Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Projeto Sacola Verde.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO-14001
APRESENTAÇÃO DO PROJETO Estudo para implementação de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) na FCF-USP.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Planejamento Estratégico
Gestão Ambiental.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Educação Ambiental - GPEEA
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Sugestões de ações para implantações
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro
Responsabilidades.
O problema do lixo termina
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
BRIGADA DE INCÊNDIO “A atuação da brigada de incêndio define as conseqüências que um princípio de fogo irá causar: um simples registro de incidente ou.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Sustentabilidade.
Instituto de Física de São Carlos Comissão de Gestão Ambiental
COMISSÃO INTERNA DO USP RECICLA
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Instituto de Física de São Carlos Comissão de Gestão Ambiental
Objetivo Projeto IAU Sustentável
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
Marcelo Gomes dos Santos
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 4 Prof.º Marivaldo Oliveira
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE FORMAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE E COLETA SELETIVA 2013 Membros Ativos: Alberto Cury Nassour - SMM Claudete Ap. Poianas.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
NR 5 – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
CAT.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Sobre a CPaNN A Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto é grupo de extensão fundado por alunos da graduação FDUSP sob coordenação da Profa. Patrícia.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
PRÁTICAS AMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA) DA UFPB Edjane Soares Carneiro Erika Maria do.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
Revisita ao PPP.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação O Programa ICMC-USP de Gestão Socioambiental foi desenvolvido com o objetivo de integrar as ações socioambientais do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação ICMC-USP e alinhá-las às iniciativas da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP. Frentes de Atuação Comissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Programa USP Recicla ICMC-USP Museu da Fauna e da Flora Brigada de Arboristas do ICMC USP Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) Aline Zamoro Martinez Ana Oneide Martins de Araújo Sáles Cássio Henrique Jorge Rosana Vieira

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação  SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MISSÃO: Otimizar a utilização dos recursos no âmbito do ICMC de modo a promover o desperdício zero em busca da conscientização e da sustentabilidade ambiental. Atividades propostas já em andamento: • Caixas USP Recicla disponíveis em salas de aula, laboratórios e área administrativa; • Palestra com Patrícia Silva Leme, a Pazu, educadora do USP Recicla sobre melhoria da sustentabilidade no ICMC, realizada no dia 04/12 em parceria com a USP Recicla; • Substituição do copo descartável por xícaras/canecas de vidro nas salas e na área de lazer; • Utilização, quando possível de copos de vidro em vez dos descartáveis em eventos; • Adesivos de conscientização sobre apagar as luzes ao sair de salas/sanitários e uso do papel toalha nos banheiros. Algumas propostas a curto prazo (até 1 ano): • Tornar institucional a comunicação apenas por e-mail nos casos de atas e convocações; • Torneiras com sensor para reduzir o desperdício. Algumas propostas para os próximos 5 anos: • Secador térmico para as mãos para reduzir o uso de papel toalha. Algumas propostas até 2021: • Sistema para aproveitamento da água da chuva; • Instalação de sistema de captação da energia solar.

BRIGADA DE ARBORISTAS DA USP NO ICMC Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação  BRIGADA DE ARBORISTAS DA USP NO ICMC Uma iniciativa do ICMC, com apoio da Superintendência de Gestão Ambiental e da Reitoria, a Brigada de Arboristas é um empreendimento pioneiro para promover a segurança das pessoas e árvores da USP. Inspirada nas Brigadas de Incêndio, composta por membros da comunidade, a Brigada de Arboristas, pioneira no gênero, tem como objetivo promover a segurança no convívio entre pessoas e as árvores. Para isso, recebeu treinamento profissional especializado para capacitação em identificar riscos e propor ações mitigadoras. Atuação Atualmente, a Brigada atua realizando inspeção visual em excursões de campo, e produz relatórios de vistoria relatando situações de risco e sugerindo providências para sua eliminação. A Brigada também trabalha no inventário detalhado das árvores dos campi. Resultados Vistorias detectaram não apenas condições de risco já instaladas, mas também indícios de manejo inadequado, potenciais geradores de riscos no futuro. A Brigada também trabalha no inventário detalhado das árvores dos campi. Metas Desenvolver um sistema informatizado para gestão da flora arbórea, incluindo georreferenciamento, histórico de vistorias, e acompanhamento de manejo. Aperfeiçoar a capacitação da Brigada para atuar no planejamento do plantio e fiscalização do manejo. Propor aos órgãos gestores uma política de reposição de árvores comprometidas ou em declínio, motivada pelo respeito à importância ecológica e paisagística da flora arbórea dos campi.

