II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Que EJA temos e queremos?
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Estratégias do Ministério da Saúde para a Gestão do Trabalho
CONASEMS -
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
Desafios e Propostas para o Desenvolvimento
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
O que é? O Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural é um programa voltado ao desenvolvimento de propriedades rurais produtivas, cuja atividade esta.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
SEPLAG Projeto Gestão de Viagens
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO 150. Prevê o aumento dos recursos destinados da união para a cultura Orçamento Federal - Passará de 0,6% para 2%; Percentual.
Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Ministério da Cultura.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: DISTRITO FEDERAL RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA.
Minuta de resolução para CIB
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
PROGNÓSTICO.
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Analise Situacional da Cultura
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AVALIAR e PLANEJAR.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
A Politica de Assistência Social
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
AP01 – Apresentação do PNE e PME
Planejando a Próxima Década
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Plano Nacional de Cultura
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Políticas de Livro e Leitura O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura empreende esforços juntamente com governos estaduais e municipais.
Programa Saúde da Família
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Situação do Trabalho de Elaboração dos Planos. Programas, Projetos e Ações. Plano de Execução. Aprovação da Versão Final dos Prognósticos e Alternativas.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Transcrição da apresentação:

II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Exercício Do Diagnóstico para o Prognóstico Estratégia, Ações e Metas Hans Michael van Bellen 27/07/2012 II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Florianópolis, 25/07/2012 a 27/07/2012

Oficina de Trabalho Casos de Estudo Número de Casos – 3 (A, B, C) Número de Grupos – 8 (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8) Estimativa de Participantes - 60-70 pessoas / A turma sera dividida em 8 grupos (7 a 8 pesoas)

Distribuição dos Casos Grupo 1 – Caso A Grupo 2 – Caso A Grupo 3 – Caso A Grupo 4 – Caso B Grupo 5 – Caso B Grupo 6 – Caso C Grupo 7 – Caso C Grupo 8 – Caso C

uma questão estratégica; a estratégia correspondente; Cada grupo disporá de 30 minutos para, a partir das informações do caso, construir uma questão estratégica; a estratégia correspondente; as ações vinculadas à estratégia selecionada os indicadores e metas para cada ação; Ao final cada caso é apresentado por dois grupos e é feita uma discussão específica para cada caso, procurando reforçar a lógica do processo de construção do prognóstico. (15 minutos para cada caso)

Caso A Diagnóstico   Contexto: Estado deprimido economicamente, com renda concentrada Índice de violência elevado Índice de analfabetismo acima da media do pais  No campo da cultura: Rica diversidade cultural Equipamentos concentrados na capital Políticas culturais centralizadas Escassez de recursos para financiamento das atividades culturais e fortemente voltados para o apoio a expressões consagradas Diretrizes:  Ampliar o papel da cultura nas políticas do Estado.  Desafios  Recursos escassos Visão elitista.  Oportunidades Riqueza das manifestações culturais Estado necessita de novos caminhos para o desenvolvimento econômico e social. O Fórum constata que somente ações de longo prazo podem ter algum impacto e decide pelo seguinte objetivo:  Colocar a cultura no centro do projeto de desenvolvimento do Estado.

Caso B Contexto Estado com vasta amplitude geográfica; População concentrada na capital; Distribuição de equipamentos culturais também concentrada; Grande variedade de manifestações culturais no interior do Estado;   A partir dessa de outras características que emergem da análise da situação do estado foram definidas alguns itens do plano: Diretrizes: Valorizar e proteger a diversidade de manifestações culturais Universalizar o acesso dos cidadãos do Estado as suas manifestações culturais Desafios Apresentar e valorizar junto aos cidadãos as manifestações culturais do Estado; Oportunidades Aprovação de fundo específico no âmbito do Estado pra desenvolvimento da área de cultura Também, nos fóruns de planejamento e a partir dos elementos anteriores, foram definidos alguns dos objetivos dos planos: Objetivo: Universalizar o acesso às manifestações culturais do estado

Caso C Algumas informações a respeito do Estado que surgiram na etapa do diagnóstico: Estado com ampla oferta de equipamentos culturais, mas com base fortemente comercial Estado com renda média elevada, mas com assimetrias na sua distribuição Fontes de financiamento abundantes para o desenvolvimento da cultura   A partir dessa de outras características que emergem da análise da situação do estado foram definidas alguns itens do plano: Diretrizes: Estimular a ação do estado no planejamento e na execução das políticas culturais Desafios Difundir a cultura e suas manifestações para o conjunto de cidadãos do estado Oportunidades Plataforma de gestão do Estado fortemente orientada para a ampliação do escopo das políticas públicas Também, nos fóruns de planejamento e a partir dos elementos anteriores, foram definidos alguns dos objetivos dos planos: Objetivo: Fortalecer a presença da cultura no ambiente educacional, valorizando a diversidade cultural.

Grupo < > Caso < > Questão Estratégica: Estratégia: Ação: Meta: Indicador:

Considerações