GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1

O QUE É GESTÃO PROJETO? É um ramo da Ciência da Administração que trata do planejamento, execução e controle de projetos; Executar projetos, de maneira cada vez mais eficiente, é um recurso essencial para a sobrevivência da empresa moderna; PMBOK: É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim atender aos seus requisitos. 2

REQUISITOS/NECESSIDADES PROCESSO DISCIPLINADO O QUE É GESTÃO PROJETO? FERRAMENTAS CONHECIMENTOS REQUISITOS/NECESSIDADES + PROCESSO DISCIPLINADO = PRODUTOS EXCELENTES HABILIDADES TÉCNICAS 3

O QUE É GESTÃO PROJETO? Uma metodologia formal de gerenciamento de projetos habilita a empresa a maximizar a consistência, eficiência, qualidade e produtividade em projetos; Sempre foi praticado informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século XX.  Foi na década de 50 que teve início a era moderna da gerência de projeto. 4

BENEFICIOS GESTÃO DE PROJETOS Escopo claramente definido; Permite o trabalho multidisciplinar/ multifuncional; Geram-se projeções realistas de cronograma; Cumpre-se o cronograma; Disponibiliza os orçamentos antes do início dos gastos; Otimiza a alocação de pessoas e equipamentos; Melhoria na comunicação entre participantes; Melhor entendimento pela equipe das atividades; Enfoca as necessidades dos clientes. 5

Processo PROCESSOS GESTÃO DE PROJETOS É uma sequência repetitiva de operações, com o objetivo de produzir resultados padronizados; Os processos de um projeto são realizados por pessoas e, geralmente, se enquadram em duas categorias: Processos de gerenciamento de projetos: descrevem e organizam o trabalho do projeto, como processo de elaborar o cronograma de um projeto; Processos orientados a produto: especificam e criam o produto, são tipicamente definidos pelo ciclo de vida do produto e variam de acordo com a área de aplicação. Um exemplo seria o processo de elaboração da planta de uma casa a ser construída. 6

PROCESSOS GESTÃO DE PROJETOS O PMBOK® organiza em cinco grupos os processos de gerenciamento de projetos: 7

PROCESSOS GESTÃO DE PROJETOS O PMBOK® organiza em cinco grupos os processos de gerenciamento de projetos: processos de iniciação: processos de autorização para que se dê início a um projeto ou a uma de suas fases; processos de planejamento: processos de criação e manutenção do plano do projeto, selecionando o melhor caminho para que sejam alcançados os objetivos propostos; processos de execução: processos de coordenação de recursos físicos (pessoas, materiais e equipamentos) executando o que foi planejado de forma a atender às especificações do projeto; 8

PROCESSOS GESTÃO DE PROJETOS O PMBOK® organiza em cinco grupos os processos de gerenciamento de projetos: processos de monitoramento e controle: buscam garantir que os objetivos do projeto sejam atingidos. Realizam o acompanhamento e a medição regular do progresso, visando a identificação de desvios do plano e implementando ações corretivas, quando necessárias; processos de encerramento ou fechamento: processos de formalização do fim do projeto ou de uma fase, comunicação de tais eventos às partes interessadas, arquivamento e aceitação final da fase ou do projeto. 9

CICLO DE VIDA GESTÃO DE PROJETO As saídas de um processo são, em geral, entradas para outro processo de gerenciamento: entradas: informações ou documentos que sofrerão/gerarão algum tipo de ação no processo; técnicas e ferramentas: mecanismos aplicados às entradas responsáveis pela geração das saídas; saídas: documentos ou itens documentáveis que são o resultado do processo. Obs.: Os processos de gerenciamento não ocorrem somente uma vez durante o projeto, podendo ocorrer em todas as fases. 10

GERENCIAMENTO DE PROJETO Agir Planejar A P C D Checar Fazer 11

GERENCIAMENTO DE PROJETO 12

Tripla Restrição ou Restrição Tripla ÁREAS DE CONHECIMENTO Tripla Restrição ou Restrição Tripla Durante o gerenciamento do projeto é necessário balancear as demandas conflitantes de escopo, tempo e custo. Estas demandas formam a tripla restrição. 13

