U NIVERSIDADE DA F ORÇA A ÉREA Seminário Biblioteca Virtual: oportunidade de acesso livre a informação A Evolução da Informação na Web Aldo de Albuquerque.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
O HIPERTEXTO COMO UM NOVO ESPAÇO DE ESCRITA
A revolução da informação: da imprensa à Internet
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Presença digital RENOVAR INTERIORES. Por que ter presença digital? Maiores oportunidades de negócio. Maior visibilidade. Possibilidade de monitoramento.
Oficina de Pesquisa na Rede
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Internet Principais conceitos.
Transparência Total! O Software Secullum TI.Net foi desenvolvido para facilitar o gerenciamento das informações que circulam nos computadores conectados.
{arlei, undersun, galvao,
A grande rede mundial de computadores
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
OSA - Operação de Software e Aplicativos
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Colégio Cruzeiro do Sul Informática Básica Profª.Michele
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Democratizando a Web 2.0.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
O Uso Pedagógico do Blog
Mariza Inês da Silva Pinheiro
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
__________________________________________
Hyperlinks e o Desenvolvimento de Redes Sociais
Jovens Talentos da Literatura Popular
Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital.
Como funciona a imprensa
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
Rethinking Literacy Education in New Times:
Tecnologias e Comunicação Web 2.0 Docente: Vânia Janela Trabalho realizado por: Nuno Santos.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
Modernidade e a Evolução do Conhecimento
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa.
MARKETING 2.O Parte I - Continuação Prof. Dr. José Francisco Resende.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
INTRODUÇÃO À INTERNET INTRODUÇÃO.
MARKETING 2.O Prof. Dr. José Francisco Resende. Relembrando
A Revolução da Internet.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
Links são pontos do hipertexto a serem clicados para que o leitor tenha acesso a outros blocos de informação. As informações de cada bloco devem.
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
 Um web site não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo de um mundo.
Componentes do Jornalismo Online
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Ciberespaço e leitura:
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 Periódicos Eletrônicos: o novo paradigma da autoria, escrita.
Transcrição da apresentação:

U NIVERSIDADE DA F ORÇA A ÉREA Seminário Biblioteca Virtual: oportunidade de acesso livre a informação A Evolução da Informação na Web Aldo de Albuquerque Barreto Pesquisador Sênior do CNPq Pesquisador do IBICT

VELOCIDADE E A VISÃO DO MUNDO Inovações tecnológicas transformam e desterritorializam o espaço geográfico em todas as escalas. Os motores da história mostram como as inovações técnicas transformam as relações entre os indivíduos ATRÁVÉS da velocidade em um mundo cada vez mais automatizado com alterações no modo de convivência. O primeiro motor, o motor a vapor ocasionou uma primeira revolução da informação na revolução industrial. Foi o motor a vapor que permitiu uma visão do mundo através da velocidade do trem,uma visão sucessiva e nítida. Cada motor modifica da mediação da velocidade no aceso e recuperação da informação e a velocidade de nosso atuar no mundo. O segundo motor, o motor de explosão, propiciou o desenvolvimento do avião. Voando, o homem obteve uma visão e uma informação o inédita do mundo. Seria o sonho dos usuários da informação ter a possibilidade de ver os labirintos dos arquivos por cima.

U MA ECONOMIA POLÍTICA DA VELOCIDADE O terceiro motor, o elétrico, deu origem à turbina, favoreceu a eletrificação e é precursor das conexões para troca de informações entre dispositivos inclusive a imagem em movimento modificando o olhar do homem no mundo. O quarto motor é o motor-foguete com velocidade que possibilitou ao homem escapar da atração terrestre. Colocado em outro lugar do mundo dando um distanciamento e uma nova visão da Terra a partir de outro espaço. O último motor é o motor informático, da velocidade do tempo online é o motor que vai colocar o homem em uma realidade do agir digital. A informação digital e da memória eletrônica modificam a sua relação com o real e permitem vivenciar uma realidade potencial: da convivência sem presença física

V ELOCIDADE E REDE Novo regime de informação  digital

VELOCIDADE, TEMPO E ESPAÇO DA INFORMAÇÃO Sabemos que a velocidade é um cociente: V = e / t se considerarmos que a velocidade de transporte da informação - V - em condições do motor informático, a velocidade V tende ao infinito, e o tempo e o espaço FICAM NO ENTORNO DE ZERO tempo = e/v  zero espaço = v / V/ t  zero

