UNILAVRAS 1.

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Profa. Dra. Luciana Gurgel Guida Siqueira. EMOÇÕES  Geralmente surgem frente a situações importantes da vida.  Também é entendida, da mesma forma que.
O que é emoção? A emoção é uma reação neural provocada por estímulos psicofisiológicos. A unidade responsável é chamada de sistema límbico que é constituída.
UNILAVRAS. TEMA: EMO Ç ÕES UNILAVRAS (Centro Universit á rio de Lavras) (Centro Universit á rio de Lavras) Curso de Psicologia Semestre 1 º - Ano: 2012.
UNILAVRAS. TEMA: EMO Ç ÕES UNILAVRAS (Centro Universit á rio de Lavras) (Centro Universit á rio de Lavras) Curso de Psicologia Semestre 1 º - Ano: 2012.
Transcrição da apresentação:

UNILAVRAS 1

TEMA: EMOÇÕES UNILAVRAS (Centro Universitário de Lavras) Curso de Psicologia Semestre 1º - Ano: 2012 Disciplina:Psicologia Geral Turno: Noturno – Sala :13 Professor:Heron Laiber Bonadiman

Grupo III Helaine Borges Raíssa Pereira Sérgio Andrade Tayriane Mayre Valéria Ferreira

O que é emoção? A emoção é uma reação neural provocada por estímulos psicofisiológicos. A unidade responsável é chamada de sistema límbico que é constituída por neurônios e pelo lobo límbico.

Durante a emoção, o comportamento pode ser: Tipos de Emoção Emoção-choque Emoção-sentimento Durante a emoção, o comportamento pode ser: Imediato Secundário Permanente

EMOÇÕES Geralmente surgem frente a situações importantes da vida. Também é entendida, da mesma forma que a MOTIVAÇÃO, como algo que leva o indivíduo a uma ação. 6

MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO As emoções podem ser consideradas um tipo de motivo. As emoções funcionam como uma sistema de leitura que indica como está a adaptação de uma pessoa ao meio. 7

O QUE CAUSA A EMOÇÃO? Aspectos: biológicos, psicoevolutivos, cognitivos, desenvolvimentais, psicanalíticos, sociais, sociológicos, culturais e antropológicos. 8

O QUE CAUSA A EMOÇÃO ↓ EVENTO SITUACIONAL ESPECÍFICO PROCESSOS BIOLÓGICOS E PROCESSOS COGNITIVOS Sentimentos, Senso de Propósito, Ativação Corporal, Social-Expressivo = EMOÇÕES 9

Quantas emoções existem? Perspectiva biológica Perspectiva cognitiva 10

PERSPECTIVA BIOLÓGICA Características da Emoção: Início de forma rápida; Curta duração; Pode acontecer de forma automática e involuntária. 11

PERSPECTIVA BIOLÓGICA Descobertas importantes: 1) Alguns estados emocionais são difíceis de verbalizar (origem não cognitiva); 12

PERSPECTIVA BIOLÓGICA 2) A experiência emocional pode ser provocada por estímulos elétricos no cérebro ou na musculatura facial (processos não cognitivos); 3) Bebês e animais não-humanos apresentam estados emocionais. 14

Estados Motivacionais e Emocionais – Estruturas Cerebrais Estrutura Cerebral Experiência Motivacional e/ou Emocional Estruturas Orientadas para a Aproximação Hipotálamo Sensações prazerosas relacionadas ao ato de comer, beber e copular. Feixe prosencéfalo medial Prazer, reforço. Área Septal Centro de prazer associado à sociabilidade e á sexualidade. Lobo frontal Elaboração de planos, estabelecimento de objetivos, e intenções. Pré- Frontal Esquerdo Tendências motivacionais e emocionais de aproximação

Estados Motivacionais e Emocionais – Estruturas Cerebrais Estrutura Cerebral Experiência Motivacional e/ou Emocional Estruturas Orientadas para a Evitação Pré-Frontal Direito Tendências motivacionais e emocionais de afastamento. Amígdala Detecção e resposta às ameaças e ao perigo (medo, raiva, ansiedade) Hipocampo Sistema de inibição comportamental durante eventos inesperados.

Estados Motivacionais e Emocionais – Estruturas Cerebrais Estrutura Cerebral Experiência Motivacional e/ou Emocional Estrutura Orientada para a Excitação Formação Reticular Excitação

PERSPECTIVA BIOLÓGICA – EMOÇÕES BÁSICAS Emoções Básicas ou Primárias – entre os teóricos, variam de um mínimo de duas até aproximadamente dez. 19

ALEGRIA, RAIVA/MEDO, ANSIEDADE. AUTOR EMOÇÕES BÁSICAS GRAY ALEGRIA, RAIVA/MEDO, ANSIEDADE. PANKSEPP MEDO, RAIVA, PÂNICO E EXPECTATIVA STEIN & TRABASSO FELICIDADE, TRISTEZA, RAIVA E MEDO TOMKINS INTERESSE, MEDO, SURPRESA, RAIVA, ANGÚSTIA E ALEGRIA EKMAN MEDO, RAIVA, TRISTEZA, REPUGNÂNCIA, CONTENTAMENTO E DESPREZO. IZARD RAIVA, MEDO, ANGÚSTIA, ALEGRIA, REPUGNÂNCIA, SURPRESA, VERGONHA, CULPA, INTERESSE, DESPREZO. 20

