Agenda 21 nas Universidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Programa SEBRAE-SP Gestão Ambiental
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
O que é Educação Ambiental?
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (CIATEC) Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento de Empresas (NADE) INCUBADORA AJUDA? Hélio.
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
13° Conferência Nacional de Saúde
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Educação Ambiental - GPEEA
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Núcleo da Agenda Ambiental Decanato de Extensão
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Prefeitura do Recife - EMLURB
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Instituto de Física de São Carlos Comissão de Gestão Ambiental
Programa EESC Sustentável
Logística Sustentável numa Universidade Pública
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
TEMA - 1 Princípios da PNRS
Gestão Sustentável Faculdades Porto-Alegrenses Núcleo Integrado de Pós-Graduação Especialização em Gestão do Capital Humano Professor Ézio Rezende Edição.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Keyton Kylson Fonseca Coelho
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
PROJETO ARTICULADO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA UNIVERSIDADE ABERTA Apresentação para Grupo Soges, União Européia e Representantes do Ministério de.
Inovações para sustentabilidade por meio da participação social: o caso da UFPI José Arimatéia Dantas Lopes (Universidade Federal do Piauí, Reitor)
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Profª Márcia Velista Cavalcante
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
Sobre a CPaNN A Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto é grupo de extensão fundado por alunos da graduação FDUSP sob coordenação da Profa. Patrícia.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
15 anos.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
twitter.com/funasa.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

Agenda 21 nas Universidades Alunos: Carlos Eduardo Pereira Marcos D. B. Watanabe Valquíria Ros Polski LEEIA - FEA - UNICAMP

A Agenda 21 Principal documento gerado na Eco-92, Rio de Janeiro Objetivo: alcançar o desenvolvimento sustentável Gestão eficiente dos aspectos ambientais, sociais e econômicos

Agenda 21 Local Consulta sobre os problemas locais Debate sobre soluções Identificação e implementação de ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local

Principais Desafios (Agenda 21 Local) Condução de um processo contínuo e sustentável Visão multidisciplinar em todas as etapas do processo União de governo e sociedade

Agenda 21 nas Universidades Segmento da sociedade – Instituição de Ensino Espaço multidisciplinar Ponto comum entre a esfera governamental e social

Construção Metodologia de trabalho Reunião de informações - questões chaves, particularidades locais Meios de financiamento Negociações junto ao poder local – Reitoria Elaboração de uma matriz para a consulta à população

UNICAMP Ausência de Agenda 21 Ações pontuais, sem vínculo formal com um documento local . Ex: Coleta seletiva de lixo, Trote da Cidadania, Cursos Pré-Vestibular, Diminuição de desperdício de alimentos no RU, apoio psicológico, entre outros.

Problemas locais Poluição da lagoa Destruição das áreas verdes Alta concentração de automóveis Pouca integração entre as faculdades exatas, biológicas e humanas. Alienação dos universitários – problemas de Barão Geraldo

Ações Maior conscientização da comunidade e ampliação: coleta seletiva; programas de redução de desperdícios de energia, água e alimentos; União das ações pré-existentes como ponto de partida para a sensibilização da Prefeitura do Campus e Reitoria Formalização: Facilidade de financiamento e apoio da comunidade universitária

Exemplo real existente USP recicla Cumprimento do capítulo “Manejo Ambientalmente saudável dos resíduos sólidos” da Agenda 21 Combater o problema do lixo - modificar os modelos de consumo

USP Recicla Implementação de um programa educativo Desenvolvimento de projetos (pesquisa, ensino, extensão e gestão cotidiana) Garantir melhorias ambientais em seu entorno e interfaces 3 Rs: Redução, Reutilização e Reciclagem