Política Pública Ambiental Brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Advertisements

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Maria Helena Barros de Oliveira
Meio ambiente e desenvolvimento
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DE GESTÃO.
Política Nacional de Meio Ambiente
Gestão do Meio Ambiente
O Que é Meio Ambiente??.
Os Municípios e a Gestão Ambiental
Estrutura de um Processo de Licenciamento
Sheila Pitombeira Apresentação ao Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO CARNEIRO MARTINS
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
Art. 5o, - LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que.
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Lei Art 14 – (...) § 1º - Sem obstar a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente da existência.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
Política Nacional de Meio Ambiente
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Curso Técnico em Mineração
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Curso Técnico em Meio Ambiente
Profa. Dra. Renata Medici
Meio Ambiente e Sociedade Políticas Públicas e Ambientais
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Plano de Bacia do Rio Caí
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
Direito Ambiental e Direito Urbanístico em Gestão Municipal
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
Fatores que levaram a uma crise ambiental na Europa e no mundo: 1) Visão de que os recursos naturais eram inesgotáveis e renováveis. 2) Revolução Industrial.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Princípios do Direito Ambiental na Constituição Federal Direito Ambiental – Aula 3 Prof. MSc. Laura.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
MINICURSO LEGISLAÇÃO ESTADUAL APLICADA À DEFESA DO MEIO AMBIENTE
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Direito ambiental Aula 5 Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente: Padrões e zoneamento econômico- ecológico.
Transcrição da apresentação:

Política Pública Ambiental Brasileira Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques

Histórico É na década de 1930 que o poder público brasileiro começa a se preocupar com o meio ambiente, quando o Brasil começa a dar passos firmes em direção a industrialização. A ano de referência é 1934, quando foram promulgados as seguintes leis relativos a gestão ambiental: Código da Caça. Código Florestal. Código de Minas. Código de Águas.

1º Fase das políticas públicas ambientais Entre as décadas de 1930 e 1970, as políticas públicas procuraram alcançar efeitos sobre os recursos naturais por meio de gestões setoriais (água, florestas, mineração), para tanto foram criados os órgãos: Departamento Nacional de Recursos Minerais. Departamento Nacional de Água e Energia Elétrica. Entre outros departamentos

Transição entre a 1ª e 2ª fase Política Pública Brasileira Até meados da década de 1970 a poluição industrial era vista como sinal de progresso, por isso, era muito bem vinda para muitos políticos e cidadão em geral. Porém, é no final da década 1960 que os problemas relativos à poluição seriam sentidos Na década de 1930, o rio Tietê, era usado para o lazer dos paulistanos, algo que tornaria inviável 3 décadas depois, devido a poluição industrial.

2ª fase Política Pública Brasileira Tem início com a Conferência de Estocolmo 1972. Quando os problemas ambientais em escala planetária ficaram mais evidentes, exigindo do poder público uma nova postura Em 1973 o Governo Federal cria a Secretaria Especial do Meio Ambiente. No âmbito estadual foram criados as agências ambientais especializadas: No estado de São Paulo – a CETESB. No estado do Rio de Janeiro – FEEMA.

2ª fase Política Pública Brasileira Os problemas ambientais são percebidos e tratados de modo isolado, repartindo o meio ambiente em solo, ar e água, e mantendo a divisão dos recursos maturais: água, florestas, recursos minerais entre outros recursos. A legislação federal sobre a matéria ambiental procurava atender problemas específicos, dentro de uma abordagem segmentada do meio ambiente: Decreto-lei 1.413/1975 – Medidas de prevenção a poluição industrial. Lei 6.453/1977 – Responsabilidade cível e criminal relacionada a atividades nucleares. Lei 6.567/1978 – Regime especial para exploração e aproveito das substâncias minerais; Lei 6.803/1980 – Diretrizes básicas para zoneamento industrial nas áreas críticas de poluição.

Política Nacional do Meio Ambiente A Lei 6.938/1981, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente inicia uma nova fase. As questões ambientais passam a serem vista a partir de uma abordagem sistêmica pelo poder público. A lei tem por objetivo: Preservação, melhora e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar condições de desenvolvimento socioeconômico, os interesses da segurança nacional e a proteção da dignidade humana. O meio ambiente como um todo é considerado um patrimônio público e deve ser protegido tendo em vista o uso coletivo.

Política Nacional do Meio Ambiente A Lei 6.938/1981 instituiu o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), responsável pela proteção e melhoria do meio ambiente e constituído por órgão e entidades da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Os Estados criaram os seus Sistemas Estaduais do Meio Ambiente para integrar as ações ambientais de diferentes entidades públicas nesse ambito.

Política Nacional do Meio Ambiente Outra inovação importante foi o conceito de responsabilidade do poluidor: O poluidor fica obrigado a indenizar ou a reparar os danos causados no meio ambiente e a terceiros afetados por suas atividades. Embora aprovada em 1981, sua implementação só deslanchou efetivamente ao final dessa década com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Constituição Federal de 1988 Representou outro avanço em matéria ambiental. Estabeleceu a defesa do meio ambiente como um dos princípios a serem observados para as atividades econômicas em geral e incorporou o conceito de desenvolvimento sustentável, no Capítulo VI, dedicado ao meio ambiente.

Constituição Federal de 1988 A constituição atual ampliou os mecanismos para defesa da natureza, conferindo a qualquer cidadão o direito de propor ação popular para proteger o meio ambiente: Estabeleceu uma melhor distribuição da competência para legislar sobre matéria ambiental entre as esferas de governo da federação brasileira. Estabeleceu o respeito ao meio ambiente. Aproveitamento racional dos recursos como um dos requisitos para caracterizar a função social da propriedade rural. Inclui os sítios ecológicos como elementos do patrimônio cultural. Estabeleceu disposições em defesa a grupos veneráveis, como povos indígenas.