EMOÇÕES BÁSICAS Existem em número pequeno; São universais; As emoções básicas são produtos da biologia e da evolução da espécie. 21

PERSPECTIVA COGNITIVA Estímulos avaliados como não relevantes não geram reações emocionais. O processo emocional inicia com a avaliação cognitiva (significação) ⇒ não com o evento e nem com a reação biológica. 22

PERSPECTIVA COGNITIVA – EMOÇÕES BÁSICAS Propõe que da mesma reação biológica podem surgir várias emoções diferentes. Portanto, existiriam muitas emoções. 23

Aspectos Cognitivos da Emoção Emoções ocorrem devido a uma avaliação prévia; A avaliação e não o evento em si é a causa da emoção. Para Arnold: Evento da vida → Avaliação (Bom X Mal ou Benéfico X Danoso, etc) → Emoção (Gostar ou Não Gostar, etc) → Ação (Aproximação X Afastamento) 24

Emoção Básica – De forma Geral 1) Reação global, ligada a padrões de respostas distintos e previsíveis; 2) Deve aparecer na evolução das espécies, (inata, não adquirida); 3) Não pode ser dividida em outras reações globais, mas pode ser combinada, ou diferir com relação a intensidade; 4) Deve constituir uma experiência subjetiva, qualitativamente diferente das demais. 25

PAIXÃO ADORAÇÃO ENCANTAMENTO AMOR AFEIÇÃO CARINHO TERNURA ÊXTASE FELICIDADE DELEITE ALEGRIA EMPOLGAÇÃO CONTENTAMENTO VIVACIDADE FASCÍNIO ESPANTO ADMIRAÇÃO CURIOSIDADE ATRAÇÃO/ INTERESSE ÓDIO FÚRIA IRA RAIVA IRRITAÇÃO EXASPERAÇÃO ANIMOSIDADE LUTO MELANCOLIA AMARGURA TRISTEZA LAMENTO DESGOSTO DISSABOR PAVOR TERROR HORROR MEDO TEMOR RECEIO APREENSÃO 26

As emoções podem se diferenciar com relação a intensidade. As emoções podem se unir e formar complexos emocionais. 27

Funções das Emoções

Aspectos principais da emoção: biológico, cognitivo e sociocultural. As emoções afetam: 1) O Sistema Nervoso Autônomo (coração, pulmão e músculos); 2)Sistema endócrino, hormônios, órgãos e glândulas; 29

Hipótese de Feedback Facial A resposta emocional se localiza na face: movimento de musculatura facial, alterações de temperatura facial e mudanças na atividade glandular na pele da face. Idéia: 1) Evento interno ou externo; 2) Disparo Neural ativação de estruturas neurais (sistema límbico, hipotálamo, gânglios basais); 30

3) Circuitos Neurais do Cérebro, como o sistema límbico; 4) Taxa de disparo neural, afetando a rapidez do processamento de informações; 5) Feedback facial, padrões da musculatura facial. 31

6) Córtex Motor gera impulsos que são enviados à face; 7) Ativação do nervo facial e nervo craniano; 8) Mudanças faciais (temperatura, glândulas e musculatura); 9) Cérebro interpreta a estimulação proprioceptiva facial retroalimentada; 32

10) Padrão de feedback facial é integrado corticalmente, ocorre a atribuição de sentido, temos o surgimento de um sentimento subjetivo; 11) Lobo frontal tem a percepção do estado emocional em nível consciente. 33

EMOÇÃO E HUMOR Emoção é diferente de HUMOR. HUMOR – estado emocional duradouro, as emoções são passageiras. As emoções surgem das situações significativas da vida, os estado de humor são resultados de processos, muitas vezes, mal definidos e em muitos casos desconhecidos. 34

FUNÇÕES SOCIAIS Comunicar nossos sentimentos; Influenciam a forma como as outras pessoas nos tratam; Facilitam e possibilitam as interações sociais; Criam, mantém, e acabam com relacionamentos. 35

PAPEL CULTURAL E SOCIAL DA EMOÇÃO Pessoas - fontes ricas de experiências emocionais; Interação Emocional – captação da emoção por meio de um contágio social; Partilhar e reviver emoções ao conversar com os outros. Papel da Cultura na manifestação e expressão da emoção. A forma como as pessoas reagem a outras nos contam um pouco sobre quem ela é. 36

Inteligência Emocional A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades: 1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. 2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. 3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca. 4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas. 5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais. As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intra- Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.

Referências Bibliográficas Pisani,Elaine; Guy, Paulo Bisi; Rizzon, Luiz Antônio;Nicoletto,Ugo Psicologia Geral.10ªed. Porto Alegre: Vozes,1990,p.107-115. Motivação e emoção/Johnmarshall Reeve : Tradução Luís Antônio Fajardo Pontes,Stella Machado: revisão técnica Mauricio Canton Bastos,Nei Gonçalves Calvano.-Rio de Janeiro: LTC,2006.