Customer Relationship Management (CRM)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Sistemas de Informações Gerenciais
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
AGENDA 7 1.A Empresa e a sua história 2.Contexto do mercado de Telecomunicações e Entretenimento em Portugal 3.Oferta de produtos e serviços ZON 4.Novos.
Estratégia Empresarial
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Sistemas de Informação
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
Estratégia de Negócios
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Logística de distribuição
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Tecnologia em Marketing
Apresentação de produtos
Projecto de Eficiência Operacional - Diagnóstico
Logística – Atividade 1 Páginas: 1 – 5, 10 – 13, 224 – 229 GRUPO 19O.
ERP - Enterprise Resource Planning
Mandic Partner Program
E-Business a Nova Economia
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
Repensando a Logística
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Gildo de Almeida Leonel
CRM Sistema de Apoio a Grupos.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
CRM.
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS A Matriz Consultoria e Informática, é uma empresa de soluções em tecnologia da informação voltada.
Microsoft Azure Apresentação de visão geral para parceiros
CRM Customer Relashionship Management
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Profª: Adriana Vettorazzo
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Sistemas de Informações Gerenciais
Repensando a Logística
Sistemas de Informação
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E ESTADO Aleksander Juzwiak Carolina Carvalhal Emilio Bonduki Raymundo Neto.
1 2 CARACTERIZAÇÃO DA ORACLE CORPORATION 3  Sede em: Redwood Shores (Califórnia) Fundada em: 1977 Nº Empregados: em todo o mundo  Em Portugal:
Cenário atual de CRM nas empresas e suas tendências
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 3.
ARES Corporation. Áreas de Intervenção Engenharia e Projectos Engenharia e Projectos Gestão de Riscos Gestão de Riscos Gestão de Projectos Integrada Gestão.
MATRIZ BCG.
Consultoria Informática em CRM Autores: João Ramos Nuno Batalha Ricardo Correia Sérgio Sequeira.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Business Intelligence
1 Planeamento:PSI > gera PDI,PDS,PDSI, Redesenho da organização com os SI Redesenho da organização através do planeamento e desenvolvimento dos SI Planeamento.
Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Disciplina: Controladoria
Software ERP (Software de gestão) - Centralgest
APRESENTAÇÃO Porque somos diferentes?. A newoxygen aposta na especialização vertical dos seus consultores, a maioria dos quais certificados e conhecedores.
8.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados.
Marketing Operacional 6. MARKETING RELACIONAL, O 2 O & Customer Relationship Management.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 4. SIG Marketing e Vendas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 10. SIE CRM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Customer Relationship Management (CRM) Powered by: Margarida Silva / João Pedreiro / Paulo Duarte / Pedro Cravo Silva / João Neto

Indice Business Case – Moore Medical Company CRM _ ERP Q & A Conceitos Beneficios e vantagens Opções _ Empresas de CRM Tomada de decisão – Procedimentos Q & A

“O CRM É UMA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO ORIENTADA PARA O CLIENTE, CONCEBIDA PARA OPTIMIZAR O LUCRO E A SATISFAÇÃO DO CLIENTE” GARTNER GROUP

Moore Medical Corporation Aspectos principais Fundada em 1947 por H.L.Moore em New Britain, Connecticut. Ramo de negócio: Distribuição de material médico de média dimensão. Os negócios profissionais aumentaram de 1999 para 2000, de $40 M para 125$ M. Actuais Centros de Distribuição: Connecticut, Florida, Illinois, Califórnia, para assegurar as entregas da encomendas rapidamente ao longo do País. 4

Moore Medical Corporation Aspectos principais Clientes Principais grupos de clientes: Podologistas (45%), Serviços de Emergência Médica (37%), Médicos, Sector Público, Indústria, Revendedores; No inicio o contacto com clientes era efectuado através de telefone, fax e catálogo. Marketing directo. Têm mais de 600 Fornecedores, em 2000 o contacto era efectuado através de via EDI, fax, telefone, email e correio. A média para entrega era cerca de 10 dias, podendo chegar a 4 semanas. 5

Moore Medical Corporation Sistema ERP Em 1998 implementaram um sistema E.R.P. (J.D.Edwards), investindo $7 Milhões Melhoria na performance Necessidade de upgrade de software instalado Necessidade de um novo módulo de gestão de encomendas 6

