Perspectivação Económico-Ética da Educação

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Transcrição da apresentação:

Perspectivação Económico-Ética da Educação A Educação perspectivada como “capital simbólico”

Estruturas de Dominação Simbólica Objecto de estudo Relações Sociais FUNDAMENTOS DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO COMO CAPITAL SIMBÓLICO Estruturas de Dominação Simbólica Objecto de estudo Relações Sociais Temas de estudo Sistema Escolar Práticas Culturais Principio explicativo das relações entre os grupos sociais e a cultura Finalidade “A Distinção” Gostos Culturais Conclusões Práticas Culturais Nível de Instrução Origem Social

Diferentes tipos de capital Diferentes grupos sociais “Existir num espaço social é ser diferente, é marcar uma distância entre si mesmo e os outros Diferentes tipos de capital Diferentes grupos sociais Classe Dominante Classe Dominada Social Cultural Simbólico Económico Rede social Recursos intelectuais Imagem social e rituais Bens, recursos económicos Diversas fracções Os capitais são produtivos Os capitais são relações Os capitais não têm todos o mesmo prestigio As relações sociais além de relações objectivas têm uma dimensão simbólica

ESPAÇO SOCIAL E ESPAÇO SIMBÓLICO Distribuição dos agentes sociais ou os grupos no espaço social Capital económico Capital cultural Posição no espaço social Principio de autoclassificação e de classificação com base na distinção; habitus Disposições associadas à cultura inculcadas pela socialização Estilos de vida Distinção Diferenças simbólicas

Em suma: “A identidade social afirma-se pela diferença” A distância é simultaneamente material e simbólica A vida reproduz-se em campos sociais Em cada campo social lutam diferentes grupos Apropriação do capital habitus Distribuição do capital é arbitrária Capital simbólico

Capital simbólico “capacidade para anular o carácter arbitrário da distribuição de capital fazendo-a passar como sendo natural” Construir a verdade e impor uma visão do mundo social Estabelecer os critérios de diferenciação social Classificar e construir os grupos sociais Violência Simbólica É uma forma de violência que se exerce sobre os indivíduos com a sua aprovação por não a reconhecerem como violência Educação “informal” / Educação familiar / Educação institucionalizada

Ensino Reprodução Social Distribuição do capital cultural Distribuição do espaço social Estratégias familiares + Lógica da instituição escolar Investem em educação Mantém as diferenças sociais pré-existentes Escolhas com base no habitus

Escola Reproduz desigualdades sociais Instrumento oculto de dominação Próxima das representações e práticas das classes dominantes Cultura escolar Cultura de classe Habitus Percurso escolar Excelência Social Escola – Ideologia do dom

Escola – Ideologia do dom Pressuposto: Escola Desigualdades no sucesso escolar Desigualdade de aptidões inatas Garantir oportunidades a todos Consequências: Exclusão das classes dominadas e reforço das classes dominantes Negação de diferenças entre habitus Aculturação das classes dominadas Violência simbólica Efeitos “perversos” da Democratização do Ensino

CRITICAS À PERSPECTIVA DE BOURDIEU Visão tradicional da sociedade: classes sociais em luta Desadequação da noção de classe social na contemporaneidade Caducidade do conceito de luta de classes Definição dos grupos sociais não ocorre apenas por oposição às classes dominantes Visão estática e ahistórica do processo social Negligencia do papel dos actores sociais