ÁREAS DE CONHECIMENTO GESTÃO DE INTEGRAÇÃO 14

ÁREAS DE CONHECIMENTO Escopo Define os processos e atividades para que se garanta que o projeto inclua todo o trabalho necessário (e apenas o trabalho necessário) para que o projeto seja concluído com sucesso. Isso inclui: Coletar requisitos; (Planejamento) Definir o escopo; (Planejamento) Criar a estrutura analítica do projeto (EAP); (Planejamento) Verificar o escopo; (Monitoramento) Controlar o escopo. (Monitoramento) 15

ÁREAS DE CONHECIMENTO Tempo Descreve os processos e atividades para que o projeto seja concluído no prazo correto. Isso inclui: Definir atividades (Planejamento) Sequenciar a execução das atividades (Planejamento) Estimar recursos necessários para execução das atividades (Planejamento) Desenvolver o cronograma (Planejamento) Controlar o cronograma (Monitoramento) 16

ÁREAS DE CONHECIMENTO Custos Descreve os processos e atividades de planejamento, estimativa de custos,  determinação do orçamento e controle de custos do projeto. Isso inclui: Estimar custos (Planejamento) Orçar custos (Planejamento) Controlar custos (Monitoramento) 17

ÁREAS DE CONHECIMENTO Qualidade Descreve os processos e atividades referentes ao planejamento, monitoramento, controle e garantia da qualidade do projeto. Isso inclui: Planejar a qualidade; (Planejamento) Realizar a garantia da qualidade (Execução) Realizar o controle da qualidade (Monitoramento) 18

ÁREAS DE CONHECIMENTO Recursos Humanos Descreve os processos e atividades relacionados com o planejamento, contratação, mobilização, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. Isso inclui: Desenvolver o plano de recursos humanos (Planejamento) Contratar ou mobilizar a equipe do projeto (Execução) Desenvolver a equipe do projeto (Execução) Gerenciar a equipe do projeto (Execução) 19

ÁREAS DE CONHECIMENTO Comunicações Descreve os processos e atividades relacionados com a geração, coleta, distribuição, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e apropriada. Isso inclui: Identificar as partes interessadas (Iniciação) Planejar as comunicações (Planejamento) Distribuir informações (Execução) Gerenciar expectativas das partes interessadas (Execução) Relatar desempenho (Monitoramento) 20

ÁREAS DE CONHECIMENTO Riscos Descreve os processos e atividades relacionados com a identificação, análise e controle dos riscos do projeto. Isso inclui: Planejar o gerenciamento de riscos do projeto (Planejamento) Identificar riscos (Planejamento) Realizar análise qualitativa dos riscos do projeto (Planejamento) Realizar análise quantitativa dos riscos (Planejamento) Planejar respostas aos riscos (Planejamento) Monitorar e controlar riscos do projeto (Monitoramento) 21

ÁREAS DE CONHECIMENTO Aquisições Descreve os processos e atividades relacionados com compra ou aquisições de produtos, serviços ou resultados para o projeto. Isso inclui: Planejar aquisições (Planejamento) Conduzir aquisições (Execução) Administrar aquisições (Monitoramento) Encerrar Aquisições (Encerramento) 22

ÁREAS DE CONHECIMENTO Integração Define os processos e as atividades que integram os diversos elementos necessários ao gerenciamento de um projeto. Isso inclui: Desenvolvimento do termo de abertura do projeto (Iniciação) Desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto (Planejamento) Orientar e gerenciar a execução do projeto (Execução) Monitorar e controlar o trabalho desenvolvido pelo projeto (Monitoramento) Realizar o controle integrado de mudanças (Monitoramento) Encerrar o projeto ou uma fase do projeto (Encerramento) 23

ÁREAS DE CONHECIMENTO X GRUPO PROCESSOS ESCOPO TEMPO CUSTO QUALIDADE R.H AQUISIÇÕES COMUNICAÇÃO RISCOS INTEGRAÇÃO 24