Perfil das crianças de 3 a 6 anos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Advertisements

Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Federação Portuguesa de Atletismo
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Teorias do Desenvolvimento
Habilidades Motoras Característica do existência humana
7 a 9 anos Esta é a idade da tomada da decisão. Os primários não podem
PSICOLOGIA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Avaliação Psicomotora
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Área dos Conhecimentos
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Transferência de aprendizagem
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
MOVIMENTOS RUDIMENTARES
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Características da criança: perspectivas teóricas
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
PSICOMOTRICIDADE.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Desenvolvimento motor
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Desenvolvimento motor
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Desenvolvimento Psicomotor
Desenvolvimento na Educação Infantil.
Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fase de movimentos especializados
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Metodologia de Ensino do Futsal
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Psicopatologia da Inteligência
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
DESENVOLVIMENTO MOTOR NA INFÂNCIA
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
PEI – Programa Educacional Individualizado
Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Desenvolvimento motor
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Psicologia, Infância e Educação
Transcrição da apresentação:

Perfil das crianças de 3 a 6 anos Prof. Dr. Hugo Tourinho Filho

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA O PERÍODO DA INFÂNCIA É MARCADO POR AUMENTO ESTÁVEIS DA ALTURA, DO PESO E DA MASSA MUSCULAR; O CRESCIMENTO NÃO É TÃO RÁPIDO NESSE PERÍODO.

PODEMOS DIVIDIR A INFÂNCIA EM DOIS PERÍODOS : INÍCIO DA INFÂNCIA (2-6 anos) POSTERIOR DA INFÂNCIA (6-10 anos)

INÍCIO DA INFÂNCIA COMPREENDE O PERÍODO DE 2 A 6 ANOS DE IDADE; O AUMENTO DA ALTURA E DO PESO NÃO É TÃO RÁPIDA; A TAXA DE CRESCIMENTO DESACELERA NO INÍCIO DA INFÂNCIA.

TEM AUMENTO DE PESO APROXIMADAMENTE DE 2,3 Kg AO ANO; O TOTAL DE PESO GANHO DOS 2 AOS 5 ANOS É MENOR QUE A QUANTIDADE GANHA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA; TEM AUMENTO DE ALTURA APROXIMADAMENTE DE 5 cm.

CRESCIMENTO NA INFÂNCIA O CEREBRO ATINGE CERCA DE 75% DE SEU PESO ADULTO POR VOLTA DE 3 ANOS DE IDADE E QUASE 90% AOS 6 ANOS; APENAS AOS 4 ANOS DE IDADE O CÓRTEX MOTOR CEREBRAL ESTÁ COMPLETAMENTE DESENVOLVIDO.

CRESCIMENTO NA INFÂNCIA Os padrões motores da criança ganham crescente complexidade após a mielinização do cerebelo; A mielinização está em sua maior parte completa no final do período inicial da infância.

NO INÍCIO DA INFÂNCIA AS DIFERENÇAS DE SEXOS SÃO MÍNIMAS; É O PERIODO IDEAL PARA QUE A CRIANÇA DESENVOLVA E REFINE GRANDE NUMEROS DE TAREFAS MOTORAS.

CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MOTOR MENINOS E MENINAS VARIAM DE APROXIMADAMENTE DE 83,8-119,4 cm DE ALTURA E 11,3-24,0 Kg ; AS HABILIDADES PERCEPTIVO-MOTORAS DESENVOLVEM-SE RÁPIDO, MAS FREQUENTEMENTE EXISTE CONFUSÃO NAS CONSCIÊNCIAS DE CORPO, DE DIREÇÃO, DE TEMPO E DE ESPAÇO.

ESTABELECEM UM BOM CONTROLE DA BEXIGA E DO INTESTINO, MAS ACIDENTES AINDA OCORREM; NESSE PERÍODO AS CRIANÇAS DESENVOLVEM UMA VARIEDADE DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS; AS CRIANÇAS SÃO ATIVAS E ENÉRGICAS E PREFEREM CORRER A ANDAR, MAS AINDA PRECISAM DE PERÍODOS CURTOS DE DESCANSO.

DESENVOLVEM AS HABILIDADES ATÉ CONSEGUIREM SE VESTIR SOZINHAS; AS ESTRUTURAS CORPORAIS DE MENINOS E MENINAS SÃO SIMILARES; O CONTROLE MOTOR REFINADO AINDA NÃO ESTÁ TOTALMENTE ESTABELECIDO, EMBORA O CONTROLE MOTOR RUDIMENTAR ESTEJA DESENVOLVENDO-SE RAPIDAMENTE; APRESENTAM HIPERMETROPIA NATURAL COM DIFICULDADE PARA PERÍODOS EXTENSOS DE ATIVIDADES MINUCIOSAS.

CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EXISTE UMA HABILIDADE CRESCENTE DE EXPRESSAR PENSAMENTOS E IDÉIAS VERBALMENTE; CURIOSIDADE QUE SE EXPRIME NITIDAMENTE NA “IDADE DAS PERGUNTAS”, POR VOLTA DOS 4-5 ANOS; O “COMO” E O “PORQUÊ” DAS AÇÕES DA CRIANÇA SÃO APRENDIDOS PELAS QUASE CONSTANTES BRINCADEIRAS.

CERTA IMAGINAÇÃO FANTÁSTICA LEVA TANTO À IMITAÇÃO DE AÇÕES QUANTO DE SÍMBOLOS, SEM PREOCUPAÇÃO COM A SEQÜÊNCIA LÓGICA DOS FATOS; CONTÍNUA PROCURA POR NOVOS SÍMBOLOS DE REFERÊNCIA PRÓPRIA.

CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO AFETIVO AS CRIANÇAS FREQUENTEMENTE TEM MEDO DE SITUAÇÕES NOVAS PORQUE SÃO TÍMIDAS; ELAS ESTÃO APRENDENDO A DESTINGUIR O CERTO DO ERRADO E COMEÇANDO A DESENVOLVER SUAS CONSCIÊNCIAS; O AUTOCONCEITO ESTÁ SE DESENVOLVENDO RAPIDAMENTE.

AS CRIANÇAS SÃO EGOCÊNTRICAS E SUPÕE QUE TODAS AS PESSOAS RACIOCINAM COMO ELAS, PARECEM SER BRIGUENTAS E RELUTANTES EM COMPARTILHAR OBJETOS, SENTIMENTOS E EM SOCIALIZAR-SE COM OS OUTROS; AS CRIANÇAS DE 2 E 4 ANOS TEM COMPORTAMENTO IRREGULAR, ENQUANTO AS DE 3 A 5 ANOS DE IDADE ESTÃO ESTÁVEIS E BEM ADAPTADAS.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ABUNDANTES ATIVIDADES RUDIMENTARES; AS ATIVIDADES DEVEM FAVORECER A EXPLORAÇÃO MOTORA E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS; DEVE TER UM ABUNDANTE ENCORAJAMENTO POSITIVO PARA ESTABELECER O AUTOCONCEITO SAUDÁVEL E REDUZIR O MEDO DO FRACASSO.

DESENVOLVER AS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS LOCOMOTORAS, MANIPULATIVAS, E DE ESTABILIDADE, TRABALHANDO DAS MAIS SIMPLES PARA AS MAIS COMPLEXAS; O INTERESSE DE MENINOS E MENINAS SÃO SIMILARES, SEM NECESSIDADE DE SEPARÁ-LOS NESSA IDADE.

UM GRANDE NÚMERO DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER O FUNCIONAMENTO PERCEPTIVOMOTOR; DEVE-SE TIRAR VANTAGEM DA IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA, PODENDO-SE INCLUIR TEATRO E IMAGENS; DEVIDO A CRIANÇA SER MAIS DESAJEITADA NESTA FASE DEVE-SE AJUSTAR AS ATIVIDADES AO SEU NÍVEL DE MATURAÇÃO.

ATIVIDADES QUE TRABALHEM COM MANUSEIO DE OBJETOS E COORDENAÇÃO VISUAL E MANUAL; COMEÇAR A INCORPORAR ATIVIDADES BILATERAIS E TRANSVERSAIS, COMO GALOPAR E PULAR, DEPOIS QUE OS MOVIMENTOS UNILATERAIS, COMO PULAR EM UM SÓ PÉ, TENHAM SIDO BEM ESTABELECIDOS.

ENCORAJAR AS CRIANÇAS A SUPERAR A TIMIDEZ E A INSTROSPECÇÃO, INCENTIVANDO A SE TORNAREM PARTE ATIVA DO PROGRAMA, DEMONSTRANDO E CONTANDO O QUE ELAS CONSEGUEM FAZER; AS ATIVIDADES DEVEM FAVORECER O EMPREGO DOS BRAÇOS, OMBROS E DA PARTE SUPERIOR DO CORPO.

A CORRETA EXECUÇÃO DE MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS, SEM ESFORÇOS MECÂNICOS DESNECESSÁRIOS, É O OBJETIVO BÁSICO, EM TERMOS DOS PADRÕES MOTORES; NÃO PRESSIONAR A COORDENAÇÃO JUNTO COM VELOCIDADE E AGILIDADE.

REFORÇAR O HÁBITO DE UMA BOA POSTURA, QUANDO OBSERVADO; PROVIDENCIAR O ACESSO CONVENIENTE ÀS INTALAÇÕES DOS BANHEIROS E ENCORAJAR AS CRIANÇAS A ACEITAREM A RESPONSABILIDADE POR CONTA PRÓPRIA.

CUIDAR AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E PERMITIR A CADA CRIANÇA PROGREDIR EM SEU RITMO; ESTABELECER PADRÕES DE COMPORTAMENTOS ACEITÁVEIS, NO SENTIDO DE FAZER O QUE É CERTO.

O PROGRAMA DEVE SER NORMATIVO E BASEADO NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE CADA CRIANÇA; UTILIZAR UMA ABORDAGEM MULTISENSORIAL – ABORDAGEM EM QUE INÚMERAS EXPERIÊNCIAS SEJAM INCORPORADAS A PARTIR DE VÁRIAS MODALIDADES SENSORIAIS.

O GOSTO PELO MOVIMENTO E A DISPOSIÇÃO PARA APRENDER, PODEM SER DIRECIONADOS PARA A AQUISIÇÃO DE UMA LARGA BASE DE HABILIDADES, POR MEIO DE UMA MULTIPLICIDADE DE EXERCÍCIOS ELEMENTARES QUE LHES OFEREÇAM OPORTUNIDADE DE APRENDER.

CRIANÇAS NESTA FAIXA ETÁRIA NECESSITAM DE EXPERIÊNCIAS SUFICIENTES QUE SOLICITEM A IMAGINAÇÃO, E INCITEM-NAS A CORRER E SALTAR, A ARRASTAR-SE, A SUBIR NOS OBJETOS, E A PRATICAR O EQUILÍBRIO, A SUSPENDER-SE, A GIRAR EM TORNO DE SI, A PUXAR, A EMPURRAR E CARREGAR, A LANÇAR, ASSIM COMO A OUTRAS FORMAS DE MOVIMENTO.