Controles + Gestores: uma agenda comum?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
“A Visão do Gestor Público” Ricardo de Oliveira
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
A REGULAÇÃO DA SAÚDE UMA ABORDAGEM
Qualidade Total.
PLANO DE GESTÃO.
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Trabalho em equipe na Atenção Hospitalar
Gestão Participativa e Cogestão
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
A Responsabilidade Corporativa Natura
Referencial Rumo à Excelência
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Seminário Agenda Nacional de Gestão Pública: velhos e novos desafios
Os múltiplos papéis da área de RH
EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Avaliação de Resultados – A Experiência do Governo Federal
Serviços públicos e democracia
Governança para resultados
Os Potenciais da Articulação Federativa no Âmbito da Gestão das Políticas Públicas.
Fórum de Empresas Estatais Federais
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
CONTROLE ESTRATÉGICO E DESEMPENHO
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
ELO 204 – Gestão do Dia a Dia de BPM
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT
REMUNERAÇÃO VARIÁVEL POR DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO: INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS DO FRACASSO E IMPLICAÇÕES PARA O ESTADO BRASILEIRO III Seminário Democracia,
Considerações sobre Motivação e Liderança
Modernização e Profissionalização da Gestão Pública
Vera Masagão Ribeiro Marco regulatório e políticas de fomento às organizações da sociedade civil Desafios.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
A evolução Recente e Propostas para a Melhoria da Educação no Brasil – Fernando Veloso Daiane Zanon.
23 de outubro de 2014 SUSEP/DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS Subcomissão de Riscos Tema para Discussão 3: Processos e Controles DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS.
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
A. Um dos problemas se refere ao fato de que as secretarias de saúde gerenciam um vasto e complexo número de unidades de atendimento, profissionais e programas.
COMPLIANCE 30/03/2010.
As tendências do Sistema Único de Saúde GV Saúde, 14 de abril de 2009 R.Pacheco1.
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Gestão por Resultados
 Uma das três inovações responsáveis pela melhoria do desempenho  outras: “normalização” das relações de trabalho e orçamento por produto+contabilidade.
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
DESAFIOS E TENDÊNCIAS DE GESTÃO DE PESSOAS
1. Visão de Controladoria; Identidade Institucional da CGE/SE; Constituição da República do Brasil; Lei de Acesso à Informação Pública – /11; Lei.
A DECLARAÇÃO DE CONSTITUCIONALIDADE DA LEI DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS (ADI 1923) E OS NOVOS MODELOS DE AJUSTE PREVISTOS PELA LEI.
Prof. Dr. Antonio Isidro Departamento de Administração
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
22º Encontro Nacional de Clínica Geral DESCENTRALIZAR Cuidados de proximidade ao cidadão e à comunidade António Rodrigues.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Estímulo à Inovação no Setor Público: estratégias de indução
OFICINA DE ESTRATÉGIA GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Mérito e Gestão de Desempenho Thiago Souza Santos Diretor Técnico III Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Planejamento e Gestão.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
O CONSAD: Funcionamento, Atividades e Articulação com o FONAC.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Fernando Rezende. ◦ Acumulou rigidez e desequilíbrios- não tem espaço para investimentos. ◦ Foi acometido de forte miopia  A norma constitucional e a.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Controles + Gestores: uma agenda comum? IX Encontro CONACI, Belém, set2013

Serviços públicos e democracia Serviços de qualidade ~ legitimidade do Estado Serviços de qualidade ~ cidadania Expectativas da sociedade sobre Estado: não só probidade; desempenho

Tendências para os próximos anos (Kelman, 2007) Mensuração e gestão do desempenho Contratualização de resultados Colaboração interorganizacional Poder de escolha ao usuário e competição Reformas orçamentárias em direção à eficiência

“A mensuração de desempenho não é um fim em si mesmo; só tem sentido se utilizada para melhorar o desempenho organizacional.” (R.Behn)

Países da OCDE Concessão de flexibilidades de gestão como caminho para melhoria de desempenho: diferenciação das regras RH, orçamento, compras… confiança no gestor público + compromisso com resultados + incentivos

Bresser Pereira, 1995 Substituir a desconfiança generalizada no administrador público por um certo grau de confiança baseada no monitoramento de resultados

Enfrentando os riscos (Blair) Grandes burocracias tendem a evitar o risco “falhas que resultam da assunção de riscos são mais severamente punidas do que falhas resultantes da inação” Sem experimentação, não há inovação setor público deve poder experimentar; nem todo erro deveria se tornar um escândalo

Noção central: accountability Prestação de contas permanente sobre recursos e critérios Comunicação de resultados Transparência Responsabilização

Tipos de controle Do controle de polícia (sistemático, minucioso, sobre conformidade, exercido por controladores) Ao controle por alarme de incêndio (quando necessário, exercido também por stakehorlders e interessados)

controvérsias metas: outputs x outcomes? Aprender ou punir? Remuneração variável atrelada a resultados? “gaming in a target world” (Hood) Diferenças entre setores (saúde x educação...) Dificuldades com street level bureaucrats R.Pacheco

gaming “a plethora of unintended, negative consequences are documented. Teachers are teaching the test; ambulances are waiting outside of the hospital to improve response times; waiting lists are reduced by creating waiting lists for waiting lists; follow up visits are cancelled; delayed trains are wrongly registered as broken and ‘creative accounting’ is abound ...” (Van Dooren, 2008) R.Pacheco

problemas Gaming Dificuldade para calibrar as metas Visão dos órgãos de controle Processo orçamentário Meta como um fim em si mesmo

Enfrentando os problemas Fatores que minimizam os problemas: sentido de missão; qualidade da liderança; comunicação Nem tudo é gaming. Também há gaming burocrático. Vantagens são maiores do que os problemas Aprendizado e melhoria contínua

Os controles como promotores de serviços públicos de qualidade Acompanhar desempenho global da organização x missão Compreender os desafios Conhecer o estado da arte (Brasil e mundo) Apoiar inovação Defender flexibilidades e transparência

regina.pacheco@fgv.br