Saúde Suplementar Balanço Sócio Ambiental Primeiro Levantamento

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Transcrição da apresentação:

Saúde Suplementar Balanço Sócio Ambiental Primeiro Levantamento Alfredo de Almeida Cardoso Diretor de Normas e Habilitação de Operadoras – ANS Cláudio Albuquerque Consultor

Uma Breve Contextualização Décadas 70 - 80 Mudança de Paradigmas: Fortalecimento Sociedade Civil; Início do Processo de Globalização Financeira Década 90 Consolidação: Mercado Mundial; Grandes Fraudes; Governança Corporativa Protagonismo da Sociedade Civil

Uma Breve Contextualização “Uma revolução silenciosa está a caminho nos mercados financeiros globais” Gavin Power, chefe da Financial Markets Initiative, Pacto Mundial. ONU – 1999 – Pacto Mundial – Cidadania Corporativa Fundos Globais em Investimento Socialmente Responsáveis Índice de Sustentabilidade da Dow Jones (DSJI) Princípios do Equador – International Finance Corporation – BM (50M) PRI – Princípios de Investimento Responsáveis – Fundos de Pensão Mundiais Global Reporting Initiative 2005 - Indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – BOVESPA

DJSI WORLD x MSCI WORLD Base 100 = 31/12/1993 Responsabilidade Socioambiental Por quê? DJSI WORLD x MSCI WORLD Base 100 = 31/12/1993 209,0% 121,8%

Responsabilidade SócioAmbiental As Fases: – Fase I: elaboração de questionário para suportar o levantamento e sua compilação; produção de relatório crítico (nível atual), estruturação de manual sobre Responsabilidade Socioambiental (guia para futuros levantamentos) e publicação dos resultados. – Fase II – Elaboração conjunta com o segmento de modelo próprio de Responsabilidade Socioambiental. A referida construção conjunta deverá contemplar aspectos como; formas de avaliação, formas de premiação e política de divulgação.

O Levantamento Levantamentos enviados - 1800; Retornos - 796; Cooperativa 104 Medicina de Grupo 43 Auto Gestão 11 Odontologia de Grupo 8 Seguradora 7 Filantropia 181 Levantamentos enviados - 1800; Retornos - 796; Amostra - 181;

Operadoras - Levantamento O levantamento Brasil 2004 Investimento Social – 4,7 bilhões 0,27 do PIB. Operadoras - Levantamento Faturamento da amostra – R$ 50.482.315 0,34% do faturamento da amostra.

O levantamento O que se buscava? Avaliar a percepção das operadoras quanto ao questão Responsabilidade SocioAmbiental e a relação com seus Públicos de Relacionamento.

O levantamento Meio Ambiente 40% da amostra estudada possuem projetos classificados como de meio ambiente Coleta seletiva de lixo Orientação de seus colaboradores para a racionalização de água e energia. Destaque para as cooperativas: programa 4 R’s – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar –, redução de danos, a utilização de papel reciclado, além da própria coleta seletiva. Metas anuais para minimizar resíduos e o consumo aumentar a eficácia de recursos naturais: 50% das operadoras não apresentaram resposta a questão e 31% delas afirmaram não possuir.

O Levantamento Publico Interno – Dados Relevantes Somente 29 trabalhadores da amostra são analfabetos; Menos de 1% dos trabalhadores são PPD. Somente 12,7% são negros, o que significa uma subrepresentação de 33,3%; 58% dos trabalhadores são mulheres e 50,19% dos cargos de chefia são ocupados por elas; 20% do quadro funcional é composto por terceirizados; 15.193 estagiários.

Gráfico Valor Investido O levantamento Investimento Social Externo Gráfico Valor Investido 1 Educação e alfabetização 2 Assistência social 3 Alimentação e abastecimento 4 Segurança 5 Esporte 6 Saúde 7 Cultura 8 Desenvolvimento comunitário e mobilização social 9 Defesa dos direitos 10 Lazer e recreação 11 Qualificação profissional

O levantamento Investimento Social Externo Gráfico Publico Alvo 1 Comunidade Rural 2 Família 3 Mulher 4 Jovem 5 Adolescente 6 Crianças em situação de risco 7 Moradores ou trabalhadores de lixão 8 Portadores de deficiências 9 Populações de assentamento 10 Dependentes químicos 11 Reclusos do sistema penitenciários e/ou seus familiares 12 Egressos do sistema e/ou seus familiares 13 Afro-descendentes 14 Público GLS 15 Idosos 16 Outro 50 100 150 200 250 300 350 400 450 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

O levantamento Investimento Social Externo Gráfico Motivação 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Motivos humanitários Atender a pedidos de outras entidades Atender a motivos religiosos Atender a solicitações de amigos/políticos Melhorar a imagem da empresa Aumentar a satisfação dos empregados Complementar a ação do governo Atender a comunidades próximas da empresa

O levantamento Investimento Social Externo Quem Decide Dono da empresa Diretoria Comitê de empregados Área de recursos humanos Outro (Terceiros)