TEMA: Construindo as Políticas Públicas com a Comunidade Gaúcha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude 3ª Conferência do Esporte Mineiro.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Política Nacional do Esporte Brasília - Novembro/2005
Saúde e Prevenção nas Escolas
1ª Consocial Informações Gerais.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
3º Seminário Temático Desenvolvimento Institucional na Política de Habitação 9 e 10 DE AGOSTO DE 2011 PLANO CATARINENSE DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
5ª Conferência Nacional das Cidades:
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Tudo Começou em na Expogestão com o Lançamento do Projeto Voz Única – Facisc. Em Nas eleições para governador a ACIOC elaborou o Voz.
Fundação do Esporte e Lazer do Estado
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PLENÁRIA FINAL.
Minas Gerais.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
Plano Estratégico Regional de Turismo
Congresso Nacional da Psicologia
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde no Estado de Minas Gerais.
Consocial METODOLOGIA.
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
MAIO/2012. O QUE É UMA CONFERÊNCIA Espaço público de debates, Mecanismo institucional de democracia participativa. CONFERÊNCIA CONVOCADA PELO PODER PUBLICO.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

TEMA: Construindo as Políticas Públicas com a Comunidade Gaúcha GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA ESTADUAL DO ESPORTE E DO LAZER FUNDAÇÃO DE ESPORTE E LAZER DO RS / FUNDERGS Conferência Estadual de Esporte e Lazer TEMA: Construindo as Políticas Públicas com a Comunidade Gaúcha

Conferência Estadual de Esporte e Lazer Tema: Construindo as Políticas Públicas com a Comunidade Gaúcha Proponente: Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer (SEL) Realização: Fundação de Esporte e Lazer do RS/FUNDERGS Co-realização: Prefeituras e Instituições de Ensino Superior Período de Execução: De junho a Agosto de 2011 Secretário de Estado: Kalil Sehbe Diretora Presidente FUNDERGS: Renita Dametto Diretor Técnico FUNDERGS: Luiz Carlos Bohrer

OBJETIVOS Objetivo Geral: Promover a Conferência Estadual de Esporte e Lazer para discutir com a comunidade riograndense as formas de planejamento, organização e definição de diretrizes das Políticas municipais e estadual e seus planos subsequentes, buscando a valorização na participação de todos os agentes envolvidos.

OBJETIVOS Objetivos Específicos 1. Promover ampla mobilização, articulação e participação de todos os segmentos e comunidade gaúcha em torno da construção da Política Estadual de Esporte e Lazer (PEEL); 2. Conscientizar os gestores e comunidades da importância do esporte e lazer como direito e fator de inclusão social na melhoria da qualidade de vida, contribuindo para a redução dos índices de violências; 3. Apontar diretrizes para a elaboração de programas e projetos municipais e estaduais nas áreas de esporte e lazer, sintonizados com as necessidades e identidades locais;

Objetivos Específicos 4. Potencializar as discussões pertinentes aos cinco Eixos Temáticos e Subtemas propostos; 5. Contribuir para o diagnóstico situacional do esporte e do lazer e sua manifestação regional e estadual; 6. Elaborar, definir, sistematizar e votar as diretrizes para consolidação da PEEL; 7. Incentivar a discussão dos critérios para as políticas de incentivo a projetos e eventos esportivos; 8. Mobilizar os municípios para melhorar e aperfeiçoar a estruturação do sistema de esporte e lazer local com interface estadual e federal;

Objetivos Específicos 9. Promover a troca de experiências entre os municípios e suas políticas esportivas e de lazer; 10. Construir políticas inclusivas, que respeite as questões de gênero, as diferenças e limitações, contemplando pessoas com maior grau de necessidades social, com deficiência e/ou altas habilidades, os surdos, os indígenas, entre outros; 11. Sensibilizar os gestores municipais para as questões de acessibilidade; 12. Estimular a formação continuada dos profissionais e técnicos atuantes na área do esporte e do lazer em todas as suas manifestações;

Objetivos Específicos 13. Discutir sobre os legados positivos que a Copa 2014 e Olimpíada 2016 trarão a partir das ações intersetoriais nas diversas relações (municipal, regional, interestadual, nacional e internacional); 14. Articular vias de desenvolvimento de ciência e tecnologia no esporte e lazer para informação, pesquisa e apoio técnico de atletas amadores e profissionais, bem como qualificação profissional dos dirigentes, gestores, técnicos e professores, estagiários e monitores; 15. Concluir e publicar o documento final da Conferência Estadual de Esporte e Lazer.

