ANÁLISE ESTATÍSTICA II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao processamento de dados e à estatística - parte 02
Advertisements

Algoritmos para Geração de Variáveis Aleatórias
DISTRIBUIÇÃO NORMAL. O histograma por densidade é o seguinte: Exemplo : Observamos o peso, em kg, de 1500 pessoas adultas selecionadas ao acaso em uma.
Estatística amintas paiva afonso.
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Cássio Luís Fernandes de Oliveira
Variável Aleatória Contínua
Medidas de Dispersão.
Estatística Descritiva Aula 02
Medidas de Tendência Central DADOS AGRUPADOS
Medidas de Posição e Dispersão
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
Estatística Básica Utilizando o Excel
Estatística Básica Utilizando o Excel
Capítulo 5 A Distribuição Normal de Probabilidade
CEP – Controle Estatístico de Processo
Estatística Aplicada (Aula 4)
Estatística Aplicada (Aula 5)
Estatística Aplicada (Aula 4)
Medidas de Posição Profa. Rossana Fraga Benites.
ESTATÍSTICA.
AULA11 Distribuição normal Josemar Rodrigues.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL ou DE GAUSS
Estatística e Probabilidade
Como aplicar leis da lógica
Derivada e integral de uma função
ESTATÍSTICA.
Aproximação da binomial pela normal
Conceitos básicos1, aula 4
DISTRIBUIÇÃO NORMAL GAUSS ou LAPLACE CECILIA Q. ROKEMBACH
Distribuições Contínuas de Probabilidade
Distribuições Contínuas de Probabilidade
Amostragem: Média e desvio-padrão amostral Prof. Helcio Rocha
A Distribuição Normal Prof. Helcio Rocha
ESTATÍSTICA.
VALORES ESPERADOS.
Função de uma Variável Aleatória
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Revisão.
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Exemplo 2: Lançamento de 4 moedas Considerando a quantidade de
Quais são, suas médias, medianas e modas?
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS
Medidas de Dispersão ou de Variabilidade:
Distribuições de probabilidades referentes a variáveis contínuas e suas aplicações As variáveis contínuas podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo.
Estatística Para um dado conjunto de dados, podemos calcular as seguintes grandezas: 1) Medidas de posição 2) Medidas de dispersão 3) Parâmetros de simetria.
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
ESTATÍSTICA.
Erros e variáveis aleatórias
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
ESTATÍSTICA.
Amostragem Pontos mais importantes:
distribuições normais
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA APLICADA
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Estatística Inferencial (cap. 7 Martins)
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Inferência Estatística
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Aula 10 Medidas de dispersão Prof. Diovani Milhorim
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
Medidas de Dispersão Aula 8.
Estatística Aplicada Aula 8
Aula 14: Distribuição normal Prof. Diovani Milhorim
DISTRIBUIÇÃO NORMAL.
Distribuição Normal de Probabilidade
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE ESTATÍSTICA II Variáveis Variáveis discretas – São aquelas que caracterizam valores que podem ser contados. Ex.: Número de pessoas que acessam um caixa eletrônico em uma determinada data e horário. Exemplos de distribuição de probabilidades discretas Binomial Poisson Hipergeométrica

ANÁLISE ESTATÍSTICA II Variáveis contínuas – São aquelas que caracterizam um processo de medição, podendo assumir qualquer valor num intervalo contínuo. Ex.: Temperatura de uma peça Exemplos de distribuição de probabilidades contínuas Normal Uniforme Exponencial

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL Também chamada de distribuição de Gauss. É a distribuição contínua mais utilizada no estudo da estatística. Sua utilização se deve ao fato da maioria das variáveis serem poderem ser caracterizadas por sua distribuição e por poder ser utilizada para fazer aproximações para várias distribuições de probabilidades discretas.

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL Propriedades: Simétrica Apresenta um formato de sino Sua amplitude é infinita Suas medidas de tendência central são coincidentes, ou seja, média, mediana e moda É fortemente caracterizada por sua média μ e seu desvio padrão σ

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL Variando-se a média e o desvio padrão, obtém-se diferentes distribuições normais.

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL A variação da média μ desloca a distribuição para a direita ou para a esquerda. A variação do desvio padrão σ altera a amplitude da distribuição.

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL FUNÇÃO DENSIDADE DE PROBABILIDADE NORMAL Onde X é qualquer valor no intervalo contínuo de −∞ a ∞.

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL O cálculo da probabilidade é feito através da área sob a curva da distribuição até o valor de X. Pela utilização da fórmula, o cálculo é feito através de uma integral definida desde −∞ até X

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL A probabilidade de qualquer valor individual é zero.

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL Etapas para cálculo da probabilidade normal: Transformar a variável aleatória (X) em variável aleatória normal padronizada, ou seja, calcular a diferença (Z) entre o valor de X e a média aritmética μ, expressando o valor em unidades de desvio padrão σ. Z= X−μ σ Z terá sempre μ = 0 e σ = 1

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL Ex.: Seja X normalmente distribuída, com média igual a 100 e desvio-padrão igual a 50. Calcule o valor de Z para X igual 200.

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL Ex.: Seja X normalmente distribuída, com média igual a 100 e desvio-padrão igual a 50. Calcule o valor de Z para X igual 200. O resultado significa que X = 200 está 2,0 desvios-padrão (2,0 incrementos de 50 unidades) acima da média 100

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL Função Densidade de Probabilidade Normal Padronizada: Onde Z é qualquer valor na distribuição normal padronizada (valores acima da média são positivos e valores abaixo da média são negativos

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL A área total sob a curva é 1, com metade desse valor acima da média e metade abaixo.

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL Tabela de distribuição normal padronizada A tabela irá fornecer a probabilidade de ocorrência do valor de Z, desde −∞ até Z, isto é, a área sob a curva desde −∞ até Z. Ex.: Calcular P(Z < 2).

ANÁLISE ESTATÍSTICA II

ANÁLISE ESTATÍSTICA II

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL EXERCÍCIOS: 1) Considere uma distribuição normal padronizada, com média aritmética igual a zero e desvio-padrão igual a um. Qual é a probabilidade de que Z seja menor que 1,59? Qual é a probabilidade de que Z seja maior que 1,68? Qual é a probabilidade de que Z esteja entre 1,59 e 1,68? Qual é a probabilidade de que Z esteja entre -1,59 e 1,68? Entre que dois valores de Z (simetricamente distribuídos em torno da média aritmética) estarão contidos 68,26% de todos os valores possíveis de Z?

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL 2) Considere uma distribuição normal padronizada. Qual é o valor de Z para uma probabilidade: menor que 95%? maior que 90%?

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL 3) Em um curso de Estatística, um conjunto de notas de provas finais foi considerado como normalmente distribuído, com uma média igual a 6,7 e um desvio-padrão igual a 1,8. Qual é a probabilidade de se obter uma nota maior do que 7,4 nessas provas? Qual é a probabilidade de se obter uma nota igual ou menor do que 9,0? Que percentagem de alunos tirou entre 5,3 e 8,9? Apenas 5% dos alunos que fizeram essas provas obtiveram pontuação mais alta de que nota?

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL 4) Considere uma distribuição normal, com média igual a 85 e desvio-padrão igual a 17. Qual é o valor de X para uma probabilidade: menor que 99%? maior que 80%?

ANÁLISE ESTATÍSTICA II DISTRIBUIÇÃO NORMAL 5) Os salários dos gerentes de bancos se distribuem normalmente, com média de $ 14.500 e desvio-padrão de $ 2.100. Qual é a percentagem de gerentes que recebem: menos de $ 12.350? entre $ 13.400 e $ 16.570?