A Decisão Participativa A importância da Comunicação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atender Bem ou Tratar Bem?
Advertisements

TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
Comportamento do Consumidor Online
COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
RELAÇÃO COM EMPREGADOS: CONFLITO
DINÂMICA de GRUPOS SEGUNDA PARTE.
GESTÃO DE SERVIÇOS ADM 1530 – C01
Assessoria Organizacional e RP
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Líder x Liderado Silvio Dobelin.
PIRÂMIDE DE ABORDAGENS
Procedimentos de seleção de trabalhos científicos Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
PRINCIPAIS HABILIDADES DO PROFISSIONAL CONTÁBIL MODERNO
Traços da Personalidade
Copyright 2013, by Marcos Berenguer
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. O usuário e o processo de referência
O Grupo Toda agente tem a necessidade de se relacionar com os outros.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Comunicação Empresarial
Teoria da Comunicação A comunicação completa e eficaz entendida como troca de informações, idéias sentimentos, escrita, oral ou de sinais é vital para.
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
Seleção e Gestão de pessoas Trabalho de campo Adriano Montico Célia Ciani Luis V. Gasparini Rafael Valamede Tatiani Velardi.
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
GESTÃO DE PROJETOS 1 Aula 13. ExtroversãoIntroversão Sensação Intuição Atenção preferencial para o mundo exterior Preferência por informação concreta.
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Abril | Liderança TODOS OS LÍDERES, além de Gestores de Negócio devem ser Gestores de Pessoas.
O processo de comunicação
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Comunicação A palavra comunicação significa “tornar comum”, trocar informações e compartilhar idéias. É a transferência e a compreensão de significados.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Material de apoio Profª Marisa C. de Almeida
Competências Gerenciais
FEEDBACK.
Administração Aplicada à Engenharia Civil
Homem X Comunicação.
Introdução a Administração
A Comunicação e seus Conceitos
A Comunicação na Gestão de RH
Líderes, quem são? São as pessoas que estimulam o trabalho em equipe, motiva e orienta o colega de trabalho, proporciona as mudanças e encara-as como facilitadores.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Tema 16 – Comunicação O homem é um homo loquens, ou seja, um homem da linguagem. Ele constrói o seu mundo, suas relações, seu espaço por meio da linguagem.
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
WORKSHOP Gestão de Pessoas.
Liderança Contingencial
Capítulo 18 Gerência de Comunicação de Marketing.
O GRUPO Interdependente Interação Unidade Reconhecível
HELY APARECIDA ZAVATTARO
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
A Liderança transformacional
O processo de trabalharmos juntos para chegarmos a um objetivo comum.
Elementos da comunicação
Dos Conceitos às Aplicações
1.
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Comunicação e Linguagem
Habilidades e características do líder
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
COMUNICAÇÃO.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Teoria das Relações Humanas
Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
Transcrição da apresentação:

A Decisão Participativa A importância da Comunicação

A Decisão Participativa A questão da Percepção: entre a emissão da mensagem e a sua recepção ocorre o fenômeno da PERCEPÇÃO. Possuímos percepção seletiva; - As percepções dependem: do objeto ou estímulo a ser percebido; do sujeito ou da pessoa que percebe; - As pessoas organizam a percepção em sistemas ou conjuntos conforme similaridade; aproximidade; experiência e desejos. - Quando a informação é contrária ao sistema existente, resistimos a modificar o sistema e isolamos a informação; - Os sistemas de informações não são imutáveis. Como estimular essa revisão de novas informações (interrogação).

A Decisão Participativa Bloqueio da comunicação: Emissor - Receptor; - Deficiências ocasionadas pelo Emissor: a) Não esclarecimento de objetivos; b) Utiliza meio de comunicação inadequado; c) Usa linguagem e conceitos que não são entendidos; d) Supõe que o receptor conheça o assuto em pauta; e) Não é estimulante; f) Não provê feedback, não controla os resultados.

A Decisão Participativa Problemas na área do receptor: a) O receptor só aceita a mensagem em parte; b) O receptor esquece, rejeita, reprime a mensagem; c) O receptor reinterpreta a mensagem, distorce (racionalização); d) O receptor forma julgamentos e preconceitos a respeito do emissor ou da mensagem, antes de escutar o conteúdo; e) O receptor não pede esclarecimentos;

A Decisão Participativa Funções do Líder no Grupo: - Funções de Manutenção do grupo; - Funções de realização do objetivo; - Apoio; - Facilitar a interação; - Ênfase no objetivo; - Facilitar o trabalho;

A Decisão Participativa Como são tomadas as decisões no grupo: a) por decisão ou omissão; b) a decisão tomada por minoria; c) a decisão por maioria; d) a decisão por consenso; e) a decisão por unanimidade;

A Decisão Participativa Confiança e colaboração: a) Troca de informações, idéias e sentimentos; b) Maior clareza nos objetivos e formulação de problemas; c) Maior influência os resultados; d) Mais sentimentos de satisfação; e) Mais motivação para por em prática as conclusões; f) Sentimentos de maior aproximação intergrupal; g) Investigação mais extensa de alternativas; h) Menos considerações sérias quanto a deixar o grupo;

A Decisão Participativa Indicadores de crescimento grupal: a) Fluência na comunicação - permissividade; b) Objetividade do grupo no funcionamento; c) Responsabilidade interdependente; d) Coesão do grupo adequada a permitir; e) Habilidade para informar; f) Integração das ideologias;