ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Advertisements

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
REFLEXÃO Conceber a avaliação como um projeto de futuro. Garantir a todas as crianças e jovens uma aprendizagem para toda a vida. Para tanto, é preciso.
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Projecto Aprende Comigo para a inclusão das crianças com autismo
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Surdez A Educação dos Surdos.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
Síndrome de Asperger HISTÓRICO.
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Transtornos da Aprendizagem
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
  Reabilitação cognitiva nos Transtornos de Aprendizagem.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
Docente: Edson Alencar Silva
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
Introdução Introdução Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditos Referências.
Escola Municipal Professoras:
O Aluno a Distância e suas Necessidades
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Aprendizado depende de:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA - CEDERJ DISCIPLINA: SEMINÁRIO 7   Aluno:
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
FACINTER JUCÉLIA CONSTANTINI SANDRA MARA RIBEIRO QUEDAS DO IGUAÇU
A medicalização da educação
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Doença Mental Definição Médica
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
Ensino Especializado em TGDs
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Educação Especial Aula 9
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Universidade Estadual de Feira de Santana
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Crianças Especiais Crianças Especiais.
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
DISLEXIA e OUTROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Matriz de avaliação processual
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER Docente: Edson Alencar Silva

Diferenças entre dificuldades acentuadas de aprendizagem e deficiência mental: De acordo com Nilza Maria dos Santos (2007), é comum e recorrente ocorrer a confusão entre dificuldades acentuadas de aprendizagem e deficiência mental; Segundo a autora, isso ocorre principalmente por falta de preparo dos docentes para lidar com esse problema. Nesse caso podemos pensar que ao agirem dessa maneira os professores podem estar se esquivando.

Diferenças entre dificuldades acentuadas de aprendizagem e deficiência mental: “As crianças com dificuldades [acentuadas] têm disfunções em habilidades necessárias para haver aprendizagem efetiva, apresentando problemas na compreensão de leitura, organização e retenção da informação e na interpretação de textos (SANTOS, 2007).”

Diferenças entre dificuldades acentuadas de aprendizagem e deficiência mental: Para a autora, pode ser considerado deficiente mental aquele indivíduo que apresenta um potencial intelectual abaixo da média. Portanto, não dificuldade, mas deficiência mental; Dificuldades são específicas, já deficiência pode se falar em discapacidade global.

Diferenças entre dificuldades acentuadas de aprendizagem e deficiência mental: Como pontua Fernandez (2001, apud. SANTOS, 2007): “Fracasso escolar afeta o aprender do sujeito em suas manifestações sem chegar a aprisionar a inteligência: muitas vezes surge do choque entre o aprendente e a instituição educativa que funciona de forma segregadora. Para entendê-lo e abordá-lo, devemos apelar para a situação promotora do bloqueio.” Dificuldades são específicas, já deficiência pode se falar em discapacidade global.

Autismo, Síndrome de Asperger e a aprendizagem O autismo pode ser definido como uma perturbação do desenvolvimento infantil frequente, e que se apresenta como alterações de comunicação, socialização e comportamentos restritos e estereotipados. O Autismo foi identificado pela primeira vez em 1943, pelo psiquiatra norte-americano Leo Kanner. Apesar de saber que há uma suscetibilidade genética (mais de 90%), a sua causa é desconhecida. O autismo se apresenta em graus como caracteriza Lorna Wing (Autismo clássico, síndrome de Asperger, pertubação desintegrativa da Infância, Autismo atípico e traços de Autismo). http://www.youtube.com/watch?v=971i6dTkEAI Autismo na globo pelo Dr. Dráuzio Varella.

Autismo, Síndrome de Asperger e a aprendizagem A diferença principal entre o autismo clássico e a Síndrome de Asperger está no fato de que os portadores dessa perturbação apresentam um grande desempenho em determinadas áreas de interesse e uma capacidade extraordinária de memorização (SANDRA, SEQUEIRA, VILA, 2009) http://www.youtube.com/watch?v=rloNvRuzwzE Sindrome de asperger.

Reflexão O vídeo apresenta de maneira clara o contexto do autismo? Qual a sua opinião sobre?

ATIVIDADE A partir do conteúdo desenvolvido até aqui, elaborem dois esboços de possíveis estratégias para atuar com indivíduos autistas e portadores da síndrome de Asperger, levando em consideração as suas características distintivas.

Distinção entre dislexia e dificuldade de aprendizado “A dislexia é um defeito da aprendizagem da leitura caracterizado por dificuldades na correspondência dos símbolos gráficos, às vezes mal reconhecidos, e fonemas, muitas vezes, mal identificados (SANTOS, 2007, apud. DUIBOIS, 1993).” Lembrar: A dificuldade de aprendizagem se configura como um déficit aproveitamento acadêmico, sendo, pois, entendida a partir de fatores não biológicos.

Distinção entre dislexia e dificuldade de aprendizado Ainda não se sabe as causas da dislexia, mas alguns pesquisadores apontam para fatores genéticos e gestacionais, tal qual o aumento da testosterona no período de gravidez; Também não há consenso em relação a população afetada. Alguns estudiosos do assunto dizem ser em torno de 10% dos estudantes e outros dizer ser 30%.

Distinção entre dislexia e dificuldade de aprendizado De acordo com Días (2011), a dislexia geralmente é diagnosticada na idade escolar, principalmente nas primeiras séries do ensino fundamental, a partir da exigência da alfabetização; Para o autor a dislexia trata-se de uma alteração da leitura e não da linguagem. Diante disso, é importante frisar que uma criança com dislexia pode compreender uma mensagem ouvida, mas não compreende uma mensagem escrita;

Distinção entre TDAH e indisciplina O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) Há quem diga que essa alteração não exista, mas já foi provado cientificamente a sua existência.

Distinção entre TDAH e indisciplina O TDAH pode levar a um quadro de dificuldades emocionais, de relacionamento, assim como baixo rendimento escolar; O seu diagnóstico depende de uma série de observações e se configura em desafio para pais e professores. Frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho entre outras. Com frequência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas. Com frequência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra. Com frequência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções). Com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades. Com frequência evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa). Com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por ex., brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais). É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa Com frequência apresenta esquecimento em atividades diárias. http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/05/dificuldade-de-aprendizado-pode-ser-algum-transtorno-do-cerebro.html

Atividade Reflitam sobre a citação abaixo e apontem a opinião do grupo sobre a questão principal que ela aborda. “Não conseguir aprender em tempo igual ou semelhante que os colegas, não conseguir permanecer sentado por longos períodos de aula, não tirar a média mínima nas avaliações para poder ser aprovado, não conseguir atingir os objetivos mínimos pré-definidos na escola para serem desenvolvidos em um ano letivo e não tolerar a invenção de sua capacidade, reagindo através de comportamentos que são lidos como indisciplina, são alguns dos exemplos de produções vividas nas escolas pelos alunos que buscam em serviços de apoio pedagógico uma chance de não sair e nem mesmo reprovar na escola. (LOPES, 2004)”

Referências http://www.tdah.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&layout=item&id=11&Itemid=116&lang=br#sthash.0fV3b5ZO.dpuf