O ETERNO PRESENTE OU DUAS REALIDADES

MODIFICAÇÃO ESTRUTURAL COMUNICAÇÃO  CONHECIMENTO

OS TRES TEMPOS DA INFORMAÇÃO

FLUXOS DA INFORMAÇÃO

SOCIALIZAÇÃO NA WEB

Acesso a informação: Velocidade pela proximidade dos arquivos

condição para para sua disponibilidade e uso

FUTURO DA I NFORMAÇÃO SE RELACIONA COM UMA NOVA ECONOMIA DE PRODUÇÃO DA INFORMAÇÃO Na nova economia da informação digital acabam os custos fixos de produção que ocorrem devido a instalação física de produção. Assim, na rede, produzir dez unidades do produto de informação ou mil unidades  o custo de produção será quase o mesmo. Documentos digitais estão livres da incidência de custos fixos de produção, armazenamento e distribuição por vias tradicionais É a economia da cauda longa própria da produção de documentos em formato digital.

CONVERGÊNCIA DIGITAL Escrita, som e imagem  mensagens  em mesma base digital

COMO SERÁ A INFORMAÇÃO NO FUTURO Uma nova economia da informação e acesso livre aos arquivos indicam que, no futuro a maior parte dos documentos serão em formato digital Documentos digitais interconectados tem assimilação diferenciada dos documentos lineares Existem “no momento” cerca de ½ trilhão de documentos em formato digital interconectados e estima-se que só 40 % são visíveis

A ESCRITA E A PERCEPÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL Enquanto a linguagem é uma qualidade da condição humana, não há grupamento humano sem um idioma, a escrita é uma tecnologia desenvolvida na sociedades para registro de informação. Nossas mentes, forjadas para uma escrita alfabética linear, ainda não lidam bem com a escrita digital. Dominar a leitura digital implica redesenhar os caminhos da mente, integrando novas: conexões, estruturas de linguagem, percepção e cognição visual. A escrita é um instrumento chave na relação dos sentidos com a percepção e a aquisição de conhecimento.

M ENSAGENS TEM DOIS TIPOS DE : DOIS FORMATOS. Escrita convencional provinciana  Escrita convencional  provinciana  territorializada  base papel Escrita digital formato digital Escrita digital  sem território  cosmopolita e multicultural  intertextual  formato digital

VELOCIDADE MUDOU INFORMAÇÃO NO TEMPO E ESPAÇO espaços O espaço informacional não está mais preso pela geografia de espaços fixos. A transferência da informação permitiu a instantaneidade na comunicação online.

INFORMAÇÃO NA WEB navegar Receptores podem se colocar frente ao grande arquivo da humanidade e navegar com instrumentos mais elaborados que os astrolábios de navegação marítima. Não se trata de uma desordem que se instalou, mas de uma nova ordem, um outro regime de informação

I NTERCONECTIVIDADE : USUÁRIO E ESPAÇO SE REPOSICIONAM O espaço digital permite uma vizinhança universal. Meu colega de trabalho, com quem tenho interesses informacionais, está na sala ao lado ou na Finlândia. A velocidade para trocar informação é basicamente a mesma.

I NTERATIVIDADE : USUÁRIOS E TEMPO SE READAPTAM A velocidade da troca de informação é emergente, pois se realiza em tempo real na proximidade do tempo zero.

E SPAÇO SEM TERRITÓRIO DEFINIDO O ciberespaço é um espaço que não necessita mais da presença física para uma conexão de comunicação

A INFORMAÇÃO SE TRANSFORMA PELA VELOCIDADE Existe,assim, um novo regime de informação e uma nova ordem econômica baseada na velocidade para lidar com a informação, onde convivem dois tipos de mensagens: DOCUMENTOS FECHADOS DOCUMENTOS ABERTOS

D OCUMENTOS FECHADOS são documentos que estão com seus conteúdos formatados, finalizados  por força de sua base fisica. O formato define o território. São os documentos de narrativa contínua convencionais, lineares, destinadas. São exemplos deste tipo de objetos os livros, artigos de periódicos impressos, imagens acabadas, documentos históricos, legais ou contratuais, patentes concedidas.

D OCUMENTOS ABERTOS • são documentos que estão, em se fazendo, ou apesar de acabados  podem ter um diálogo em sua narrativa. • Sua estrutura permite um “conversa” com o gerador ou a participação de um grupo de pessoas, em rede. • São artefatos intertextuais sem território fixo. São exemplos deste tipo de objetos as escrituras em formato digital : documento do tempo da ONU, pesquisa do DNA

FORMATOS DIGITAIS  PERCEPÇÃO ADIADA O conteúdo nunca é final em uma composição digital com narrativas em paralelo com destinos infinitos. Todos os significados interligados ficam como "adiados" até que se complete o caminho percorrido nos arquivos digitais.

