Primeiro Passo da Etapa 1

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Transcrição da apresentação:

Primeiro Passo da Etapa 1 Publicidade e Propaganda – conceitos e categoria. Fábio Hideki Eguchi – 1PPN

Conceito de Publicidade Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar pública uma ideia. A publicidade é, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa, com a finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para os anunciantes, geralmente para vender produtos ou serviços.

Publicidade na Sociedade Do ponto de vista econômico a publicidade possibilitou o consumo estável que determinou a fabricação em série, cujo o segredo é produzir em grandes quantidades, a fim de reduzir custos unitários. O desenvolvimento de um país está diretamente vinculado à produção. Esta cresce à medida que aumenta a venda dos produtos e a publicidade estimula as vendas, criando predisposição para o consumo. Portanto, a impulsiona o desenvolvimento industrial e o crescimento do comércio.

Publicidade na Sociedade A liberdade de imprensa é resultante da publicidade e de sua ação democrática. Sem a receita dos anúncios, nem os jornais, nem as rádios, nem as revistas, nem os sites da internet ou televisões poderiam informar e entreter seus consumidores, como o fazem. É a publicidade que garante ao público receber serviços por um valor várias vezes superior aos preços pagos.

Conquista de novos Clientes Numa agência de publicidade são os prospectores os encarregados de angariar novos clientes, para tal são feitas as seguintes ações: -Promoção de Vendas: Estuda-se o funcionamento da agência, observando suas especialidades e serviços disponíveis. Após isso é feito um estudo de mercado, visando descobrir clientes em potencial.

Conquista de novos Clientes -Prospecção Racional: Tendo em mãos o nome dos possíveis clientes, é reunida o máximo de informações sobre estes, bem como fatos que possam ser de interesse à eles, como pesquisas de mercado e informações sobre a concorrência. Sendo assim o prospector falará a mesma linguagem dos clientes potenciais aumentando suas chances de conquista-lo.

Conquista de novos Clientes -Publicidade: É o último passo que definirá se o cliente em potencial se tornará cliente de sua agência. Para tanto podem ser usados dois meios: -Publicidade de imprensa: É feita em revistas especializadas ou em publicações industriais, econômicas ou comerciais. -Publicidade direta: Seu primeiro objetivo é conseguir uma visita ao cliente, em seguida manter contato com o diretor da empresa em questão, para enfim poder fazer uma apresentação de propostas da agência.

Relacionando-se com os Clientes É a área do atendimento que se relaciona com os clientes já estabelecidos, visitando ou recebendo a visita do cliente a fim de fazer o levantamento de dados a respeito dos objetivos da empresa, do produto, do mercado, buscando informações que deverão orientar o planejamento e criação. Essas informações são de suma importância, pois posteriormente farão parte de um briefing.

Conceito de Briefing O briefing ocorre na passagem da informação de uma pessoa para outra, especialmente do cliente para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. É um documento que irá guiar todo o processo de planejamento e criação da campanha publicitária. É importante que o briefing seja resumido, porém preciso e completo. Um briefing minucioso demais desanima e faz engessar o trabalho criativo.

Conteúdo do Briefing É natural que o briefing tenha uma certa organização, tópicos comuns e mesmo formato a ser seguido, mas ele não deve representar um sistema imutável cada vez que é feito. As informações mais relevantes de um briefing são as seguintes: -Cliente -Produto (ou Serviço) -Mercado -Público - Alvo -Objetivos -Estratégica Básica

Modelo de Briefing Job, trabalho nº: Utilizado para controle interno. Data: Data de quando o briefing foi elaborado. Cliente: Nome da empresa do cliente Contato para aprovação: Nome da pessoa física, contato dentro da empresa do cliente. Fone: Número de acesso do contato. E-mail: Endereço do contato. Material: Descrever o tipo de material que deve ser criado. Objetivo da campanha/material: Resultados que se pretendem ser atingidos com a campanha/material. Tipo de mídia sugerida: Indicar a sugestão do cliente. Pode ser mudado de acordo com o planejamento.

Modelo de Briefing Público-alvo: Descrever o público alvo a ser atingido. Recursos que podem ser utilizados: Sugestões do que pode ser utilizado na campanha. Descrição geral do contexto: Questionar o problema que o cliente está enfrentando e o que espera com a campanha. Objetivo: O que ele pretende conquistar a longo prazo com outras ações. Períodos de veiculação: Determinar quanto tempo a campanha irá durar. Obrigatoriedades: Apontar tudo aquilo que não pode faltar nos layouts ou no argumento principal da campanha. Cuidados específicos a serem tomados: Descriminar as recomendações sobre o que o cliente quer que seja feito. Abordagem a ser utilizada: Escolher a melhor linguagem. Observações: Aqui devem entrar os comentários que não podem ser previstos nos tópicos já mencionados.

Bibliografia -SANT`ANNA, A. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 7ª Edição. São Paulo: Editora Pioneira, 1999. -BONA, N. C.. Publicidade e Propaganda: da agência à campanha. 1ª Edição. Paraná: EBIPEX, 2007.