Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio.

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Transcrição da apresentação:

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos •Se quiser saber como vai ser o software do futuro, veja os jogos que os seus filhos jogam em máquinas de vídeo. Teothor Nelson

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos •quem se ensina, que curricula se ensina e... como se ensina? •Adequação da Tecnologia aos objectivos de ensino e aprendizagem

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos Adaptar Adaptar conteúdos dificilmente rentabiliza o meio digital. A dificuldade em criar uma nova linguagem para um novo recurso sempre aconteceu. Recorde-se o cinema dos primeiros tempos e compare com o actual domínio de uma nova linguagem.

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos Planificar

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos •Programação Convencional: –C, VisualBasic, Java,... •Authoring: –authorware, Breeze, Lectora Publisher,... •Edição web - Integração: –Dreamweaver, FrontPage •Edição Imagem / Vídeo / Som: –Photoshop, Corel-Premiere, Movie Maker,... •Simulação e R. Virtual: –Newton World, Mawell World, Water on Tap, flash, … •Capturar ecrãs: –ViewletBuilder2,... Conceber

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos •A avaliação é um elemento importante do ensino e aprendizagem.avaliação •Os testes de auto-diagnóstico, ou para avaliação formal, podem ser concebidos com aplicações apropriadas que também podem contribuir para a sua correcção. •Alguns tipos: –preenchimento de espaços (com ou sem sugestões de apoio) –escolha múltipla –verdadeiro/falso –resposta curta –«sopa» de palavras –«palavras cruzadas» –correspondência entre itens Avaliação

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos •Aplicações: –Hotpotatoes (da Universidade de Victória, no Canadá) Macromedia AuthorwareHotpotatoes Authorware –QuestionMarkQuestionMark Avaliação

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos •Plagiarism.com – detectar o plágio na netPlagiarism.com •Plagiarism.org – recurso para os educadores reflectirem sobre o crescimento do fenómeno na INTERNETPlagiarism.org •Plagiarized.com – Guia para formadoresPlagiarized.com •EVE (Essay Verification Engine) – sistema de pesquisa de texto em ficheiros de aplicações Microsoft e CorelEVE •Academic Integrity – Associação de Instituições que promovem em conjunto a identificação de valores éticosAcademic Integrity •What is Plagiarism? – Guia sobre o tema coordenado pela Universidade Georgetown Avoiding Plagiarism – Tópicos sobre o tema coordenado pela Universidade da CalifórniaWhat is Plagiarism Avoiding Plagiarism Avaliação E Plágio

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos •Conteúdo: –Aplicar o princípio do Cinema –Credibilidade –Clareza –Exactidão e abrangência –actualidade •Plano Curricular (obj / actividades/retorno) •Interface: –Desenho e estrutura –Critérios Básicos de Design: •Manter Consistência: –Visual / Conceptual / Mecânica •Tirar partido dos contrastes •Proporcionar o equilíbrio •Foco •Acessibilidade (Crianças/Deficientes) Qualidade

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos •Factores de Qualidade •Usabilidade: –J. Nielsen: •Fácil de aprender •Eficiente para usar •Fácil de lembrar •Pouco sujeito a erros •Agradável de usar –1996 Smith e Mayes: •Facilidade de aprendizagem •Facilidade de utilização •Satisfação do utilizador na exploração Qualidade

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos •O grau de satisfação do utilizador pode ser estudado com recurso a observação directa, entrevistas e inquéritos, havendo diversas aplicações informáticas de apoio: –SUMI - Software Usability Measurement Inventory; –QUIS - Questionnaire for User Interface; –MUMMS – Measuring the Usability of Multi-Media; –WAMMI - Website Analysis and Measurement Inventory. Qualidade

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos •Em síntese, as iniciativas de normalização desenvolvem-se nos três domínios seguintes: Portabilidade do conteúdo, Gradualidade e Inter-operacionalidade •ADL (Advanced Distributive Learning). •SCORM (Sharable Courseware Object Reference Model)SCORM •IMS (Instructional Management Project)IMS •Desenho Interface: –ISO 9241 Normas

Adaptar Planificar ConceberConceber: - Programação - Authoring - Edição web - Editor Imagem/ Vídeo - Simulação - Capturar ecrãs AvaliaçãoAvaliação e PlágioPlágio Qualidade Normas Document os Documentos Educativos •Homepage Usability: 50 websites Deconstructed, J. Nielsen, M. Tahir •Secrets of Successful web: Project Management on the world wide web, Siegel •Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design and Conduct Effective Test, J. Rubin •Carvalho, Ana Amélia Amorim (1999). Os Hipermédia em Contexto Educativo. Aplicação e validação da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. Braga: Centro de Estudos de Educação e Psicologia, Universidade do Minho. •Carvalho, Ana Amélia Amorim (2001 B). Usability Testing of Educational Software: methods, techniques and evaluators. In s/a, Actas do 3º Simpósio Internacional de Informática Educativa, CD-ROM, •Carvalho, Ana Amélia, “Princípios para a elaboração de documentos hipermédia”, Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Universidade do Minho, Braga, (2001 C), •Collis, Betty, “Applications of Computer Communications in Education: An Overview”, IEEE Communications Magazine, Março de 1999, •Correia, Ana Paula, Dias, Paulo, “Criteria For Evaluating Learning Web Sites: How Does This Impact the Design of E-Learning?”, Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Universidade do Minho, 2001, •Prata, Alcina, Lopes, Pedro Faria, Modelo para Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação de Software Educativo OFF-Line, 3.º Simpósio Internacional de Informática Educativa, Instituto Politécnico de Viseu, 2001 Bibliografia