Moore Medical Corporation Sistema ERP Contudo após a implementação sentiram não estar a utilizar toda a informação retida no sistema e em alguns casos as capacidades do novo sistema eram inferiores do que a instalada anteriormente. Nas seguintes áreas: Departamento de suporte de encomendas Departamento de marketing Serviço de entrada de pedidos Processo de criação de novas contas cliente 7

Moore Medical Corporation Em 2000 foi instituído um sistema para medir a performance da “the perfect order”, que seria expedida atempadamente e sem danos, do centro de distribuição ao cliente. Em 2000 foram estes os resultados: 67% foram ordens perfeitas; 17% entregas transferidas; 10% devoluções; 5% entregas atrasadas; $40 Milhões 8

Moore Medical Corporation Investimentos Comércio Electrónico - $1.5 Milhões Passagem de catálogo para modelo online (“Bricks and Clicks”) Yahoo Shopping – introdução manual de encomendas no ERP Site na Internet c/ E-Commerce (integrado com ERP) Previsão de facturação via Site: $544,732 /mês

Moore Medical Corporation Que Problemas? Planeamento das encomendas Gestão de Stocks Integração de todos os contactos (Vários canais) Duplicação de clientes Serviço ao Cliente Ganho e manutenção de clientes Churn Rate Informação acerca dos clientes (força de vendas) Sistema ERP passivo/reactivo à procura

Moore Medical Corporation Dilemas Investir num Software CRM? Melhoria no serviço ao cliente Gerar novos negócios Gestão efectiva e eficaz da comunicação com o cliente Investir num sistema de gestão de encomendas a integrar com o actual ERP? Melhoria na gestão de encomendas Não investir?

MOORE MEDICAL CORPORATION DESCONHECIMENTO ACERCA DOS CLIENTES Porquê este nível de Churn Rate (30% e 35% em alguns segmentos) sendo o da indústria cerca de 25% Qual a razão para as diferenças de taxas de penetração e shares of wallet nos diversos segmentos Estará o share of wallet relacionado com a abrangência da sua gama de produtos? CRM

Moore Medical Corporation Conclusões CRM Muda o Foco do mundo orientado para o produto e entra no mundo orientado para o cliente; Visão do Cliente e o seu relacionamento com a organização; Histórico de relacionamento; Objectivo é identificar, diferenciar, manter e desenvolver os melhores clientes com o uso da tecnologia; Surpreender o cliente; Dificuldades encontradas na sua implantação: Cultura da organização Processos de negócio Sistemas legados

Moore Medical Corporation Justificação para aquisição do CRM Capacidade de integração de todos os contactos feitos através dos vários canais Base de dados para a força de vendas Redução no tempo de aprendizagem (Rep`s) Consistência das interacções com os clientes Melhorar a qualidade da informação Melhorar forecasting e SCM Aumentar cross-sell e up-sell

MOORE MEDICAL CORPORATION Caracteristicas da Empresa Distribuidor de material médico de média dimensão Contacto com clientes através de telefone, fax e catálogo Principais grupos de clientes: Podologistas (45%), Serviços de Emergência Médica (37%), Médicos, Sector Público, Indústria, Revendedores; Centros de distribuição: Connecticut, Florida, Illinois, California

CRM O CRM não é só tecnologia, nem tão pouco processos. É, acima de tudo, um conceito que implica pessoas em interacção plena e duradoura.

Fonte: Actuate Corporation ERP – o que é? ERP – Enterprise Resource Planning, é um termo genérico que pretende identificar o conjunto de actividades executadas por um package de software modular e tem por objectivo primário, o auxílio dos processos de gestão de uma empresa nas mais importantes fases de seu negócio. EX. Desenvolvimento de produto; a compra de matéria-prima e componentes; a interacção com fornecedores e clientes; o acompanhamento de ordens de produção; o serviço a clientes; a gestão de stocks; a gestão contabilística e financeira; a gestão de recursos humanos; a gestão da qualidade; a gestão de projectos; etc.. Fonte: Actuate Corporation

Moore Medical Corporation Arquitectura do CRM Fonte: http://pt.grupo2sii.wikia.com/wiki/CRM

Moore Medical Corporation Arquitectura do CRM CRM Operacional É a integração horizontal de processos de negócio com a finalidade de melhorar processos e eficiência operacionais Forças de Vendas Marketing Serviço a Clientes Gestão de Call Center CRM Analítico ou, a Análise de Relação do Cliente, é a análise dos dados criados por aplicações operacionais de CRM com a finalidade do desempenho do negócio, controlando e optimizando o relacionamento do cliente com a empresa.

