PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Pedagogia da pesquisa-ação
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Contexto de Educação a Distância
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Por quê o computador na educação?
O uso da internet nas escolas
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Informática na Educação
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Curso de Docência Universitária
Escolhendo o nosso Futuro
Tecnologia e Educação.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
O profissional da gestão escolar e suas implicações
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Redes Sociais na Educação Aberta
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Revisita ao PPP.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais Título: Perspectivas de mudança na identidade escolar em decorrência de uso da TIC: construindo uma escola autora. Vicente Willians do Nascimento Nunes Orientador: Alberto José da Costa Tornaghi

Objetivo Geral: Avaliar as perturbações decorrentes do uso das TIC e sua relação com a construção de uma escola autora. Objetivos específicos: - Identificar a relação das TIC com a qualidade do ensino e da aprendizagem escolar; - Analisar as possibilidades de mudança postural do corpo docente, discente e gestores escolares, decorrente do uso das TIC; - Identificar atividades de autoria dos componentes da comunidade escolar; - Avaliar a relação da escola com seus pares, decorrentes da sua prática autoral.

Justificativa Professor Imigrante Digital (Formação defasada, recursos etc.) O que buscamos? Autonomia, visão crítica, construção do conhecimento.... Alunos Nativos Digitais (muito usado para entretenimento e comunicação com pares....) Escola, na maioria das vezes, reprodutora Escola, na minoria das vezes, de autoria Nenhuma e ou subutilização de recursos multimídia e da rede como fonte de construção crítica dos conhecimentos.. Produzir conhecimentos com autonomia e crítica, pode ajudar na obtenção e atualização de conhecimentos...

Referencial teórico Pierre Lévy (Tunísia, 1956) é um filósofo da informação que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade. “Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais”. Bruno Latour é sociólogo, professor do Centre de Sociologie de l'Innovation da École Nationale Supérieure des Mines de Paris e da Universidade da Califórnia, San Diego. “Do ponto de vista topológico, uma rede é caracterizada por suas conexões, seus pontos de convergência e bifurcação. Ela é uma lógica de conexões, e não de superfícies, definidas por seus agenciamentos internos e não por seus limites externos. Assim, uma rede é uma totalidade aberta capaz de crescer em todos os lados e direções, sendo seu único elemento constitutivo o nó. As redes tecnológicas, como as redes ferroviárias, telefônicas e informáticas são, para Latour, apenas um caso particular, um exemplo da noção de rede no sentido ontológico e radical que ele lhe confere”. “As TIC é um actante, perturba , mesmo sem estar viva” Celestin Freinet (Gars, 15 de outubro de 1896 - Vence, 8 de outubro de 1966) foi um pedagogo francês, “Ninguém gosta de trabalhar sem objetivo, atuar como máquina, sujeitando-se a rotinas nas quais não participa”.

Questões As perturbações, causadas pelas TIC na escola, oferece melhoria para os processos de ensino e de aprendizagem? As TIC favorecem a formação de professores e alunos com autonomia na construção de seus conhecimentos? Quando ocorre a mudança de postura de professores e alunos, no que se refere à autonomia da construção do conhecimento, a escola passa a ser uma escola autora?

Contextualização As TIC fazem parte da sociedade e perturbam diversas áreas da sociedade e principalmente a educação(objeto do nosso estudo). Alunos já utilizam com desenvoltura as TIC, porém não fazem a ponte entre esta habilidade no seu processo educacional; Professores do mundo analógico, exercendo suas atividades, profissionais e cotidianas em um mundo digital; Velocidade e quantidade abundante de informações, necessidade de obtenção e adaptação de forma crítica destas informações na construção do conhecimento; Mudança do paradigma de escola reprodutora para escola autora;

Relevância O papel do pesquisador esta diretamente relacionado a sociedade o estudo A TIC perturbação causada pelas TIC, na rotina escolar, se reflete no processos de ensino e de aprendizagem? A utilização das TIC, possibilitou um ganho na relação professor/aluno? A utilização das TIC, propiciou a transformação para uma escola autora? Esta autoria, quando acontece, é percebida pelos pares da escola?