligações novas em MT e aumento de carga, de baixa para média. Documentos necessários para Análise Comercial MT site de Projetos Particulares.
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
1) ENTIDADES PROFISSIONAIS a ) Sociedades e associações profissionais: São associações civis sem fins lucrativos; Regem-se por estatuto registrado em.
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
Rodrigo Mendes Pereira FÓRUM CÁRITAS DO TERCEIRO SETOR – 8º Encontro - 02/12/2011 PLANO DE AÇÃO -Parâmetros da Resolução CNAS 16.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
DESINCOMPATIBILIZAÇÃO DOS DIRIGENTES SINDICAIS PANORAMA BÁSICO ELEIÇÃO 2012.
Sempre é tempo de aprender!
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
Transcrição da apresentação:

ASSOCIAÇÕES

ASSOCIAÇÕES As associações são organizações que têm por finalidade a promoção de assistência social, cultural, representação política, defesa de interesses de classe, filantropia.

ASSOCIAÇÕES Associações são Pessoas Jurídicas, formadas pela união de grupos que se organizam para a realização de atividades não-econômicas, ou seja, sem fins lucrativos.

ASSOCIAÇÕES Nessas entidades, o fator preponderante são as pessoas que as compõem. São entidades de direito privado. A legislação não estabelece um número mínimo para se organizar uma associação, em princípio bastariam duas pessoas. Na prática, porém, esse número mínimo seria de dez pessoas, pois é o quantitativo necessário para preencher os cargos do Conselho de Administração e Conselho Fiscal que o Novo Código Civil exige que sejam formados.

ETAPAS DO PROCESSO PARA FORMAR UMA ASSOCIAÇÃO : 1 - Reunir pessoas com objetivos comuns; 2 - Reunir o grupo para um processo de sensibilização e análise do processo de criação da associação; 3 - Elaborar e discutir o projeto de Estatuto Social; 4 - Fazer a convocação, por edital, da assembleia geral para a sua criação; 5 - Realizar a assembleia geral para a criação da Associação; 6 - Antes de iniciar os trabalhos, eleger a mesa diretora da assembleia geral; ela será constituída por membros presentes, tendo um presidente e um secretário; 7 - Após a abertura da assembleia, ler o projeto de Estatuto Social e colocá-lo em discussão entre os presentes para possíveis modificações e aprovação; 8 - Concluída a assembleia geral, é preciso lavrar a ata, que relata todos os fatos ocorridos, em livro próprio. O documento deve ser assinado por todos os presentes.

ASSOCIAÇÕES: IMPORTANTE!!! Não existe remuneração para seus dirigentes nem distribuição de sobras entre seus associados. O que as mantêm são as contribuições dos sócios ou a cobrança pelos serviços prestados; contratos e acordos firmados; doações etc. As associações possuem algumas vantagens que compensam grupos que querem se organizar, mesmo para comercializar produtos: o gerenciamento é mais simples e o custo de registro é menor. Contudo, se o objetivo for econômico, não é a organização mais adequada. O patrimônio é formado por taxa paga pelos associados, doações, fundos e reservas. O fato da associação não possuir capital social dificulta a obtenção de financiamento junto às instituições financeiras.

Documentação para abrir uma associação 1.Registrar o Estatuto Social e Ata da Assembleia de Constituição em Cartório de Pessoas Jurídicas, em nome da empresa; 2.Inscrição na Receita Federal - CNPJ; 3.Inscrição na Receita Estadual - Inscrição Estadual (se for caso) 4.Inscrição no INSS (idem) 5.Registrar na prefeitura municipal o Alvará de Licença e Funcionamento. Atenção: A Inscrição Estadual e a Inscrição no INSS são necessárias somente às associações que pretendem praticar atos comerciais.