O planejamento da coleta dos dados

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Transcrição da apresentação:

O planejamento da coleta dos dados PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

Pesquisa, dados e estatística Tema, definição do problema, objetivos, ... Planejamento da pesquisa Metodo- -logia da área em estudo Metolo- -logia estatís- tica Execução da pesquisa Dados Análise dos dados Resultados Conclusões PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

Tipos de Pesquisa quantitativa DE LEVANTAMENTO Características de interesse de uma população são levantadas (observadas ou medidas), mas sem manipulação. EXPERIMENTAL Grupos de indivíduos (ou animais, ou objetos) são manipulados para se avaliar o efeito de diferentes tratamentos. PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

Pesquisa de levantamento ou observacional Exemplo: POPULAÇÃO: todos os funcionários da empresa AMOSTRA: parte dos funcionários da empresa Plano de amostragem Aplicação de um questionário Conjunto de dados observados PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

Pesquisa os elementos a serem pesquisados  POPULAÇÃO Quem? O quê? características a serem observadas  VARIÁVEIS Como? o instrumento de coleta de dados  QUESTIONÁRIO / ENTREVISTA ESTRUTURADA PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

POPULAÇÃO (Quem?) População é o conjunto de elementos (p. ex., indivíduos) que queremos abranger em nosso estudo e que são passíveis de serem observados, com respeito às características (variáveis) que pretendemos levantar. Muitas vezes vamos chamar de população a todo o conjunto de observações da variável de interesse. Abrangência da pesquisa Toda a população Censo Parte da população Amostragem PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

VARIÁVEIS (O quê?) Variáveis são as características que podem ser observadas (ou medidas) em cada elemento da população, sob as mesmas condições. A variável deve estar definida de tal forma que cada elemento observado tenha um – e apenas um – resultado (valor ou atributo) associado a essa variável. PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

Dados e variáveis Variáveis Casos (elementos observados da população) Ex: Alunos da turma Variáveis Aluno Sexo Faltas Nota 1 masc. 2 9,20 9,00 3 fem. 5 8,50 4 10,00 6,30 6 9 4,90 7 7,00 8 7,30 5,40 10 8,00 ... Dados Casos (elementos observados da população) PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

Instrumentos de coleta de dados (Como?) Questionários Entrevistas Análise documental Busca bibliográfica PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

Exemplo de questionário 1) Qual é o curso que você está realizando na UNIVERSO? _____________. 2) Qual é a fase predominante em que você se encontra? __________. 3) Dê uma nota de 1 (um) a 5 (cinco), sendo 1 o nível mínimo e 5 o nível máximo, para as seguintes características relacionadas com você e seu curso. a) Didática dos professores de seu curso ( 1 2 3 4 5 ) b) Nível de conhecimento dos professores ( 1 2 3 4 5 ) c) Bibliografia disponível ( 1 2 3 4 5 ) d) Laboratórios e outros recursos materiais ( 1 2 3 4 5 ) e) Conteúdo dos programas das disciplinas oferecidas ( 1 2 3 4 5 ) f) Encadeamento das disciplinas ( 1 2 3 4 5 ) g) Satisfação com o curso, num sentido geral ( 1 2 3 4 5 ) 4) Apresente o principal ponto positivo e negativo de seu curso. POSITIVO:________________________________________________. NEGATIVO:_______________________________________________. 5) Anote o seu Índice de Aproveitamento Acumulado _____________ (ver tabela com o aplicador). PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

Dados da pesquisa PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.

Exemplo de entrevista ENTREVISTA AOS PROFESSORES Objetivo: Avaliar o estado atual do ensino do espanhol como língua estrangeira. Estimado Professor. Estamos buscando informações sobre o ensino da língua espanhola, responda com franqueza. (As informações prestadas são confidenciais e serão mantidas em segredo). Há quanto tempo você trabalha com o ensino de espanhol? Por quê considera importante o ensino do espanhol? Em sua opinião, existem professores suficientes para atender a demanda do ensino do espanhol? Você acredita em ensino a distância? Por quê? Em sua opinião, quais são as vantagens e as desvantagens dos cursos a distância? Que outras recomendações podes oferecer sobre o ensino não presencial do espanhol? Obrigado por sua colaboração. PEDRO A. BARBETTA – Estatística Aplicada às Ciências Sociais 6ed. Editora da UFSC, 2006.