Avaliação e Re-estruturação do Ambiente Doméstico do Idoso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Lisângela Propp Março/2008
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
TEORIA COMPORTAMENTAL
Atitudes.
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Competência Interpessoal
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Comportamento Organizacional
O campo da Psicologia no CRAS
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
PSICOPEDAGOGIA INSTINTUCIONAL
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Psicologia ambiental Conceito e Definição.
Organização como organismos ANA VALoes beatriz JOYCE BANDEIRA natalia ramos rosinete domingos pricilla oliveira.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Prof. Msc. Magali de Macedo
Reabilitacao Geriatrica
PSICOLOGIA PARA ADM Aula ATITUDES.
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
O processo de decisão de compra
Estilo de significações
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
O que é Liderança? Liderança
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
Responder Tenho algum problema de saúde que poderia ser superado se eu pesasse menos? Sou geneticamente propenso a ganhar peso à medida em que fico mais.
Seminário Convivência Familiar e Comunitária Proteção Básica Claudia Cabral Campinas 2010.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Gestão Estratégica de Pessoas
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Estratégia de Saúde da Família
E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
Liderança Contingencial
ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Introdução à psicologia jurídica
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Como as organizações tem nos indivíduos seus maiores bens, é importante mantê-los motivados. Daí a importância do estudo da cultura,
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
O QUE É VULNERABILIDADE? Derivadapalavraitalianariscare,cujosignificado originaleranavegarentrerochedosperigosos,quefoiincorpora- daaovocabuláriofrancêsporvoltade166.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Comportamento Organizacional
Avaliação Funcional e Processo Incapacitante.  A capacidade de tomar decisões e a de autogoverno podem ser comprometidas por doenças físicas e mentais.
CLIMA ORGANIZACIONAL Conceitos
Profº. Antonio Luiz Alexandre
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Falando de Relações Interpessoais Tempo de Criança Fac. Claudia Pedral AGOSTO/13.
Teoria Transcultural Madeleine Leininger
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Avaliação e Re-estruturação do Ambiente Doméstico do Idoso Dra. Maria de Mello Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento do Hospital Universitário São José CIAPE - HUSJ

Modelos Teóricos Sobre Relação Pessoa - Ambiente no Envelhecimento Necessidade de modelos específicos de atuação: Relevância da dimensão temporal-longitudinal A transformação das situações de mudanças que são produzidas A estreita relação entre saúde e comportamento ( Ballesteros, 1989)

Modelo Ecológico de Lawton Lawton e colaboradores, 1975, a partir de Lavin (1951) A pressão ambiental é percebida por Lawton como a demanda do ambiente sobre o indivíduo. A qualidade positiva ou negativa da interação entre a pessoa e o ambiente, pode ser determinada em função do grau de competência do sujeito naquele ambiente.

Modelo Ecológico de Lawton A conduta é uma função da competência do indivíduo e da pressão ambiental da situação. O ambiente mais favorável é aquele cujo nível de exigência se situa no limite máximo de competência do sujeito.

Modelo da Congruência de Kahana Kahana, 1975; Kahana, Liang y Felton, 1980 A conduta de uma pessoa é função da interação de suas necessidades e as possibilidades que existem no ambiente de satisfazê-las. A dissonância entre a pressão ambiental e a necessidade do idoso levará ao abandono do ambiente por parte do sujeito.

Modelo da Congruência de Kahana Se o idoso não consegue abandonar o ambiente, este experimentará estresse e mal estar. O ambiente ótimo é definido a partir do grau de congruência com as necessidades do sujeito.

Modelo Ecológico Social de Moos Ampla aplicação e não é exclusivo para idosos Os sistemas inter-atuam entre si e influem sobre a saúde e bem estar do indivíduo através dos estímulos cognitivos e a forma que o sujeito responde às situações vitais estressantes. Por sua vez, a ocorrência de situações vitais estressantes está realcionada com as redes de apoio social da pessoa e igualmente, estas redes são influenciadas pelas situações estressantea que acontecem na vida.

Modelo Ecológico - Conductual Ballesteros, 1985, 1989 Modelo que propõe a explicar as influências ambientais, sociais e pessoais na saúde e na conduta de idosos. Reconhece a interação entre variáveis ambientais e pessoais. Se reconhecem dois tempos: presente e passado.

Modelo Ecológico - Conductual No passado, se produziu uma relação do indivíduo ( variáveis pessoais) com seu entorno ( variáveis ambientais) donde foram geradas suas crenças, atitudes, estilos de vida. Essa relação passada serve de modelo, influi no presente na interação entre as variáveis contextuais ( culturais, organizacionais, sócio-demográficas, etc.) e pessoais ( crenças e atitudes), derivando assim um nível de saúde e padrões de comportamento determinados.

Modelo Ecológico - Conductual Estes comportamentos gerados podem atuar sobre o ambiente ( variáveis contextuais) e sobre as pessoas ( repertórios comportamentais). Importante modelo na geração de hipóteses e predições.

Avaliação do Ambiente Residencial Inventário de Características Arquitetônicas e Físicas Inventário das Características de Organização e Funcionamento Inventário de Características Funcionais dos Moradores Escala de Clima Social Lista de Necessidades