S ERVIÇO DE PROTEÇÃO EM S ITUAÇÕES DE C ALAMIDADES P ÚBLICAS E DE E MERGÊNCIAS EM A LAGOAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
IX Conferência Estadual de Assistência Social. Eixo – 01: Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social. Rita Vieira Maceió/AL, Setembro de 2013.
FLUXO DE ATENDIMENTO PARA PARTO CESÁRIO
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL – SUAS:
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
Crianças e Adolescentes
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Uma ação conjunta em benefício da população
ESTADO DO PIAUÍ TERESINA(capital) 227 municípios.
VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ARACAJU Julho
Proposta de Resolução Parâmetros e critérios para transferências de recursos do cofinanciamento federal para a oferta do Serviço de Proteção em Situações.
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar os seus Trabalhadores Estratégias para a Estruturação da Gestão do.
Políticas Públicas Municipais
“Entidades e organizações de assistência social”
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
Secretaria de Desenvolvimento
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ALIMENTAÇÃO – princípio constitucional
MARCOS LEGAIS e NORMATIVOS DOS BENEFÍCIOS
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
S ERVIÇO DE P ROTEÇÃO EM S ITUAÇÕES DE C ALAMIDADES P ÚBLICAS E DE E MERGÊNCIAS Outubro 2011.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
ÍNDICE DE GESTÃO DESCENTRALIZADA IGD
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
1ª JORNADA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ESTRUTURA FUNCIONAL GOVERNADOR DO ESTADO Teotônio Vilela Filho
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA - Campinas / SP Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária Políticas Sociais: as.
As últimas informações da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, pessoas foram afetadas pelas enchentes. O órgão oficial confirma seis mortes neste.
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Maceió/AL, 02 de agosto de AÇÕES INICIAIS REPASSES AOS MUNICÍPIOS Os seguintes critérios foram adotados na distribuição dos repasses aos municípios:
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 16º Encontro Planejamento de 2014: Aspectos Estratégicos e Operacionais relacionados às Qualificações Públicas.
GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Tania Mara Garib Apresentação: Tania Mara Garib.
CHUVAS EM ALAGOAS As últimas informações da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, pessoas foram afetadas pelas enchentes. O órgão oficial confirma.
GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA.
Transcrição da apresentação:

S ERVIÇO DE PROTEÇÃO EM S ITUAÇÕES DE C ALAMIDADES P ÚBLICAS E DE E MERGÊNCIAS EM A LAGOAS

LEGISLAÇÃO: • Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) – nº 8.742/1993:  Art. 13. Compete aos Estados:  III - atender, em conjunto com os Municípios, às ações assistenciais de caráter de emergência; • Resolução nº 109, de 11 de novembro DE Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais: – Serviço de proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

REGIÕES AFETADAS: • Vale do Paraíba e Mundaú - 13 foram atingidos: Quebrangulo, Ibateguara, Capela, Joaquim Gomes, Murici, Atalaia, União dos Palmares, Santana do Mundaú, Branquinha, Cajueiro, São José da Laje e Viçosa; • Região Norte – 05 municípios foram atingidos Matriz de Camaragibe, Jundiá, Jacuípe e São Luiz do Quitunde; • Região Metropolitana de Maceió - Satuba e Rio Largo.

PRINCIPAIS AÇÕES: • Disponibilização de equipe técnica com interlocução direta e sistemática junto aos municípios atingidos; • Realização de capacitações sobre gestão das moradias temporárias; • Orientações técnicas quanto à utilização dos recursos federais (MDS); • Mapeamento dos equipamentos sociais atingidos; • Apoio e acompanhamento na reestruturação de programas, projetos, serviços e benefícios assistenciais;

• Contratação de equipe técnica de referência – 52 profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e Nutrição; • Articulação com a Justiça Itinerante para emissão de documentação civil documentos emitidos, sendo contemplados 15 municípios; • Distribuição de alimentos preparados (quentinhas); • Instalação de 07 cozinhas emergenciais – distribuição de aproximadamente 18 mil refeições/dia.

Municípios Nome do Acampamento Dimensionamento Nº de Pessoas Nº de Barracas Cozinhas Módulos Auxiliares BranquinhaAlto do João Lyra MuriciFazenda Tabocal União dos Palmares Casa da Sopa Vaquejada / Palmarina Cross Muquém Laginha Posto Quilombo São José da Laje Torre Microondas / Escola Municipal CajueiroRua Nova CapelaFazenda Cluvac Rio LargoCampo Progresso Municípios11 Acampamentos18 Cozinhas 14 Módulos Auxiliares

• Contratação de empresa para prestação de Serviços de Alimentação e Nutrição nas Cozinhas Emergenciais. • Contratação de nutricionistas para Acompanhamento das Cozinhas Emergenciais; • Em maio de 2011 onze municípios decretaram situação de emergência; • Distribuição de itens (materiais de consumo para o desenvolvimento do serviço: alimentos, artigos, de higiene, cobertores, dentre outros ).

AÇÕES EM ANDAMENTO : • Construção de equipamentos sociais - 01 CRAS, 01 CREAS e 07 Centros de Convivência; • Contratação de nova equipe técnica; • Negociação para liberação de novos recursos para continuidade dos serviços socioassistenciais e funcionamento de equipamentos sociais; • Elaboração de proposta para orientação aos municípios na prestação dos serviços de proteção em situações de calamidades públicas.

OBRIGADA!