Público Participante Secretarias municipais e estaduais; Tanto nas Pré-conferências como na Conferência final Secretarias municipais e estaduais; Prefeituras municipais; Federações, Clubes, Associações, Ligas e Academias; Fundações, Entidades Assistenciais, ONGs, OSCIPs; Sistema “S” Conselhos e entidades representativas; Rede de Ensino pública e privada; População em geral.

Eixos Temáticos e Subtemas: Esporte Educacional: Esporte Escolar; Esporte Universitário. Esporte Rendimento: Esporte Formação de Base Esporte Alto Rendimento Esporte Leis e Incentivos. Esporte e Lazer: Lazer Manifestação Cultural; Esporte Inclusão Social; Esporte Participação. Programas, Projetos e Eventos: Intersetorialidade; Planejamento e Critérios; Gestão Financeira e Marketing; Formação, Capacitação e Atualização. Copa do Mundo 2014 / Olimpíada 2016: Desafios e Oportunidades; Valorização e Identidade Cultural; Perspectivas de Presente e Futuro.

Etapas da Conferência Estadual Etapas Municipais: A cargo de cada município até realização da sua Conferência Regional. Etapas Regionais: de 02/Junho à 12/agosto Etapa Estadual: 20 e 21/Agosto Confira no site da FUNDERGS em qual das regiões que seu município esta inserido. www.fundergs.rs.gov.br

Etapas da Conferência Estadual 1ª Etapa: Municipal - (período anterior a etapa regional) Na etapa municipal, cada cidade ficará responsável pela organização e realização de sua pré-conferência, devendo seguir os eixos temáticos da SEL e suas orientações. A pré-conferência municipal servirá para a organização de propostas que deverão ser encaminhadas para a etapa regional. A promoção e a divulgação da Conferência para toda a comunidade ficará a cargo do município

Etapas da Conferência Etapa: Regional - (de 02 de junho a 12 de agosto) Na etapa regional a SEL, juntamente com as instituições de ensino parceiras, ficarão responsáveis pela organização e realização da Conferência. O estado será dividido em 8 (oito) regiões. Os municípios poderão fazer-se representar por seus delegados eleitos na pré-conferência municipal, e/ou pessoas e segmentos da sociedade, previamente inscritas ou convidadas a participar.

Etapas da Conferência Etapa: Estadual - (Final) A etapa estadual final será realizada em Porto Alegre nos dias 20 e 21 de agosto, em local a ser definido pela comissão organizadora. Nessa etapa a SEL reunirá as demandas das regionais, discutindo e concluindo os trabalhos realizados nas três etapas. A SEL reunirá os delegados eleitos nas regionais, além de pessoas e entidades convidadas e/ou representantes legais, previamente inscritas. A conclusão do trabalho será através da publicação de um documento final, onde apontará os princípios e diretrizes das políticas públicas do esporte e lazer gaúcho.

Etapas Regionais Datas Região Cidade Local 09/06 1ª São Leopoldo UNISINOS 16/06 6ª Santa Maria UFSM 21/06 4ª Passo Fundo UPF 27/06 7ª Rio Grande FURG 28/06 8ª Lajeado UNIVATES 30/06 5ª Caxias do Sul UCS 04/08 2ª São Gabriel URCAMP 10/08 3ª Ijuí UNIJUÍ 20 e 21/08 Final Porto Alegre PUCRS

PROGRAMAÇÃO Manhã: 8h - Recepção, credenciamento e entrega de material 9h30 - Abertura oficial da Conferência 10h30 - Apresentação e organização dos grupos por Eixos Temáticos 12h - Intervalo para o almoço Tarde: 13h30 - Discussão nos grupos temáticos 16h - Intervalo 16h15 - Plenária Final 18h - Encerramento