A leitura  o significado

A ESCRITA

trama, tecido, texto,

Escrita, velocidade e conhecimento •A velocidade textualiza uma nova escrita com intenção em se aproximar da oralidade.  A narrativa de troca de enunciados específicos faz da escrita como ato de conversação. (diálogo)  Tudo isso em um outro tempo além do tempo tradicional  tempo da simultaneidade

U MA FRATURA DO IMAGINÁRIO Em um novo formato de escrita e leitura o imaginário explode em múltiplos significados O signo de significante demarcado é uma fratura de um imaginário no mundo digital o signo está livre e é conveniado com o outro a cada momento. Signo  Símbolo  Significado  K

JOGOS DE INFORMAÇÃO Enunciados digitais, subvertem a estrutura da linguagem, pois agregam a escrita: vídeos, som e imagem. d Este linguagear digital não tem paternidade definida no código.

U MA ESCRITA DE CORPO E ALMA  Os enunciados da escrita momentânea mostram, quase, uma ação corporal, onde as palavras enviadas ao outro denotam um estado emotivo

ESTRUTURA DE INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO a) A mediação da informação para geração do conhecimento se relaciona qualitativamente com o formato em que a informação está codificada; A percepção da informação difere de acordo com cada formato; A assimilação se processa de maneira diferente quando o receptor interage com um documento em formato linear (fechado) ou quando o documento está em formato digital, tipo hipertexto com links para outros documentos. (aberto)

2. P ARTE : D OCUMENTOS ABERTOS COM TROCA DE ENUNCIADOS Um weblog, blog, blogue é uma página da Web, que permite atualização rápida a partir de acréscimos por postagem. A postagem o documento próprio deste novo meio, tem uma linguagem livre para manifestar sua escrita como em uma conversação instantânea. Podem ser escritos por uma ou diversas pessoas

A B LOGOSFERA ( DADOS DE 2008 )  A Blogosfera e formada por documentos em muitas línguas e culturas.  Dos 900 mil blogs 400 mil são em inglês (2008)  Em destaque estão os blogs em Português com 55 mil (sites), em seguida os Poloneses e depois em Farsi  Em média são colocados nos blogs de todo o mundo 400 mil mensagens por dia, 16 mil por hora  No Brasil calcula-se são 8 mil “posts” ao dia, cerca de 24 mil ao mês. Cerca de 300 mil documentos ao ano. (2008)

V ELOCIDADE IMPEDE MONITORAR ESTES DOCUMENTOS A audiência de todos os blogs do ScienceBlogs Brasil 150 mil visitantes por mês, que visitamr cerca de 250 mil páginas. O blog de maior influência no planeta o Pharyngula - feito pelo biólogo Paul Myers, da U. Minnesota, sobre evolução, semanalmente, tem suas páginas visitadas meio milhão de pessoas. Dados 2009

S OBRE O QUE FALAM OS BLOGS ( POR AMOSTRAGEM EM %)

N UVEM T ECHNORATTI Allgemein Apple Art Art and Photography Articles Blog Blogging Blogroll Blogs book s Business Culture Current Affairs daily Design Diary dreams and the supernatural Education Entertainment events Family fashion Film Food Football Friends Fun Funny Games goals, plans, hopes Google hobbies Home Humor Internet iPhone Iraq jobs, work, careers Life Links Linux Love Música Marketing Media Microsoft Misc miscellaneous Mobile MobLog Movie Movies movies, tv, celebrities Music Myspace News News and politics Noticias parties and nightlife Personal photo Photography Photos Pictures Podcast Poetry Politics Quiz random Religion Religion and Philosophy Reviews Romance and Relationships School Science Shopping software Sport Sports Survey Tech technology Television thoughts Travel travel and places TV Video Videos Web Weblog wordpress Work Writing Writing and poetry youtube

T ODOS OS USUÁRIOS DA INTERNET

P OSTAR

R EDE DE P ESQUISA DO DNA

O P AINEL DO C LIMA DA ONO - UM DOC DIGITAL EM SE FAZENDO

INFORMAÇÃO E SEGURANÇA NACIONAL Na era da informação, o conhecimento surge como o factor decisivo do potencial estratégico nacional. Portanto, o seu aprofundamento e desenvolvimento devem ser considerados como primeiras prioridades em termos de segurança nacional. Factor decisivo do potencial estratégico e arma dominante da estratégia de segurança nacional a Informação, no seu significado mais abrangente é o ponto focal da aplicação dos esforços dos países, em especial dos países que não se podem se dar ao luxo de efectuar desperdícios, como é o caso de Portugal. José Alberto Loureiro General, Portugal Revista Militar de Portugal

A LDO DE A LBUQUERQUE B ARRETO URL: TWITTER : BLOG : FACEBOOK : h ttp:// DataGramaZero :

KoME&feature=related