ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Autor: Orientador Instituição Local e data
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
TCC: Monografia e/ou Artigo
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROJETO DE PESQUISA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
2º encontro – Professores Maio de 2012
Metodologia Científica
Fundamentos de Educação a Distância
Comunicações Técnico-científicas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Disciplina: Prática Profissional II
Metodologia Científica
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Disciplina: Prática Profissional II
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ARTIGO CIENTIFICO.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Leitura de Textos Científicos
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
Elaboração de trabalhos em ambientes educacionais Natália Pacheco.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
TRABALHO CIENTÍFICO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSORA: LUCIANA BRITO.
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO
Forma Canônica e Definições
Disciplina: Prática Profissional II
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
Apresentação da Disciplina
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
O PROJETO E A ORIENTAÇÃO DE TCC
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia Científica
Cristiane Jonas Francisconi
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Etapas da Pesquisa Científica
BEM VINDOS!!!! Esta é a 1ª reunião do GEPEMF Grupo de Estudos e Práticas em Educação Matemática da FAAL 24/10/2009.
TCC.
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
TRABALHO FINAL DE CURSO ORIENTAÇÕES GERAIS Coordenador: Prof. Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho, MSc Vice-Coordenadora: Prof. Daniele da Rocha Carvalho,
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Agrárias  

Questões relevantes O que vamos produzir?   O que vamos produzir? Que orientadores poderemos ser? O que é orientar?

Estabelecer uma rede de saberes e fazeres entre orientadores e orientandos.   O desafio é de ambos e precisarão se aventurar na construção do conhecimento através: da pesquisa do aprender e ensinar do falar e ouvir do ler e escrever juntos e separados

O QUE VAMOS PRODUZIR ?   TCC (monografia) Dissertação Tese  O TCC: estágio inicial da vida científica ou a primeira manifestação sistematizada de um trabalho acadêmico mais consistente (FERREIRA SOBRINHO, 1997 p.24). TCC : infância científica dos alunos Dissertação de mestrado: adolescência Tese de doutorado: maturidade Não exigir demais, ou seja, não cobrar dos alunos de graduação, dissertações ou teses

Podemos caracterizar três tipos de orientadores.

O orientador formal tempo Só entra com o nome no trabalho  nunca tem tempo * Profissional famoso, reconhecido, mas sua agenda não tem espaço para as orientações. * Eles se encontram pelos corredores, escadas, rampas, elevadores e até na sala de aula, mas não conseguem manter uma rotina semanal de encontros para orientação.

 lesão científica telefona, envia fax, deixa material na portaria * O orientando, literalmente, corre atrás dele, telefona, envia fax, deixa material na portaria do prédio, tira dúvidas por e-mail, mas quase não vê seu orientador nem conversa com ele. charlatão educacional  lesão científica

O orientador tirano *Tem todo o tempo disponível para os encontros semanais de orientação, mas não permite que o orientando tenha idéias diferentes daquelas que ele apresenta.

*O orientando deve fazer somente o que o orientador indica e não consegue introduzir nada ou quase nada seu no trabalho, ou seja: uma idéia uma estratégia metodológica um autor que leu, etc,

O orientando tem a sensação que está fazendo a pesquisa do orientador e não a sua. Ele não está aprendendo a construir conhecimento através da pesquisa mas a obedecer ordens e seguir instruções, decisões das quais não participou.

O orientador ideal *além de ter tempo para os encontros semanais, discute com o orientando todos os caminhos da pesquisa, criticando o que merece ser criticado e elogiando o que seja elogiável. *o orientador desejável caminha ao lado do orientando,

*ensina e aprende a cada encontro, *fala e ouve, * indica e acata sugestões; *o orientando se sente orientado e não mandado, consegue crescer e entender o que está fazendo, compreende o porque e como está fazendo a pesquisa.

O QUE É ORIENTAR? Basicamente: leitura e discussão conjuntas, embate de idéias, apresentação de sugestões e de críticas, respostas e argumentações, não impor nada ! ! ! eventualmente: convencer,esclarecer, prevenir. (FERREIRA SOBRINHO, 1997).

Ser orientador é: apontar os caminhos que o orientando deve trilhar para atingir sua missão; acompanhar o trabalho, passo a passo;

ler e corrigir o que o orientando produz; indicar bibliografias;

fixar metas e cobrar resultados; esclarecer dúvidas e fazer perguntas sobre o que tem sido produzido;

discutir a realização das atividades de leitura e coleta de dados avaliar de forma somativa todo o processo de construção da pesquisa

O orientador deverá ter preparo leitura experiência. Deverá nortear sua relação de orientação com base em três dimensões.

A dimensão teórica refere ao aspecto conceitual e temático do trabalho A dimensão teórica refere ao aspecto conceitual e temático do trabalho. O orientador precisa: *saber o conteúdo para discutir com o orientando, explicar, esclarecer e responder sobre ele. *Conhecer as fontes bibliográficas básicas ou de referência, para avaliar as resenhas que o orientando irá produzir a partir da leitura das mesmas.

A dimensão métodológica a qual o orientador precisa conhecer os caminhos da pesquisa: * a lógica (indutiva e dedutiva) do pensamento científico; * os aspectos essenciais da produção do conhecimento científico e aqueles adquiridos nas experiências e relações da vida cotidiana e que constituem a ampla gama de saberes, representações e noções do senso comum; * os métodos das ciências naturais e/ou sociais. A dimensão método vai requerer do orientador conhecimentos de metodologia da ciência e da pesquisa.

A dimensão forma se refere a apresentação, organização e normatização do trabalho científico * O orientador deverá utilizar o Manual de Orientação de TCC, aprovado pela coordenação e professores do curso. *Precisa conhecer os sistemas de citação de autores segundo a ABNT, bem como as normas gerais de elaboração de referências bibliográficas. *Saber corrigir os textos produzidos pelos orientandos e apontar a forma mais adequada de redigirem o trabalho. A dimensão forma vai exigir do orientador conhecimentos sobre metodologia acadêmica

Orientar: Aprender junto Crescer junto Produzir junto é fácil ????