Descobrindo o profissional de Pedagogia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNICAMP
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
Universidade Federal de Pernambuco
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
dos professores e funcionários do Ensino Fundamental II do Preve
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Mais detalhes do SAI: RESULTADOS SAI Mais detalhes do SAI:
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF - GARÇA/SP
Planejamento e 7 de março de 2014.
CIL- Comissão Interunidades de Licenciaturas - USP Presidente: Prof. Dr. Paulo Takeo Sano Vice-Presidente: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi.
O Grupo PET/FEF - Unicamp PET – Programa de Educação Tutorial O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa governamental nacional,subsidiado.
“A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida “ “A Biologia.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Política Educacional Brasileira
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INLUSIVA
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
O papel do Estagio na Formação de Professores
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
Concepções em Educação Matemática
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

Descobrindo o profissional de Pedagogia Por Grupo PET/FEF-Unicamp 2012

O que é Pedagogia? “É a área que estuda a teoria e a prática da Educação e trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais” Guia do Estudante

Vestibular Concorrência (Candidato/Vaga) Ano/ Período Integral Noturno 2013 6,5 6,9 2012 4,4 7,8 2011 6,o 7,9 2010 4,7 8,2 2009 5,4 8,8 2008 6,3 13,9

O que estuda? Disciplinas obrigatórias: Psicologia , Didática, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, História da Educação, Antropologia, Política Educacional e disciplinas que tratam das áreas do currículo escolar – português, matemática, geografia, história, ciências Estágios: Ensino Fundamental, Educação Infantil e Gestão Escolar Trabalho de Conclusão de Curso: É uma monografia e possibilita uma rica oportunidade de se envolver com campo da investigação científica.

Integral X Noturno Tempo de conclusão Integral- 4 anos Noturno- 5 anos Tempo máximo de conclusão Integral- 7 anos Noturno- 9 anos

Dia a dia do Universitário Aulas Alimentação Moradia/ Pensionato/ Kitnet Transporte Estágio Iniciação Científica

Semana da Calourada Recepção dos calouros. Apresentação do curso e da faculdade Integração entre os estudantes

Semana da Educação Evento anual Organizado pelos estudantes da Faculdade de Educação Aberto a todas as pessoas interessadas em saber mais sobre Educação

Linhas de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Área do Ensino de Ciências e Matemática Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente História, Filosofia e Linguagem na Construção do Conhecimento em Ciências da Natureza e Matemática e no seu ensino Educação e Trabalho Politicas Públicas e Educação Desenvolvimento Humano Planejamento e Gestão Educacional

Linhas de Pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia Filosofia e Educação Ensino Superior Ensino e Formação do Professor História, Sociedade e Educação Movimentos Sociais e Educação Não Formal Sociedade, Cultura e Educação Educação Matemática

Bolsas de Estudo Iniciação científica (Pibic/Fapesp) Intercâmbio Auxílio SAE (transporte, alimentação, social, moradia) Programa de Educação Tutorial - PET Programa de Apoio Didático – PAD Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

Áreas de atuação Magistério na Educação Infantil, Magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental Ministrar disciplinas pedagógicas em cursos de Nível Médio. Gestão pedagógica e educacional.

Novas áreas de atuação Pedagogia hospitalar Assessoria pedagógica em museus, jornais, editoras, agências de publicidade, revistas.

Profissional de Destaque Paulo Freire- Educador brasileiro

Reconhecimento internacional: Escultura em Estocolmo, Suécia. Paulo Freire (segundo da esquerda para a direita) aparece ao lado de outras seis personalidades internacionais, entre elas Pablo Neruda e Mao Tsé-Tung.

Sites FE- http://www.fe.unicamp.br/ Unicamp – www.unicamp.br Comvest – www.comvest.unicamp.br DAC – www.dac.unicamp.br PET – www.petfefunicamp.blogspot.com Trote da Cidadania – www.tciunicamp.institucional.ws UPA – www.upa.unicamp.br