1ª Reunião com pais – 2012 Coord. Espnd. Elizabeth Aparecida Olímpia da Silva Coord. Geral Geralda da Cunha Teixeira Ferraz Goiânia, 11 de fevereiro de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Prof. Vanessa, Fernanda e Roberta
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Profª Marcia C. de S. Silva
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Construção do Conceito Matemático do Sorobã.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
Reunião com pais Educação Infantil e 1º. Ano E.F.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Encontro com Pais de Alunos
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Essa é minha escola.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO JOSÉ PANIAGO
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
III Encontro de Boas Práticas
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
CULTURA E CIDADANIA EM NOTÍCIAS ALÉM DAS FRONTEIRAS
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Reunião de Pais 3º ano 2014.
Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Reunião de Pais 2012.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Cja- Colégio Jorge Amado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Reunião de Pais e/ou Responsáveis /2011 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Avaliação da Aprendizagem em Processo
FESTIVIDADE DA ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
ALGUMAS SITUAÇÕES PARA TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Colégio Sergio Buarque de Holanda
Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens 1º e 2º A.E.F
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

1ª Reunião com pais – 2012 Coord. Espnd. Elizabeth Aparecida Olímpia da Silva Coord. Geral Geralda da Cunha Teixeira Ferraz Goiânia, 11 de fevereiro de 2012 Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano

Maria das Neves da Cunha Teixeira Diretora Geralda da Cunha Teixeira Ferraz Coordenação Geral Elizabeth Olimpia Coordenadora Pedagógica Divina da Cunha Teixeira e Silva Serviço de Psicologia Educacional Elisângela da S. Mota Português Guilherme Augusto de Sousa Matemática Marcelo José Mendes Aratum Inglês e Artes Bruna Caponi Borba Ciências Silviclene Gaspar Santos Geografia, História e Artes Kátia Martins Mendonça Educação Física

Orientações Gerais Orientações Gerais Apresentação da equipe pedagógica e auxiliar administrativa Apresentação da equipe pedagógica e auxiliar administrativa Apresentação do Projeto Político Pedagógico – 2012 Apresentação do Projeto Político Pedagógico – 2012 Informes finais Informes finais

Orientações Gerais Horários; Agenda; Controle de tarefas; Acompanhamento em casa; Comunicação com a Coordenação; Educação Infantil ao 1º ano – Coord. Ana Flávia 1ª fase do Ensino Fundamental 2º ao 5º ano – Coord. Thatyane Pimentel 2ª fase do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano – Coord. Elizabeth Olímpia

Orientações Gerais: CONDIÇÕES FÍSICAS FAVORÁVEIS: Para conservar a saúde do(a) aluno(a) em boas condições; ☻ Cuidar dos problemas físicos que podem e prejudicam a aprendizagem; ☻ Cuidar da higiene pessoal; ☻ Ambiente de estudo com luminosidade, arejado, preferencialmente em silêncio e mobiliado;

Orientações Gerais ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE ESTUDO ☻ Estudar um pouco todos os dias; ☻ Distribuir um tempo por disciplina diariamente; ☻ Elaborar um cronograma de horário de estudo.

Orientações Gerais TORNANDO O ESTUDO MAIS PRODUTIVO: ☻ Estudar mais a disciplina que menos gosta; ☻ Reduzir o fantasma de tirar nota baixa, PENSAMENTO POSITIVO; ☻ Tentar buscar interesse e sentido nos conteúdos, para que serve? ☻ Fazer da escola um espaço para orientação. Estudo mesmo é individualizado. O professor tira as dúvidas, traz elementos, mas não é o único responsável pela aprendizagem.

Apresentação das Equipes Equipe Auxiliar:  Equipe Administrativa Equipe Pedagógica Orientação Psicológica Educacional: Equipe Gestora

MetodologiaProjetosAvaliação Apresentação do P.P. P 2012 A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Paulo Freire

Metodologia O “Orientar Centro Educacional” preocupado com a formação de um aluno crítico e consciente, propõe ações que favorecem o ensino-aprendizagem. Os conteúdos serão vivenciados concretamente de forma interdisciplinar, através de:  Conteúdo sistematizado (livros adotados); ☻ Aula Expositiva; Leituras diversas: texto, revista, jornais, livros literários, gibis; ☻ Produção de textos / poesias / música; Dramatização de histórias;

