Memória e Envelhecimento

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Transcrição da apresentação:

Memória e Envelhecimento Maria Arminda Bezerra Ferragut

Memória É a capacidade de registrar, estocar, reter e evocar uma experiência; Envolve várias estruturas, é multimodal; Organização da Memória Aquisição Estocagem Recordação

Memória - Histórico Até a metade do século XX – estudiosos duvidavam que a memória pudesse ter localização cerebral específica, independente da atenção, linguagem e percepção; Wilder Penfield – Estimulação elétrica produzia resposta experencial ou retrospecção – descrição de uma recordação coerente de uma experiência anterior; HM – Remoção de partes dos lobos temporais; Após a cirurgia HM perdeu a capacidade de formar memórias de longo prazo, mas conservava as memórias de eventos de sua vida.

Memória - Histórico O que faltava a HM era a capacidade de transferir a maior parte dos aprendizados da memória de curto prazo para a memória de longo prazo; Deficiência em sua orientação espacial - quando se mudou para nova casa levou cerca de um ano para aprender a andar por ela. No entanto, HM era capaz de aprender novas habilidades motoras por ex. Aprendeu a desenhar o contorno de uma estrela, enquanto olhava a sua mão e a estrela por meio de um espelho;

Tipos de Memória Relacionados à seqüência temporal 1890 - William James: Memória primária e secundária Atualmente Memória Explícita Memória Implícita Memória Operacional.

Memória Explícita Squire (1993) Mecanismos de evocação Dependem de uma reflexão consciente Podem relacionar-se a registros autobiográficos (memória episódica), Ou a informações que se refiram ao conhecimento que o sujeito tem do mundo, dos fatos, das palavras (memória semântica).

Memória Implícita Não exige recordação deliberada; Tem qualidade automática e reflexiva e sua formação e recordação são independentes de tomar ou não tomar conhecimento; Se acumula lentamente no curso de repetições; Memórias implícitas - habilidades perceptivas e habilidades motoras – São subcorticais.

exige seqüência de movimentos Lobo mesial-temporal/diencéfalo MEMÓRIA DE LONGO PRAZO EXPLÍCITA IMPLÍCITA Pré-ativação Procedi-mento Condicio-namento Episódica Semântica é motora e exige seqüência de movimentos (priming) de resps. emocio-nais de musc. esque-lética Lobo mesial-temporal/diencéfalo Estriado Amígdala Cerebelo Neocórtex (andar de bicicleta)

Envelhecimento O envelhecimento da população é um fenômeno mundial e tem conseqüências diretas na população; Os idosos que representavam 3,2% da população em 1900 e 4,7% em 1960 poderão atingir 13,8% em 2025; Uma das principais conseqüências do aumento dessa população é o aumento das demências;

Demências A demência é uma síndrome que apresenta três características principais: Prejuízos de memória; Problemas de comportamento (agitação, insônia, choro fácil, comportamentos inadequados.); Perda das habilidades adquiridas pela vida (dirigir, vestir a roupa, gerenciar vida financeira, cozinhar, perder-se na rua...).

Demências Tipo Alzheimer; Demência vascular; Demência com corpos de Levy; Demência fronto - temporal; Doença de Creutzfeldt – Jakob; Demência de Parkinson.

Comprometimento Cognitivo Leve 1 Comprometimento subjetivo de memória, preferencialmente confirmado por um informante; 2 Comprometimento objetivo de memória comparado com grupo emparelhado por idade e escolaridade (tem sido usualmente recomendado que o desempenho situe-se abaixo de 1,5 desvio padrão da média); 3 Funcionamento cognitivo global normal; 4 Independência quanto às atividades da vida diária; 5 Ausência de demência.

Processo de Envelhecimento Transtorno Cognitivo Leve; Demências Demência de Alzheimer; Demência vascular; Demência do Corpo de Levy; Demência fronto temporal; Demência de Parkinson