© 2013 Proibição da Tortura Dimensão de Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Direitos Fundamentais e o Supremo Tribunal Federal
Advertisements

Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Segurança Preventiva Comunitária PECPlanejamentoExecuçãoControle.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Direitos e Garantias Fundamentais
Crimes Sexuais no Estatuto de Roma
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Visão Geral - PAI C O dever de reparação às vítimas de tortura e outros maus tratos © A Iniciativa Artigo 5, 2013.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
© 2013 ANTIRRACISMO E NÃO DISCRIMINAÇÃO Dimensão de Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade.
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Qual o papel do Estado, da sociedade e, em particular, de cada um de nós na reinserção social dos indivíduos dependentes de drogas?
Direitos Humanos na América Latina e Relações Internacionais
© 2013 Primado do Direito e Julgamento Justo Primado do Direito e Julgamento Justo Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos.
Centro de Direitos Humanos
Direitos das Minorias © 2013
Direito à Saúde © 2013 Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria
Centro de Direitos Humanos
Liberdades Religiosas
Direitos Humanos da Criança
Centro de Direitos Humanos
Antirracismo e Não Discriminação
Direito à Privacidade © 2013
Direitos Humanos em Conflito Armado
Centro de Direitos Humanos
Centro de Direitos Humanos
1 Liberdade de expressão e liberdade dos meios de informação - O CASO DA PRINCESA CAROLINA Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos.
© 2013 Primado do Direito e Julgamento Justo e Segurança Humana Primado do Direito e Julgamento Justo Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
Curso Direito à Memória e à Verdade
Introdução à Iniciativa Artigo 5 e instrumentos chaves para a promovir a liberdade da tortura e outros maus tratos Faz uma introdução © A Iniciativa Artigo.
MEET-UP GLOBAL da INEE Bem-vindos ao Meet-Up Global da INEE: dezembro de 2013! Meet-Ups são encontros informais que procuram reunir membros da INEE por.
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
Direitos Humanos - Direitos Civis e Políticos -
Curso Direito à Memória e à Verdade
Visão Geral - PAI B O dever de impedir a tortura e outros maus tratos © A Iniciativa Artigo 5, 2013.
POLÍCIA MILITAR: Transformações para uma polícia de defesa da cidadania no Estado Democrático de Direito Autor: Cad PM Fernando Jahn Bessa Orientadora:
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
© 2013 DIREITO À DEMOCRACIA Dimensão de Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito.
1 Direitos Humanos da Criança Convenção sobre os Direitos da Criança Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade.
Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL II Docente Marco Dórea Tel:
© 2013 DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES Dimensão de Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade.
© 2013 Liberdades Religiosas e Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade.
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
Escritório Internacional do Trabalho Departamento de Empresas Multinacionais DECLARAÇÃO TRIPARTITE DE PRINCÍPIOS RELATIVOS ÀS EMPRESAS MULTINACIONAIS E.
© 2013 Direito à Educação e Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade.
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Organizações Internacionais
APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
2º Ten. QEOPM Gisleia 40 h/a.  16º BPM, 17º BPM (Campo Largo), 1º BPM, Coordenação Estadual do Proerd, 8ª CIPM  - Áreas operacionais e administrativas.
Fundado em 1997 Um patrimônio da Sociedade Paulista.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
Trabalho infantil esportivo e artistico: conveniencia, legalidade e limites. Dr. Carlos Eduardo Ambiel Advogado.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
As normas em matéria de liberdade sindical, direito de greve e negociação colectiva.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

© 2013 Proibição da Tortura Dimensão de Segurança Humana Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra

© 2013 “Abra o jornal em qualquer dia da semana e encontrará uma reportagem de algum lugar no mundo sobre alguém que foi preso, torturado ou executado porque as suas opiniões ou religião não são aceites pelo seu governo. O leitor sente-se, furiosamente, impotente. Todavia, se estes sentimentos de indignação se unissem para uma ação comum, algo de efetivo podia ser feito.” Peter Benenson, Fundador da Amnistia Internacional (AI). Proibição da Tortura e Segurança Humana Proibição da Tortura Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra

© 2013 Proibição da Tortura e Segurança Humana ►A preservação da integridade física e psicológica de todo o ser humano são essenciais à abordagem da Segurança Humana. ►A proteção da inviolabilidade da vida relaciona-se estreitamente com a proibição absoluta da tortura e de outras formas de maus tratos. ►Na procura da Segurança Humana, é essencial a PLENA realização do direito à vida e à integridade pessoal. Proibição da Tortura Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra

© 2013 Pilares Proibição da Tortura MELHORIA DA SEGURANÇA HUMANA E DO BEM-ESTAR APERFEIÇOAMENTO DA BASE LEGAL PARA A PROTEÇÃO CONTRA A TORTURA E OS MAUS TRATOS E SUA PREVENÇÃO SENSIBILIZAÇÃO RELATIVA AOS DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA OS DIREITOS HUMANOS Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra

© 2013 Apoio Global para a Segurança Humana ►O Tribunal Penal Internacional, em vigor e ativo desde 2002, representa uma ferramenta para acabar com a impunidade por genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra a nível global. ►A tortura é reconhecida pelo seu estatuto como crime contra a humanidade: –um crime contra a humanidade pode ser cometido durante conflito armado mas também durante períodos de “paz”. –o requisito é o de a tortura ser praticada no quadro de um ataque generalizado ou sistemático contra qualquer população civil Proibição da Tortura Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra

© 2013 Respostas à Tortura do Ponto de Vista da Segurança Humana ►Estabelecer um quadro legal eficaz e assegurar a sua integral implementação. ►Estabelecer Mecanismos de Controlo. ►Formação Contínua. Proibição da Tortura Aplicar garantias de prevenção apropriadas: - garantias fundamentais de quem se encontra privado da sua liberdade - combater a impunidade Mecanismos de visitas a locais de detenção Monitorização Independente Relatórios de organizações da sociedade civil Para polícia, guardas prisionais, advogados, juízes, médicos, etc. Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra