Siglas de Interesse: SESMT CIPA SIPAT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Advertisements

PROPOSTA NOVO MODELO DE RECONHECIMENTO DE DIREITO DO BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE 1.
Todo o indivíduo que exerce atividade remunerada é considerado segurado e como tal deve realizar sua contribuição mensal para a Previdência Social.
DIRETORIA DE BENEFÍCIOS
Melhoria do Atendimento na Previdência Social
SAT X FAP Questões Relevantes
ESTABILIDADES E GARANTIAS PROVISÓRIAS DE EMPREGO
Engenharia e Segurança do Trabalho
AUXÍLIO ACIDENTE Ana Cláudia Gomes Fernandes de Souza
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
Noções sobre acidentes no trabalho e legislação previdenciária
LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
Benefícios Inss Joelcio Flaviano Niels - Advogado - tel
Filiação e Inscrição.
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
Comunicação de acidentes no Trabalho
SEGURIDADE SOCIAL SAÚDE PREVIDÊNCIA SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Responsabilidades.
Regimes de Previdência no Brasil 2. Regimes de Previdência no Brasil 2.
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
FÓRUM ESTADUAL DE PERÍCIA MÉDICA E RECURSOS HUMANOS
ESTABILIDADE NO EMPREGO
“Legislação Seguro-Desemprego"
Prof. João Carlos da Fonte
Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica
GRATIFICAÇÃO DE NATAL (13º SALÁRIO)
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
FÉRIAS.
FGTS E ESTABILIDADES.
ESTABILIDADE E GARANTIA DE EMPREGO
BENEFÍCIOS ACIDENTÁRIOS
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
A maioria das grandes e médias empresas do país, mantinha o hábito de realizar o pagamento de uma gratificação aos seus trabalhadores, sempre no mês de.
ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Auxílio Doença..
1 Aspectos previdenciários e fiscais voltados à jurisdição trabalhista.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
7ª AULA 2015 Direito Previdenciário
ESTABILIDADE E GARANTIAS
Micro Empreendedor Individual
Segurança e Medicina do Trabalho
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
Ministério da Previdência Social
Plano de Benefícios da Previdência Social Lei n. 8213/91
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
Salário-Família & Salário-Maternidade.
Benefícios Previdenciários em Espécie
Direito Previdenciário
Prof. José Ricardo Haddad
AULA 2015 Direito Previdenciário
CARÊNCIA.
AULA 2015 Direito Previdenciário
AULA 2015 Direito Previdenciário
AULA 2015 Direito Previdenciário
DIREITO DO TRABALHO II Profª Leônia Bueno.
6ª AULA 2015 Direito Previdenciário
DIREITO DO TRABALHO II Aula 11 – Estabilidade e garantia de emprego (continuação): Acidentado. Dirigente sindical. Representantes dos empregados na CIPA.
Auxílio Doença Autoras: Lícia Magalhães Raphaele Mestre Sueli Bedendo.
MANUTENÇÃO E PERDA DA QUALIDADE DE SEGURADO
Hélio Carneiro Fernandes
AUXÍLIO DOENÇA Pontifícia Universidade Católica Direito
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO
Conversando com a Previdência. O QUE É PREVIDÊNCIA SOCIAL?
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária Condições essenciais para ter direito aos benefícios da Previdência Social.
DIÁLOGOS SOCIAIS Resumo das regras das Leis nºs /2015 (MP nº 664/2014) e /2015 (MP nº 665/2014) relativas ao Ministério da Previdência Social.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
Estabilidades Provisórias Prof. Rodrigo Fortunato Goulart É proibida a reprodução ou divulgação total ou parcial destes slides sem autorização do professor.
1 Acidentes de Trabalho: A Responsabilidade Civil do Empregador e Ações Regressivas Parte II Carlos Alberto Pereira de Castro 2009.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Transcrição da apresentação:

Siglas de Interesse: SESMT CIPA SIPAT Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (NR-4) CIPA  Comissão Interna de Prevenção de Acidentes] (NR-5) SIPAT Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Quem segue as NRs? NR-1: 1.1. As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT

Afastamento por acidente de trabalho: – Incapacidade Temporária com Afastamento Inferior a 15 dias:  Entende-se por incapacidade temporária a interrupção do exercício laboral durante o período de tratamento psicofísico-social por ocasião de acidente correlacionado à prática do trabalho, sendo que este afastamento, quando inferior ou igual a 15 dias, não gera pagamento por parte do INSS. Nesse período a cobertura financeira (remuneração salarial) é de responsabilidade do empregador. Esta informação é captada a partir da habilitação do processo de afastamento até 15 dias por acidente do trabalho nos Postos do Seguro Social do INSS; -Incapacidade Temporária com Afastamento Superior a 15 dias - A interrupção do exercício laboral durante o período de tratamento psicofísico-social por ocasião de acidente correlacionado à prática do trabalho, quando superior a 15 dias, é coberto financeiramente (remuneração salarial) pelo INSS. Esta informação é captada a partir da habilitação do benefício auxílio-doença por acidente do trabalho nos Postos do Seguro Social do INSS; http://www1.previdencia.gov.br/pg_secundarias/previdencia_social_13_04-A3.asp

Estabilidade Temporária - CIPA De acordo com o artigo 10, inciso II, alínea "a" do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal/88, o empregado eleito para o cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato, não pode ser dispensado arbitrariamente ou sem justa causa. (por justa causa pode!) Note: http://vademecumjuridico.blogspot.com/2008/12/trabalhista-estabilidade-membro-da-cipa.html ESTABILIDADE – MEMBRO DA CIPA – DESIGNADO PELO EMPREGADOR – Os membros da CIPA, indicados pelo empregador, não têm garantia contra a dispensa arbitrária prevista nos artigos 10, inciso II, alínea "a", do ADCT, e 165 da Consolidação das Leis do Trabalho. O intuito de tais dispositivos é resguardar o empregado eleito para representar os empregados, mediante uma eleição, o direito de exercer livremente as suas funções nas comissões internas de prevenção de acidentes (CIPAS), com a segurança de não poder ser demitido arbitrariamente. (TST – RR 375687 – 4ª T. – Rel. Min. Conv. Aloysio Corrêa da Veiga – DJU 28.06.2002)

Estabilidade Temporária – Acidente de Trabalho De acordo com o artigo 118 da Lei nº 8.213/91, o segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo de 12 meses, a manutenção de seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independente de percepção de auxílio-acidente. Significa dizer que tem garantido o emprego o empregado que recebeu alta médica, após o retorno do benefício previdenciário Note: http://www.superjuridico.com/jurisprudencia/6/estabilidade_por_acidente_de_trabalho.html ESTABILIDADE ACIDENTÁRIA – AUXÍLIO-DOENÇA – O empregado que sofre acidente de trabalho e fica incapacitado para o desempenho de suas atividades habituais por período inferior a quinze dias, não se beneficiando, em conseqüência do auxílio-doença acidentário, não goza da estabilidade prevista no art. 118 da Lei nº 8.213/91. (TRT 12ª R. – RO-V . 10194/2000 – (01495/2002) – Florianópolis – 3ª T. – Relª Juíza Ione Ramos – J. 22.01.2002)

Estabilidade Temporária De acordo com o artigo 118 da Lei nº 8.213/91, o segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo de 12 meses, a manutenção de seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independente de percepção de auxílio-acidente. Significa dizer que tem garantido o emprego o empregado que recebeu alta médica, após o retorno do benefício previdenciário Auxilio-acidente Benefício pago ao trabalhador que sofre um acidente e fica com seqüelas que reduzem sua capacidade de trabalho. É concedido para segurados que recebiam auxílio-doença. Têm direito ao auxílio-acidente o trabalhador empregado, o trabalhador avulso e o segurador especial. O empregado doméstico, o contribuinte individual e o facultativo não recebem o benefício Para concessão do auxílio-acidente não é exigido tempo mínimo de contribuição, mas o trabalhador deve ter qualidade de segurado e comprovar a impossibilidade de continuar desempenhando suas atividades, por meio de exame da perícia médica da Previdência Social. O auxílio-acidente, por ter caráter de indenização, pode ser acumulado com outros benefícios pagos pela Previdência Social exceto aposentadoria. O benefício deixa de ser pago quando o trabalhador se aposenta. http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=20

Estabilidade Temporária De acordo com o artigo 118 da Lei nº 8.213/91, o segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo de 12 meses, a manutenção de seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independente de percepção de auxílio-acidente. Significa dizer que tem garantido o emprego o empregado que recebeu alta médica, após o retorno do benefício previdenciário Benefício concedido ao segurado incapacitado para o trabalho em decorrência de acidente de trabalho ou de doença profissional. Nos primeiros 15 dias de afastamento, o salário do trabalhador é pago pela empresa. Depois, a Previdência Social é responsável pelo pagamento. Enquanto recebe auxílio-doença por acidente de trabalho ou doença ocupacional, o trabalhador é considerado licenciado e terá estabilidade por 12 meses após o retorno às atividades. O auxílio-doença deixa de ser pago quando o segurado recupera a capacidade e retorna ao trabalho ou quando o benefício se transforma em aposentadoria por invalidez. http://www1.previdencia.gov.br/pg_secundarias/beneficios_06_01.asp

Note: http://www1.previdencia.gov.br/pg_secundarias/beneficios_06_01-A.asp