ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Problematizando os relatos pessoais:
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
A Educação Mediada pela Tecnologia
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Coleção Vitória-Régia
Parâmetros Curriculares Nacionais
Rotina na Alfabetização:
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
EMEI CONJUNTO RESIDENCIAL ELÍSIO TEIXEIRA LEITE
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
LEITURA DE IMAGENS.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O que é ensinar história?
Faculdade de Educação de Costa Rica
MOSTRA CULTURAL 2011.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Como fazer a leitura de obra de arte?
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Letramento Uso da leitura e escrita em consonância com os contextos em que as situações comunicativas são veiculadas. Um indivíduo alfabetizado não é,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
A Arte na Literatura de Cordel
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Informática na Educação
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Atividade complementar 04
Equipe responsável pela produção
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
SEB/MEC. Números da consulta pública cadastrados no Portal: organizações; escolas; estudantes de educação básica;
Apresentação preparada por: Édina Moura Vianna
Projetos e Sequências Didáticas
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR Trabalho desenvolvido com os alunos do 4º ano 2 Professora: Aparecida Madalena de Andrade Escola Estadual Padre Antônio Corrêa 2014

justificativa O Projeto Pedagógico “ Arte e Geometria num contexto interdisciplinar” tem a Arte como âncora para desenvolver a leitura de imagens; trabalhar os conceitos geométricos; valorizar a linguagem oral e a produção de textos; contextualizar a arte e acontecimentos históricos e, principalmente, criar na escola um espaço favorável para trabalhar as competências e habilidades dos alunos. Para que os conteúdos de geometria e a produção de textos ficassem mais interessantes e despertassem o interesse dos alunos, a arte visual foi trazida para a sala de aula nas obras de grandes pintores do século XX, como Picasso, Tarsila do Amaral, Mondrian ,KandiNsky e outros.  

  Objetivos gerais: Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando a arte de modo sensível. Valorizar o saber escolar e o letramento adquiridos, para o exercício da cidadania e a busca constante de uma melhor qualidade de vida.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, espaços geográficos e a sua relação com as diferentes áreas do conhecimento (Arte, História, Geografia, Português e Matemática). Produzir textos escritos coesos e coerentes fazendo uma intertextualidade entre obras de arte e as vivências cotidianas (Arte, Português). Identificar os conhecimentos matemáticos (Geometria) presentes nas obras visuais (Matemática e Arte). Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista (Temas Transversais). Utilizar sucatas (artes de designs em embalagens) de forma tridimensional na criação de jogos que estimulam o uso das terminologias geométricas (Matemática e Educação Física). Produzir a releitura das telas dos pintores famosos .

estratégias pedagógicas, a criar e a aprender novos temas”. Nesse momento em que a humanidade passa por diferentes conflitos: culturais, políticos, econômicos, sociais, psicológicos, etc, onde nosso bem-estar físico depende de muitos fatores, o aluno precisa conhecer e compreender o mundo que o cerca, tornando-se um sujeito ativo na construção do seu conhecimento. DEMO (2001) afirma: “A vida cooperativa na sala de aula ajuda o professor a sair da sua solidão, pois ele passa a compartilhar tarefas, a co-produzir estratégias pedagógicas, a criar e a aprender novos temas”. Pensando em incluir todos “nós alunos”, o desenho, a leitura, a produção de texto, a pintura, os jogos, a linguagem oral, a cooperação, foram os instrumentos usados para valorizar as competências. Para complementar, ANTUNES (2001) reforça: “A vida é uma escola e o mundo uma sala de aula que se renova a cada dia. E é nessa sala de aula que o homem é avaliado por suas múltiplas competências e não só àquelas que a escola considera válidas”. Para trabalhar a geometria, tão importante para o trabalho em outras áreas da Matemática (frações, gráficos, perímetro, área, volume, etc) – e tornar o trabalho divertido e atraente, o segundo olhar sobre uma obra de arte foi importante. Primeiro foi o olhar de apreciação, trabalhar com Tangran. a leitura da obra de acordo com a emoção e os possíveis conhecimentos que o aluno trazia. Na Geometria, observou-se a compreensão dos conteúdos trabalhados.

. Em História e Geografia, foi possível dar sentido ao trabalho dos artistas na linha do tempo, no contexto histórico revelando a linguagem universal da Arte, porque artistas que nasceram em diferentes países como Espanha, Brasil, Holanda e EUA mesclaram seus estilos e se tornaram eternos em suas obras. O professor deverá trabalhar de acordo com os recursos de que dispõe e de acordo com a realidade de seus alunos.

mento. Petrópolis. Vozes (2001). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANTUNES, Celso. A inteligência emocional na construção do eu. 10º ed. Petró polis: Vozes (2001). DEMO, Pedro. Conhecimento moderno: Sobre ética e intervenção do conheci mento. Petrópolis. Vozes (2001). MESTRES DAS ARTES, Pablo Picasso. Tradução Valentim Rebolsas. Consultoria: MONDRIAN e a pintura Abstrata. Tradução: Sheila Mazzolenis. 1ª ed. São Paulo (1991). PARÂMETROS, Curriculares Nacionais: Arte, Matemática, Língua Portuguesa e Temas Transversais. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Funda mental. 3ª ed. Brasília.MEC. (2001)

“EDUCAR NÃO É UMA FÓRMULA DE ESCOLA,MAS UMA OBRA DE VIDA”.