Metodologia ☻ Interpretação da história através de desenhos; Produção de cartazes; Produção de jornais; Produção de livros literários; Visitação a biblioteca; Filmes; Confecção e interpretação de Mapas; Confecção e interpretação de gráficos; Confecção dos sólidos geométricos; Confecção de maquetes; Experiências científicas; Produção de charges; ☻ Trabalhos manuais (dobraduras); Pesquisa; Visita a: museus / parques / cinemas / fazendas / bosques / cidades históricas/supermercados/feiras culturais/ teatro, Concursos de redação; Debates; Eventos comemorativos; Produção e resolução de situações problemas.  Projetos;  Orientação Individualizada (professores, coordenação, orientação psicológica);

Paulo Freire Vygotsky Emília Ferreiro Piaget Metodologia " O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas". Jean Piaget "... A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa" Emília Ferreiro O saber que não vem da experiência não é realmente saber. Lev Vygotsky Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante! Paulo Freire PRÁTICA- TEORIA- PRÁTICA COLETIVO (MEIO) – INDIVIDUAL (sócio-construtivismo) INDIVIDUAL-COLETIVO (MEIO) - construtivismo Alfabetização significativa e contextualizada

Valores Humanos Linguística Conhecimento Relação-Afetivo Temas transversais Projetos

LINGUÍSTICA Mural Rádio-escola Mala de leitura Jornal

CONHECIMENTO Informática; Atividades extraclasse; Datas comemorativas; Festa junina; Exibição cultural; Feira de Ciências; Simulado (6º ao 9º ano); Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; Olimpíada Brasileira de Foguetes; Projeto Sustentabilidade (Meio Ambiente);

RELAÇÃO-SÓCIO AFETIVO RELAÇÃO-SÓCIO AFETIVO; Ação Integradora; Escola de pais; Bullying; Páscoa solidária; Acolhida; Interclasse; Projeto de vida; Orientação sexual;

TEMAS TRANSVERSAIS; Meio ambiente e saúde; Pluralidade cultural; Orientação sexual; Trabalho e consumo

TEMA GERADOR: VALORES HUMANOS 1º trimestre Conceituação o Dinâmicas o Cartazes o Acolhidas o Rádio Orientar o Ação integradora o Apresentação teatral: O lixo pode ser luxo

TEMA GERADOR: VALORES HUMANOS 2º trimestre: Divulgação o Orientar News o Folder o Desenhos o Atividades de sala e casa o Dinâmicas

TEMA GERADOR: VALORES HUMANOS 3º trimestre: Feira de Ciências o Pesquisas o Experiências o Exposição

TEMA GERADOR: VALORES HUMANOS 4º trimestre: Fechamento do projeto/ integração entre a escola/ comunidade o Exibição Cultural, Ação Integradora e Ação de Graças o Apresentações teatrais o Musicais o Poesias o Histórias

“ Na avaliação inclusiva, democrática e amorosa não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente em busca do melhor. Sempre !” LUCKESI, Avaliação

Qualitativa  A cada trimestre o professor elabora um relatório individual sobre o desenvolvimento do aluno durante o trimestre. Após é vistoriado pela coordenação pedagógica que encaminha para o professor (a) padrinho de cada turma onde é feita uma síntese que é encaminhado à secretaria onde é feito a formatação que será impressa no boletim e entregue aos pais na reunião trimestral. Avaliação

Quantitativa  T → Trabalho trimestral Valor:5,0  P → Participação Valor:1,0  C → Comportamento Valor:1,0  Tr → Tarefas Valor:2,0  Ap → Apresentação Pes.e Mat Valor: 1,0 Soma: 10,0 A → Avaliação Valor: 10,0  Média Trimestral → (Prova+Av. diária) / 2=>7,0 Avaliação

Serviço de Psicologia Educacional Psicóloga Divina da Cunha Teixeira e Silva Em dias e horários pré estabelecidos com o Grupo Gestor, a Psicóloga Divina reunirá com as coordenadoras, onde receberá a demanda elencada por elas, quanto às necessidades dos educandos. Após o plano de trabalho será executado, seguindo atendimento individual no consultório psicológico da escola, acompanhamento e retorno em momento de estudo interdisciplinar. Atendimento aos pais para devidos encaminhamentos, se o caso requer.

INFORMES FINAIS: Cursos Livres: - Inglês - Karatê - Balé - Música Consultório - Psicopedagoga Lílian

Mensagem final A educação não pode ser delegada somente a escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre! Educação de ENSINO é com a escola. Educação de VALORES é com os pais.