Seminário de Negócios Online

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Seminário de Negócios Online Casos de Empresas de Sucesso. Equipe: Alysson Feitoza Santos André Barros Braga Danilo Torres Danilo Lima Veras Felipe Abuquerque Felipe Ebert Henrique Lins

Inovação “Inovar é mudar comportamentos, seja essa mudança feita em pessoas, tanto como provedoras de serviços, processos e produtos quanto como consumidoras dos mesmos.” Peter Drucker

O que leva uma empresa a ter sucesso?

Responsabilidade Social; Responsabilidade Ambiental; Sistema de Qualidade reconhecido pelo mercado; Produtividade; Competitividade; Atualização tecnológica; Preparação e postura de seus profissionais; Equipe interna motivada e coesa; Solidez econômico-financeira; Fidelidade dos clientes. Fonte:revista virtual de gestão empresarial

Simples assim?

Planejamento e Visão Trabalho planejado, com visão clara e determinada do que deve ser feito para alcançar o sucesso, dos obstáculos a serem vencidos e das oportunidades que chegam e postura pro ativa de fazer o futuro e não prever o futuro; Treinamento, desenvolvimento e motivação permanente de seus talentos humanos; Obtenção constante de avanços tecnológicos, i.e., inovação tecnológicas; Desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão da qualidade e sócio ambiental; Custos “enxutos”; Marketing agressivo, desde a pesquisa de mercado até a colocação do produto com conquista cada vez maior de espaço e vendas; Sistemática de conquista e manutenção da fidelidade da clientela; Gestão eficaz de seus recursos financeiros. Fonte:revista virtual de gestão empresarial

Casos de empresas de sucesso.

Wal-Mart NorthCross, Austin, Texas. Sam Walton Walton’s 5 & 10

A Expansão 1967 - 24 lojas espalhadas pelo estado americano do Arkansas. 1974 – 78 lojas espalhadas entre 5 estados americanos, tendo um faturamento de U$340 milhões de dólares. 1990 – A rede Wal-Mart já possuia mais 1528 lojas espalhadas por todo os EUA, faturando um total de U$25,8 bilhões de doláres. 1992 – A rede inicia a sua expansão internacional, instalando-se no México e em Porto rico. 1998 – Faturamento de U$118 bilhões de dólares e presença em mais de 6 países, incluindo o Brasil. 2005 – Faturamento total de U$314 bilhões de dólares, 1,6 milhões de empregados, 11 países e mais de 5000 lojas.

Diversificação de serviços Wal-Mart, maior varejista do mundo e o maior empregador privado do planeta Novo conceito de auto service center. Em 1988 a Wal-Mart oferecia serviços de vendas de jóias, stands de fast foods, serviços de troca de óleo e pneus de automóveis, cabeleireiros e vídeo locadoras. Em 2005, a Wal-Mart colocou a venda, acessórios como turbinas de ar, painéis fotovoltaicos solares, Boilers bio-combustíveis, refrigeradores water-cooled e jardins xeriscape. As lojas também possuem várias outras tecnologias de racionamento e utilização de energia de forma inteligente.

E tudo isso a preços incríveis!

Save Money, Live Better! sua política de preços é igualmente extravagante, em vez de comprar barato e vender por um preço que garanta uma boa margem de lucro, a empresa repassa aos consumidores as reduções de preço que consegue na condição de maior comprador do planeta. Isso garante aos consumidores preços sempre baixissimos!

O Fenômeno Wal-Mart Os historiadores, antropólogos e economistas acreditam que a rede tornou-se tão grande que passou a influenciar o meio ambiente, as relações de trabalho e os hábitos de consumo globais, alterando o cenário econômico e social a seu redor. Esse poder, e a forma como foi conquistado em apenas quatro décadas, constitui uma lição para todos, não apenas para os supermercadistas. Não há uma cidade sequer nos EUA que esteja a mais de 100km de distância de uma loja Wal-Mart. 138 milhões de consumidores, em média, visitam suas lojas a cada semana.

Dados sobre a empresa Faturamento: US$ 256 bilhões, o maior do planeta Presença: está em 11 países, lidera em três Crescimento: 11,6% em 2003. Dobra de tamanho a cada quatro anos Caixa: tem US$ 15 bilhões para aquisições Empregos: 1,6 milhão. Maior empregador do planeta Poderio: detém 8% do varejo americano, o maior do mundo Expansão: gasta US$ 1 bilhão por mês em compras de terras Expansão II: abre 300 novas lojas a cada 12 meses Impostos: paga US$ 5 bilhões por ano Preços: 15% abaixo da média do varejo global Deflação: ajuda a reduzir em 1% a inflação americana Compras: é responsável por 10% das exportações da China

Um gigante a ser temido A TEORIA ECONÔMICA a.WM (antes do Wal-Mart): Pregava que a prosperidade é criada quando as grandes empresas pagam bons salários e seus milhões de funcionários podem ir às compras como consumidores abastados. O Wal-Mart desdenha essa lógica: Do alto de um faturamento anual de US$ 256 bilhões, sua contribuição ao ciclo econômico mundial consiste em três itens: Pressionar os fornecedores para reduzir preços, Usar tecnologia digital de primeira linha para baratear a gestão de seus estoques. Pagar aos seus 1,6 milhão de funcionários o menor salário possível, encolhendo os custos da empresa.

