DENGUE ABRIL 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Tabela 1. Paraná, Distribuição dos Trabalhadores de Vigilância por Ações de Notificação segundo segundo o tipo de vigilância em que atua. Fonte:
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
DTS/Aids/Hepatites Virais
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa. DENGUE EM SANTA ROSA.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
João Emanuel Santos de Araújo
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Brasília, Agosto de 2010.
Semana epidemiológica 36 de 2013 Salvador, 26 de setembro de 2013.
GT Ampliado Dengue/SESAB
Proposta para Atualização Planos de Contingência 2012/2013
Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Painel: Aspectos destacados
META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.
FASE 1 Notificação, investigação e encerramento dos casos realizados semanalmente. Mapeamento dos casos: geocodificação e georeferenciamento. Busca ativa.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO SETOR DE PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO VISANDO A REDUÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS AO CHUMBO.
PACTO ESTADUAL PELA VIDA UNIDADES DE SAÚDE PARA ATENÇÃO INTEGRAL À MULHER E À CRIANÇA.
RUBEOLA E DENGUE PARANÁ Reunião de Diretores Regionais
Programa de Controle da Dengue
DENGUE: Situação e perspectivas
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
Subsecretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambienal Estratégias de enfrentamento da Dengue em Juiz de Fora - MG Agosto/2011.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
O CENÁRIO DA DENGUE EM MG...
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE
Apresentação Diagnóstico Social
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Enfermagem em Trauma e Emergência
DENGUE PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DA DENGUE. Fonte: NEVE/SESA Casos Notificados – 1995/2012.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Vigilância Epidemiológica
16/10/15.
Situação da DENGUE no Estado de Minas Gerais
Ações estratégicas para redução da carga da hanseníase no Brasil
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
DENGUEZIKA CHIKUNGUNYA Aedes aegypti Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador Belo Horizonte, 29 de fevereiro de.
O papel pedagógico do órgão gestor
Clique para editar o título mestre Clique para editar o texto mestre – Segundo nível Terceiro nível – Quarto nível » Quinto nível Programa de Controle.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE Curitiba, 28 de Março de /2016 Semana epidemiológica 31/2015 a 12/2016.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE Curitiba, 19 de Janeiro de /2016 Semana epidemiológica 31/2015 a 02/2016.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

DENGUE ABRIL 2008

Situação Atual FONTE: SESA/SVS/DEVA/DVDTV * Dados de janeiro e Fevereiro

Situação Atual ÍNDICE DE INFESTAÇÃO PREDIAL - IIP (1º BIMESTRE) POR MUNICÍPIO - PARANÁ - 2008* LEGENDA RISCO NULO - IIP = 0 RISCO BAIXO - IIP > 0 e < 1 RISCO MÉDIO - IIP ≥ 1 e < 4 RISCO ALTO - IIP ≥ 0 FONTE: SESA/SVS/DEVA/DVDTV * Dados de janeiro e Fevereiro

DEPÓSITOS PREDOMINANTES SEGUNDO O TIPO – PARANÁ – 2008* Situação Atual DEPÓSITOS PREDOMINANTES SEGUNDO O TIPO – PARANÁ – 2008* FONTE: SESA/SVS/DEVA/DVDTV * Dados de janeiro e Fevereiro

DENGUE – INCIDÊNCIA POR 100.000 HABITANTES Situação Atual DENGUE – INCIDÊNCIA POR 100.000 HABITANTES PARANÁ 2007 Sem Caso < 100 100 a 300 > 300 FONTE: SESA/SVS/DEVA/DVDTV * Dados preliminares

DENGUE – INCIDÊNCIA POR 100.000 HABITANTES Situação Atual DENGUE – INCIDÊNCIA POR 100.000 HABITANTES PARANÁ 2008* (28 DE MARÇO) 33 municípios Sem Caso < 100 100 a 300 > 300 FONTE: SESA/SVS/DEVA/DVDTV * Dados até 28 de março de 2008

DENGUE – INCIDÊNCIA POR 100.000 HABITANTES Situação Atual DENGUE – INCIDÊNCIA POR 100.000 HABITANTES PARANÁ 2008* (14 DE ABRIL) 44 municípios Sem Caso < 100 100 a 300 > 300 FONTE: SESA/SVS/DEVA/DVDTV * Dados até 14 de abril de 2008

Número de casos confirmados comparativo 2007/2008 Semana 14/2007 15.600 casos autóctones confirmados 27.500 casos suspeitos Semana 14/2008 240 casos autóctones confirmados 6.812 casos suspeitos

A Gestão Integrada de Controle Fundamentos Vigilância em Saúde Controle de Vetores Atenção Básica Assistência ao Paciente Educação em Saúde e Mobilização Social Saneamento Ambiental Legislação Sustentabilidade Político-Social Capacitação de Recursos Humanos Acompanhamento e Avaliação

