Especialização Lato Sensu em Gestão Participativa em Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Maio / 2006.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Encontro de Gestores da Inspetoria Salesiana de São Paulo
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Utilização de Ferramentas Livres em um Curso de Visão Computacional
Avaliação Institucional
AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE Rafaela de Oliveira Koike Iniciação Científica.
Curso: Docência do Ensino Superior
Curso de Docência Universitária
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
A Importância da Educação Continuada
Profª. Cejana M. Borges Fonte: Profª. Dra Adriana Leonidas
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Planejamento Vamos recordar... Prof. Luciene Santoro.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Fundamentos de Metodologia
Fundamentos de Metodologia
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
 Introdução a gestão de projetos. Área de conhecimento de projeto. Contexto da Gestão de Projetos. Principais processos da gestão de projetos. Gestão.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
PEDAGOGO “A PROFISSÃO DE EDUCADOR” PROF. DANIEL AMRTINS.
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Professora Patrícia Assunção dos Santos Barreto, Especialista em Gestão Empresarial (CEAP-2005), Licenciatura Plena em Pedagogia (UNIFAP-2005) e Bacharelado.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I PROFESSORA: ANDRÉA ALVES de ABREU.
TÉCNICAS ATIVAS DE ENSINO
Pauta de reunião pedagógica em 9/5/08.
 Introdução a gestão de projetos. Área de conhecimento de projeto. Contexto da Gestão de Projetos. Principais processos da gestão de projetos. Gestão.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Procedimentos de Ensino
SAE - Sistema de Administração Escolar 1/14
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
Vivência Profissional em Logística
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
O Currículo Modelado pelos professores
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
 Empresa  Empresário  Empreendedor;  Plano de Negócios;  Planejamento Estratégico;  Gerenciamento de Recursos Empresariais.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Introdução ao Serviço Social
Universidade Salgado de Oliveira Curso:Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Professora:Ana Paula Diniz Arruda.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Autores: Elenice P. Juliani Engel Volmar Madeira Gildo Volpato
Professor Dr. Renato Vaz
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

Especialização Lato Sensu em Gestão Participativa em Educação UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO Instituição Salesiana de Ensino Superior Métodos e Técnicas Pedagógicas Especialização Lato Sensu em Gestão Participativa em Educação Glacimara Maria Inês Marluci Valdirene Disciplina ministrada por Heitor Romero Marques Metodologia do Ensino Superior

Método Pedagógico São os papéis e a postura assumida pelo professor e alunos, durante a situação de ensino Técnica Pedagógica Como será desempenhado os papéis e a postura do professor e dos alunos.

Método inovador Técnica :”Brain Storming” (explosão de ideias) Etapas de aplicação: Aquecimento; Apresentação do problema; Listagem de soluções; Seleção; Proposta de experimentação das soluções

Método ativo-dirigido Técnica: Exploração de ideias. Etapas de aplicação e controle do tempo. Apresentação do problema pelo professor; Debate entre professores e alunos; Debate interno dentro de cada grupo; e Síntese/conclusão/estabelecimento de um novo problema.

Método ativo-dirigido Técnica: ITA (instrução, treinamento e aplicação) Etapas de aplicação da técnica I – instrução rápida sobre a importância da habilidade para o desempenho profissional T – execução pelo professor e observação pelo treinando (aluno), execução pelo treinado(aluno) e orientação pelo professor; A – execução pelo treinando(aluno) e avaliação pelo professor

Método ativo - participativo Ténica: trabalho em grupo dramatização; Etapas da aplicação da técnica: Aquecimento; Proposição da atividade; Discussão em grupo; Encenação; Discussão geral; e Síntese e conclusões.

Método diretivo-teórico Técnica: Expositiva /demonstrativa Etapas de aplicação: Introdução do tema; Desenvolvimento do tema com avaliações parciais; e 3. Revisão/síntese/conclusão

Ilustrando aulas