CRM – Qual o objectivo?

Potencialidades do CRM

Benefícios do CRM

CRM – Constrangimentos para as Empresas Técnicos Idade do SI; Plataformas obsoletas e ultrapassadas; dificuldades de manutenção; custos das aplicações; rigidez das aplicações; problemas de performance; pouca segurança; proliferação de plataformas; etc. Funcionais Dispersão e duplicação de informação; falta de integridade da info; grande carga de trabalho burocrático; rigidez de processos; fluxos de processos em papel; limitações de reporte; deficiente comunicação entre áreas; limitações de reporte legais; Sócio-Culturais Dificuldades de comunicação entre trabalhadores; Dificuldades de formação; pouca aptência dos gestores; departamentos de SI inexistentes; etc.

CRM – Consequências para as Empresas Oportunidades de mercado perdidas Uso ineficiente de recursos Perda de capacidade competitiva Fonte: Actuate Corporation

CRM – Impacto no ROI das Empresas Fonte: Paper_SPSS_Peppers & Rogers Group _ Marketing division

Business Intelegence O que é? Qual o beneficio para a Empresa? Entrega atempada e útil ao decisor, por forma a que este tome as decisões correctas face aos seus objectivos; Monitorização, controle e reporte. Qual o beneficio para a Empresa? Definir objectivos estratégicos e tácticos; Definição de KPI’s Reporting estratégico e táctico Potenciar melhorias operacionais e comerciais Definir Forcasting Implementar Datamining e identificar insights da Empresa

Fonte: www.arquiconsultant.com CRM – Recomendações Fonte: www.arquiconsultant.com

Fonte: www.arquiconsultant.com CRM – Recomendações Fonte: www.arquiconsultant.com

Fonte: www.arquiconsultant.com CRM – Recomendações Fonte: www.arquiconsultant.com

Fonte: www.arquiconsultant.com CRM – Recomendações Fonte: www.arquiconsultant.com

CRM – Recomendações Fonte: www.arquiconsultant.com

Fonte: www.arquiconsultant.com CRM – Recomendações Fonte: www.arquiconsultant.com

CRM – feedback “Conseguimos acabar com a dispersão de informação... Todos os colaboradores lançam diariamente no sistema os contactos que fazem...” David Schurmann – Director Schumann Corporate “Os colaboradores vêm o histórico das interacções e reagem em função do histórico...” “O processo de gestão dos clientes sofreu grandes melhorias permitindo um ganho significativo em termos de agilidade, focos nos clientes, gestão do histórico de relacionamentos e nos relatórios análiticos...” Carlos Nicola – Volkswagen serviços “A emissão de relatórios que levavam de três a quatro horas, actualmente é realizado em apenas cinco minutos...” Rodrigo Maia - Braskem “É possivel detectar em que situações vencemos concorrência e quais as acções que traduzem melhores resultados” Emílio Vieira – AGF Brasil seguros

CRM – Comparação produtos ACT! SageCRM Microsft Dynamics CRM Salesforce SugarCRM

ACT! Muitos consideram a melhor ferramenta, nomeadamente os vendedores Pode ser comprado por menos de $ 229,95 por utilizador; Este produto é projetado para uso individual; Act Premium - $ 1.849 Preços por utilizador: Básico - $ 199 por usuário Act! Premium - $ 369,80 Forte solução para Gestão de Contactos; Marketing e suporte; Preocupações: cuidado com o baixo custo inicial, que pode envolver um custo adicional de dados migração.