A Abordagem de Controle da Dengue no Paraná Em momentos críticos – Epidemia -Governo do Estado formou grupo especial de trabalho e definiu um Plano de Ação; -Os municípios mais afetados são priorizados segundo critérios epidemiológicos; (ação permanente) -Principal diretriz: AÇÕES INTERSETORIAIS (GESTÃO INTEGRADA). Participação de todos os órgãos do Governo e de muitos setores da sociedade civil. (ação permanente)

Ações realizadas pela Secretaria de Saúde Mobilização de aproximadamente 45 mil pessoas, entre servidores estaduais, servidores municipais e membros da sociedade civil organizada para a intensificação das ações de controle da dengue nos municípios afetados; Realização de intensas campanhas educativas e informativas em todos os municípios do Paraná; (ação permanente) Reestruturação do serviço de aplicação de inseticida à UBV (fumacê), com a aquisição de 150 equipamentos costais, 9 equipamentos pesados e 14 camionetas; (ação permanente) Reestruturação dos serviços estaduais e municipais de vigilância epidemiológica da doença; - Manutenção dos serviços de diagnóstico laboratorial, com aquisição de kits de diagnósticos excedentes aos enviados pelo Ministério da Saúde; (ação permanente)

Ações realizadas pela Secretaria de Saúde Fornecimento de equipamentos e inseticida aos municípios; (ação permanente) Capacitação de mais de 600 profissionais médicos para o diagnóstico e tratamento de pacientes graves; Capacitação de mais de 200 técnicos e gestores municipais para estruturação das ações de controle nos municípios; Capacitação de mais de 70 técnicos estaduais e municipais para a aprimoramento da vigilância epidemiológica da doença; Apoio à implantação do Programa de Controle da Dengue nos municípios, de acordo com as diretrizes do PNCD. (ação permanente)

Parceiros MINISTÉRIO DA SAÚDE / SVS/ CGPNCD Auxílio na definição da estratégia e coordenação da ação; Fornecimento de insumos (kits de laboratório e inseticida); Empréstimo de veículos e equipamentos; Impressos e campanha de mídia em rádio e TV. PREFEITURAS E SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE Mobilização social; Fornecimento de pessoal; Fornecimento de equipamentos e veículos; Divulgação da operação; Manutenção das ações.

Parceiros SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO Mobilização de escolares em todos os municípios do Paraná Apoio na divulgação das ações de intensificação Inclusão da dengue no currículo oficial da rede pública de ensino SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO Elaboração de campanha de mídia (impressa, televisão e rádio) Coordenação das ações de comunicação (entrevistas e comunicações técnicas) Implantação da Rádio Dengue - instrumento de comunicação dirigida à todas as rádios do Paraná.

Parceiros SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE - IAP SECRETARIA DE TRANSPORTES Acompanhamento das ações de intensificação nos municípios Fornecimento de veículos, pessoal e sacos de lixo para os mutirões Definição do acondicionamento correto dos resíduos sólidos coletados nos municípios SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - TECPAR Fornecimento de técnico projeto para implantação Sistema de Gestão na Central de Logística e Insumos SECRETARIA DE TRANSPORTES Fornecimento de veículos e pessoal

Outros Parceiros COMUNIDADE PARANAENSE MUNICÍPIOS SETR COMEL SETI COMEL VOLUNTÁRIOS COMUNIDADE PARANAENSE MUNICÍPIOS SECS SETR

A Abordagem de Controle da Dengue no Paraná Em períodos interepidêmicos (ações permanentes) - Manutenção das ações do programa municipal de controle da dengue com participação efetiva dos diversos setores da sociedade civil organizada; Aprimoramento do monitoramento da circulação viral (casos) e dos vetores (índices de infestação); Disponibilização de serviços de assistência médica de alta complexidade para o atendimento dos casos graves; Manutenção das campanhas educativas e informativas; Desencadeamento de ações intensivas de controle de vetores por meio das Comissões Intersetoriais Coordenadora das Ações do Programa de Controle da Dengue;

A Abordagem de Controle da Dengue no Paraná Manutenção das atividades de diagnóstico laboratorial; Manutenção do fornecimento permanente de inseticida (larvicida e adulticida) aos municípios; Manutenção dos serviços de recuperação de equipamentos por meio da Central de Apoio Logístico e Insumos (CALI); Manutenção das atividades de aplicação de inseticida à UBV (fumacê).

Gilberto Berguio Martin Roberto Requião Governador Orlando Pessuti Vice-Governador Gilberto Berguio Martin Secretário de Estado da Saúde