O ensino de Fração Alex Sandro Gomes
Apresentação Aprendizagem do conceito de frações Aprendizagem de Fração Dificuldades com Frações Ambiente que permite manipulação de quantidades e associação de quantidades a símbolos Proposta de material [Software] Desenvolvimento de software para o ensino de fração
Aprendizagem de Fração Existência de uma totalidade divisível Existência de um número determinado de partes Esgotamento do todo Relação entre o número de partes e o número de cortes
Aprendizagem de Fração Equalização das partes Conceitualização de cada fração como parte de um todo em si susceptível de novas divisões Atendimento ao princípio da invariância: a soma das frações constituídas é igual ao todo inicial
Dificuldades com Fração Ensino centrado na manipulação de símbolos Exemplos: 1 2 3 6 + = 12 4
Proposta de material Seleção da unidade Manter a relação entre quantidade e símbolo Permite manipular diferentes representações
Seleção da unidade A unidade será definida de acordo com o MMC dos denominadores da fração proposto no problema. Exemplo : A unidade terá 12 vezes o tamanho da menor peça. 1 7 12 3 4 + =
Quantidade relacionada com o símbolo O aluno associa cada bloco a um valor proporcional ao inteiro O valor dos blocos é alterado sempre que o inteiro mude de tamanho Cabe ao aluno encontrar os novos valores
Design da interface Levar em consideração o processo de gênese e as dificuldades Analisar a estruturas das atividades com os materiais Técnica de IHM Elaboração de protótipos modelos tangíveis ou interfaces
Blocos de Cuisinaire Aprender frações usando Cuisenaire Na análise dos resultados Há aspectos da linguagem que não puderam ser transpostos para a interface Por quê?
Manipulação de representações O Aluno terá a disposição: 10 blocos de tamanhos variados um inteiro Associa-se valores aos blocos O valor corresponde ao tamanho é proporcional ao inteiro Pode-se comparar com o inteiro
Estado atual
Material de Apoio Utilização em sala de aula Utilização em laboratório Material de apoio ao ensino Demonstração Exposição Utilização em laboratório Resolução em duplas Tarefas Atividades complementares
Conclusões Uma primeira interface está parcialmente concluída Manipulação Associação de valores Tarefas Estudo piloto com alunos e professores do ensino fundamental Analisar a adequação dos materiais à proposta de aprendizagem