SAGE Três versões: SageCRM.com; SageCRM SageCRM 100 e 200; SageCRM.com Oferece escalabilidade e funcionalidade; Todos os três abrangem as vendas de base, marketing e funções de suporte ao cliente, com personalização limitada; No entanto, SageCRM 100 tem um limite de 30 usuários, após o qual as organizações devem ou migrar para SageCRM 200, ou para outra oferta de CRM, o que eleva os custos de licença do servidor e do usuário significativamente. SageCRM.com é fixado o preço com base em assinatura mensal, por usuário. Custo Mensal: $ 69 por usuário Custo Anualizado: 828 dólares por usuário SageCRM edições 100 e 200 custam em uma escala diferente. Todos os usuários desses produtos deve primeiro pagar uma licença de servidor, além de taxas de usuário chamado de licença, bem como as taxas de manutenção desse montante a 18 por cento da taxa total de licença de uso. O suporte é oferecido na 1500 dólares por conta. Aqui está uma repartição do preço por usuário:

Microsoft Dynamics ® Microsoft Dynamics CRM é uma suíte completa de soluções de CRM focando em vendas, marketing e suporte ao cliente. Semelhante ao SageCRM, Pode ser comprado mensalmente como SaaS implantação, ou exige taxas de servidor e licença. No entanto, apenas Parceiros certificados Microsoft são capazes de oferecer versões de SaaS Dynamics CRM, e os preços variam de forma significativa, para os preços On-Demand vai ficar de fora desta avaliação, pois não é um preço estável. Existem duas versões: Professional e Enterprise. sem limites deutilizadores na Profissional, é limitada para uso dentro de uma única organização. Enterprise permite aos utilizadores mais flexibilidade em termos de organização multi ou implementações multi-servidor. A repartição do servidor, a licença do usuário, bem como a manutenção e taxas de apoio são as seguintes: Server Edition Taxa de Licença de Usuário Além disso, uma ferramenta de integração chamado de Licença de Conector Externo que permite ligar Dynamics CRM para outros sistemas tem uma lista preço de $ 5284,00

CRM Salesforce Soluções Corporativas Fundada em 1999 pelo ex-executivo da Oracle Marc Benioff Salesforce.com é fornecido somente como uma oferta de SaaS, o que significa que, ao contrário SageCRM, SalesLogix ou Microsoft Dynamics CRM, não há taxas ou encargos de manutenção do servidor adicional. Na superfície, só há uma maneira simples, taxa de assinatura mensal cobrada sobre uma base por usuário. Salesforce Contact Manager e Group Edition não são consideradas como não podem ser usados por mais de cinco utilizadores. O colapso dos preços de lista de assinaturas para o Salesforce diferentes. edições com CRM é a seguinte: Edição mensal por utilizador custos Custos anuais por usuário Professional $ 65,00 $ 780,00 Enterprise $ 125,00 $ 1.500,00 Unlimited $ 250,00 $ 3000,00 Também diferentemente das ofertas da Sage ea Microsoft, Salesforce modelo de assinatura significa que estas taxas são cobradas anualmente; Custos ocultos, ex adicionar o acesso móvel ao Sistema de CRM para os usuários do grupo. O uso do Oracle associado custa mais 12.000 dólares por ano.

SugarCRM É oferecido com um modelo de assinatura, semelhante ao Salesforce.com, mas com algumas diferenças importantes. A subscrição taxa é inclusivo de manutenção, mas também inclui móveis, personalização de acesso e recursos de integração. Em suma, SugarCRM visa limitar as "taxas escondidas" que alguns provedores de CRM não incluir nos seus custos de licença de base. Pode ser implementada como uma On-Demand ou SaaS implantação, ou em servidores do próprio usuário. Vem em duas versões: Professional e Enterprise, o preço é Sugar Professional $ 30,00 mensal $ 360,00 anual utilizador; Sugar Enterprise $ 50,00 mensal $ 600,00 anual utilizador; Novamente, as comissões de subscrição SugarCRM são inclusivas de suporte básico, manutenção, bem como o acesso do usuário móvel e completa acesso a kits de ferramentas de integração.

CRM – Projecção a três anos

CRM – Implementação Definir prioridades Corporate Criar um Business Case Desenhar um CRM – Implementation Plan Conseguir compromisso com todos os Stakholders

CRM – Fases do Ciclo de vida

CRM – Implementação

Fim...