Um gigante a ser temido Um artigo recente do Denver Post, do Colorado, diz que os efeitos sociais das 150 lojas que o Wal-Mart abre todos os anos nos Estados Unidos são tão controversos, que a sociedade americana está se dividindo entre os que gostam e os que não gostam da empresa. “O movimento anti-Wal-Mart foi além do simples protesto e se transformou em fenômeno social”, afirma o Denver Post. Embora em muitos locais os investimentos e os 500 empregos de cada loja da cadeia sejam bem-vindos, em outros, como a Califórnia, comunidades inteiras se movimentam para impedir sua instalação. Prevalece, entre os grupos de protesto, a impressão de que o Wal-Mart é um predador econômico pronto a devorar o comércio local nas regiões em que se instala.

GOL Transportes Aéreas

GOL Transportes Aéreos Em 2001 o mercado da aviação civil já estava estabelecido e contava com grandes empresas Algumas peças chave para entrar neste mercado Know How Constantino de Oliveira Júnior, presidente da empresa, é herdeiro do grupo Áurea, um dos maiores em transporte de passageiros no Brasil Inovação Política de low costs

Expansão Compra da “nova Varig” em 2007 Aumento da participação no mercado internacional Continuação da política de preços baixos Fim do serviço de primeira classe Próprio Centro de Manutenção de Aeronaves Aquisição de novas aeronaves

GOL - Dificuldades Movimento contrário à política low cost por parte de empresas concorrentes Queixa formal da ANAC à CADE contra promoção “Viaje a R$40,00” Acidente envolvendo avião da empresa Boeing 737-800 SFP da companhia chocou-se no ar contra uma aeronave Embacer Legacy particular Maior acidente da história da aviação civil brasileira

GOL – Atual situação Lucro líquido de R$107,6 mi no segundo trimestre de 2006 Segundo lugar entra empresas de transporte aéreo no Brasil Almeja o primeiro lugar, pertencente à TAM

GOL - Previsões Empresa ainda nova e em expansão A companhia tem apenas 6 anos de existência e já possui grande participação no transporte aéreo de passageiros do Brasil Maior participação no mercado internacional Compra da “Nova Varig” visa aumentar a participação internacional Busca ser a maior empresa de transporte aéreo no Brasil Apenas a TAM está à sua frente

Apple

Como nasceu Acabaram fundando a apple!!! Steve Jobs e Steve Wozniak eram amigos de colégio e foram, ambos, por coincidência, trabalhar no no Vale do Silício. Acabaram fundando a apple!!!

No começo e logo depois... Apple I em 1976 Apple II em 1977 Lançado por insistência de Steve Jobs Apple II em 1977 A empresa começa a decolar Apple III em 1980 Na época a empresa crescia, contratava pessoal e atraia investidores, que queriam ser diretores da empresa Apple II

1981 – Um ano ruim Mercado saturado dificulta as vendas A Apple despede 40 funcionários Wozniak se machuca em acidente aéreo e se ausenta da companhia Jobs assume a presidência da Apple

Nova liderança na empresa Em 1983 John Sculley, então presidente da Pespi-Cola, vira presidente e CEO da Apple Ficou claro que Sculley não entendia muito do negócio de computadores Ele e Jobs entram em desacordo Em 1984 a Apple lança o Macintosh As vendas iniciais do Macintosh foram boas, mas decaíram perto do natal do mesmo ano Em 1985 Jobs e Sculley voltam a discutir e Jobs pede demissão

Hoje em dia... Em 2006 a Apple vendeu em torno de US$ 19,3 bilhões Muitos produtos bem conhecidos, bem falados e vendendo bem iPhone iPod MacBook

Hoje em dia... 180 pontos de venda em Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão e Itália Origens Indie, campanhas publicitárias e desgin da Apple dão uma reputação distinta à companhia Público devotado de forma incomum

Inovação = Sucesso? Alguns produtos não deram certo, talvez, por serem modernos demais Apple III, Apple Lisa, Apple Newton, Quicktake e Apple Pippin Apple Lisa Apple Newton Quicktake Apple Pippin

E quanto ao futuro? Fraco domínio no mercado de computadores iPods garantem o mercado de música digital Segundo Jobs, a visão da Apple é fundamental para o futuro da empresa “Há um DNA muito forte na Apple que diz respeito a pegar tecnologia de ponta e facilitá-las para as pessoas”

Mozilla Nascida da falecida Netscape Na sua fase de criação contou com a força de trabalho da Netscape e ajuda financeira da AOL Em 2003 nasce a Mozilla Foundation Mozilla Foundation – Fundação (cuida da parte política e organizacional) Mozilla Corporation – Empresa (marketing e business)

Mozilla Foundation Não-lucrativa Objetiva promover inovação na Internet Criada com o objetivo de obter maior flexibilidade para a Mozilla como um todo As comunidades Open Source desenvolvem seus produtos. A fundação controla as atualizações Concede as licenças a Mozilla Corporation

Mozilla Corporation Empresa Lucrativa Porém tudo que ganha é reinvestido Responsabilidade sobre plano de negócios Responsabilidade sobre Marketing e divulgação dos produtos Principais produtos – Firefox e Thunderbird

Mozilla - Entrada no Mercado A Netscape deu a força inicial AOL “patrocinou” Tornou-se independente e criou a dualidade Divisão de tarefas entre Corporação e Fundação Parceria com gigantes do Mercado de TI: Google, IBM, HP, Yahoo...

Mozilla - Previsões 14,85% dos usuários da Web utilizam o Firefox Isso é muito comparado ao tempo que o Firefox começou a “andar”! Mais empresas serão atraídas pelas suas parcerias (2006 rendeu U$ 68 mi) Já é um forte concorrente do popular Internet Explorer