MERCHANDISING Merchandising
Quais são os tipos de compra.. Programada: Lista de compra com produtos essenciais de consumo habitual. Leite, pão, açucar, arroz, etc.... Semi-programada: Produtos que nem sempre estão presentes na lista de compras e podem ter influencia de uma ação na loja (Degustação, por exemplo). Sucos, iogurtes, geléias, etc... Impulso: Não existe intenção prévia de compra e a decisão é tomada na loja em fração de segundos. Chocolates, snacks, balas, etc... OS PRODUTOS FERRERO SÃO ESSENCIALMENTE DE COMPRA POR IMPULSO!
O PROCESO DE COMPRA POR IMPULSO A Batalha começa com a mídia na TV. Ela provoca no consumidor o desejo de consumir um Produto Ferrero. Mas é na loja que a guerra é decidida. Quando o produto está bem exposto, o desejo de consumir se transforma em DECISÃO DE COMPRA
Quem consegue me dizer o nome de 3 produtos que identificaram nas gôndolas?
Tudo acontece na loja e de forma muito rápida.... O consumidor percorre as prateleiras com os olhos a cerca de 100km/h e consegue perceber apenas 10% do que está exposto à venda numa loja. Menos de 15% dos clientes saem de casa sabendo exatamente o que irão comprar.
Tudo acontece na loja e de forma muito rápida.... 81% das pessoas decidem o que vão comprar somente na hora do vamos ver. Ou seja, na loja . A escolha acaba acontecendo dentro da loja para quatro em cada cinco itens adquiridos. O tempo de atração que gera o impulso de compra é de aproximadamente 12 milésimos de segundo.
Portanto.... Não basta o Produtos Ferrero estarem presentes no PDV... Devem estar no local correto, onde o consumidor possa acessá-los facilmente, com uma ótima apresentação, o preço correto e com uma excelente exposição. Os Produtos Ferrero devem “saltar aos olhos e às mãos do consumidor” Isso é MERCHANDISING
MERCHANDISING MERCHANDISING Não é enfeitar a loja É um conjunto de ações previamente planejadas, efetuadas na loja, que têm como objetivo fazer com que o Consumidor DECIDA-SE PELA COMPRA DOS PRODUTOS FERRERO
A Ferrero investe milhões de reais em peças de merchandising para... Exposição dos produtos, gerando atratividade, visibilidade e acessibilidade.
A Ferrero investe milhões de reais em peças de merchandising para... Comunicação dos benefícios e/ou atividades promocionais. Comunicação dos benefícios e/ou atividades promocionais.
Mais do que somente para destacar produtos, as peças de merchandising funcionam como verdadeiros instrumentos de relacionamento e atratividade no PDV, gerando curiosidade, movimento e circulação no PDV.
Comentários de um vendedor da Distribuidora Muller em Santa Catarina...
Responsabilidades do Supervisor de Merchandising e do Promotor Implementar todo o material no maior número de lojas possíveis. De forma rápida e correta. Nos Pontos Quentes da loja. Zelar pela manutenção dos mesmos. Retirá-los ao final de cada campanha, se for o caso.
Regras Gerais
Os pontos quentes estão indicados em vermelho Área de vendas ENTRADA Gôndola ilha Gôndola Gôndola matinais Gôndola de chocolates ilha Gôndola Gôndola Check-stand Check out Padaria Ponta de gôndola
Para serem vistos, os produtos têm que ter, no mínimo, 30 cm de exposição.
Quando o consumidor não identifica o preço do produto ele não compra!