Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Parcerias operacionais:
Planejamento em Saúde – Saúde pública tem caráter coletivo, endemias(campanhas), atenção a grupos populacionais. Assistência Previdenciária – Ações individuais,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Levantamento, construção e diagnóstico
Modelo Assistencial Brasileiro
A IMPORTÂNCIA DOS FUNDOS PÚBLICOS
PLANO DE GESTÃO.
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Desafio Como fortalecer e concretizar políticas públicas na área da criança e do adolescente? Organizações de atendimento (governamentais e não-governamentais)
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
Conselho Estadual de Assistência Social
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Plano.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
As mudanças na dinâmica econômica, social e urbana dos municípios paulistas, nas últimas décadas, exigiram a abordagem de novos temas de investigação,
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
Políticas Públicas Municipais
Coordenadoria do Orçamento Participativo
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Ministério da Cultura.
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
MUNICIPALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE CENTROS COMUNITÁRIOS E DE SERVIÇOS E PRÉDIOS DE CENTROS SOCIAIS URBANOS HISTÓRICO: Herança de Programa Federal extinto.
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
DANIELLE CRISTINE CAVALI TUOTO
Governo do Estado de Alagoas
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – DAI ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENTIDADES ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Contexto de atuação do CME
IBGE BRASIL 2008 INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DIMENSÃO INSTITUCIONAL.
Governo do Estado de Alagoas
Desenvolvimento de uma aplicação (software) com interface web (internet) permitindo a inserção de serviços públicos municipais, consultas, exclusões e.
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – DIAS
MunicipalizaçãoDescentralização Único – Diverso DemocraciaAutonomiaParticipação O Processo de Descentralização e Municipalização no Brasil.
Atuação dos agentes de Controle Social
Unidades de Saúde Auditiva do Estado de São Paulo
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
Centro de Referência de Assistência Social
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
Administrador Público – CRA/DF
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações

Com o crescimento das atribuições dos municípios brasileiros a partir da década de 1990, a demanda por informações sobre essas unidades político-administrativas tem sido cada vez maior.

Com o objetivo de: Levantar informações que objetivam criar uma base de dados institucionais em nível municipal; Construir um amplo perfil dos municípios do país, a partir da gestão das suas administrações públicas;

E propiciar a elaboração de um quadro geral dos aspectos da gestão municipal; O IBGE criou a Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC.

MUNIC Pesquisa com caráter censitário, ou seja, é realizada em todos os municípios do País; A unidade de investigação da pesquisa é o município, sendo seu principal informante a prefeitura, através dos diversos setores que a compõem;

A pesquisa foi realizada nos anos de 1999, 2001, 2002, 2004 e 2005; Nos anos de 2001, 2002, 2004 e 2005, foi acompanhada do suplemento de Finanças Públicas, Meio ambiente, Esporte e Assistência social, respectivamente;

A MUNIC 2006 está em fase de treinamento descentralizado. Esta edição será acompanhada do Suplemento de Cultura.

Conselhos Municipais MUNIC 1999 e 2001 Bloco de Descentralização e desconcentração administrativa. Pesquisou a existência no município dos seguintes conselhos:

MUNIC 2002 e 2004 Os conselhos foram pesquisados nos blocos temáticos; Em conselhos de criança/adolescente; Em conselhos de habitação e meio ambiente.

MUNIC 2005 No questionário básico foram pesquisados os conselhos municipais de política urbana, de habitação, de cultura.

Suplemento de Assistência Social Realização do convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Objetivos da pesquisa: Mapear a estrutura pública de prestação de serviços da assistência social em todos os municípios brasileiros;

Conhecer a estrutura e funcionamento da assistência social na administração pública municipal; Obter informações sobre a natureza dos atendimentos realizados por esta estrutura;

Verificar a existência de legislação, políticas, programas, ações e instrumentos de gestão; Identificar as articulações interinstitucionais.