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação MUSEU DA FAUNA E FLORA O projeto Museu da Fauna e Flora do ICMC foi concebido com apoio da SGA com vistas a pesquisar e reunir informações sobre o conjunto da fauna e da flora da região onde se encontra o Instituto. Objetivos: - promover a difusão de informações sobre a fauna e a flora do ICMC, - promover a conscientização da comunidade a respeito da necessidade de preservação dos recursos ambientais do campus e da região, - associar as áreas de ensino e pesquisa da unidade às questões ambientais. Em sua estruturação, o Museu da Fauna e Flora prevê: - catalogação das espécies da região do ICMC; - um museu virtual a ser disponibilizado em um portal web; - a possibilidade de replicação às demais unidades da USP; - a complementação de ações institucionais da SGA; - um alinhamento com as áreas operacionais para a gestão dos serviços realizados na manutenção das áreas verdes; Em relação à fauna: - a identificação das espécies e de seus hábitos; - o manejo das condições de vivência e mitigação de riscos às espécies; - a identificação de eventuais riscos à comunidade do ICMC; - a colaboração na definição das árvores que mais atraem pássaros.

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação PROGRAMA USP RECICLA Introdução ✓ O “USP Recicla” é um programa permanente da USP, desenvolvido por suas unidades e órgãos em parceria com a Superintendência de Gestão Ambiental. ✓ Campus São Carlos: início: 1995 ✓ Comissões locais nas unidades: início: 2004 ✓ Diferencial: atua de forma educativa (educação ambiental crítica) indivíduo como agente de transformação da realidade ambiental. Missão Contribuir para a construção de sociedades sustentáveis com ações voltadas à : • minimização de resíduos, • conservação do meio ambiente, • melhoria da qualidade de vida; • formação de recursos humanos comprometidos com tais objetivos. Ações desenvolvidas no ICMC ✓ Palestra e distribuição de canecas duráveis aos calouros; ✓ Capacitação de servidores e funcionários terceirizados da equipe de limpeza; ✓ Coleta seletiva e descarte adequado de outros tipos de resíduos. Perspectiva de novas ações ✓ Compilação e divulgação de estatísticas de resíduos para sensibilizar a comunidade; ✓ Realização de diagnóstico do lixo e avaliação do funcionamento da coleta seletiva; ✓ Promoção de atividades teóricas e práticas sobre a temática sustentabilidade a comunidade do ICMC. Comissão: Prof. Dr. José Francisco Monaco (Coordenador) Ana Paula Sampaio Fregona Irene Lucinda Marcela Machado Maia

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA) Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação  COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA) Constituída segundo Norma Reguladora NR-5 • Formada por 8 funcionários: ▪ Indicados pelo empregador ▪ Eleitos pelos empregados Objetivos: Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Integrantes Gestão 2013/2014 do ICMC: Representantes do Empregador: Cristiano Lancelotti (Presidente) - Silvana Maria Wick Pedro - Roberto Fernandes Barros - Glauciema Brehmer Machado Representantes dos Empregados: Renata Cristina Bertoldi (Secretária) - Victor Graciano de Paiva - Pedro Aparecido Tavares Costa - Igor Vitório Custódio Ações 2013/2014 Formação da Brigada Voluntária de Emergência Composta por três tipos de brigadistas: ➢ Abandono: responsável por orientar o público na evacuação do ambiente ➢ Socorrista: responsável pelos primeiros socorros do público em incidentes ➢ Combate: responsável pelo combate ao princípio de incêndio e na orientação das equipes de bombeiros 1º Treinamento da Brigada de Emergência foi realizado em Novembro de 2013 pelo SESMT do campus de São Carlos com a participação de 26 voluntários, entre funcionários, docentes e alunos. Proposta do novo layout do Mapa de Risco Adotar um sistema de Mapa de Risco Dinâmico, com acesso através de um Website e que permita a comunidade consultar as informações mais atualizadas possíveis.