I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Reitoria DIRETRIZES PARA A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UTFPR Versão nov/2006 – COEPP/COUNI.
Advertisements

Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Universidade de Aveiro
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
ENCONTRO DOS PEDAGOGOS
Secretaria da Educação e Cultura
Monitoria 2009 Informações Gerais.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Características do programa
Etapas da construção do PDI IFTO
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Adelma Sobreira de Lima Mônica Alves da Silva Abril 2011
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Conselho de Cursos de Engenharia Lic. Engenharia e Gestão Industrial Bolonha/PLE na LEGI Projecto Piloto 2004/05.
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
A Educação a Distância é possível?
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Portal Educacional Clickideia
OBJETIVOS Objetivo Geral
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Fórum das Licenciaturas- Moodle I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP 2013.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
RESISTÊNCIA X ACEITAÇÃO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR NO ESTADO DO CEARÁ Profª. Luciana.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Laboratório de Ensino a Distância
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP Cursos de Nivelamento e Apoio Pedagógico - EAD I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP 2013

Ações de Nivelamento e Apoio Pedagógico: Parte do programa de contenção da evasão proposto pela Pró-Reitoria de Ensino. Um projeto piloto para ser desenvolvido no segundo semestre de 2013 e implementado durante o primeiro semestre de 2014, com oferta inicial das disciplinas elencadas (matemática, português, física, química e outras).

Objetivo Geral: Contribuir para a redução da evasão com a implementação de uma estrutura na plataforma Moodle, com ferramentas e conteúdos de disciplinas nas quais os alunos tenham maior dificuldade de aprendizado.

Objetivos Específicos Tornar o estudante com dificuldade de acompanhamento do curso apto a desempenhar as ações previstas no plano de curso; Evitar a sobrecarga do professor com conteúdos não previstos; Institucionalizar as discussões sobre criações de cursos a distância dentro da plataforma para preservar o conhecimento.

Público-Alvo: discentes dos cursos técnicos e superiores com dificuldade em acompanhar as disciplinas do curso devido às deficiências do ensino fundamental e ensino médio, respectivamente (nivelamento). discentes dos cursos técnicos e superiores com dificuldade em acompanhar as disciplinas correntes do 1º semestre/ano do curso (apoio pedagógico).

Infraestrutura: Nova plataforma no Moodle chamada Ensino - disponível no endereço: ensino.ifsp.edu.br Discussões da comissão e documentação via ambiente Moodle; Capacitação dos envolvidos para utilização do Moodle e criação de material. Criação de tutorial de utilização da plataforma para os alunos. Um administrador Moodle por campus, responsável pelo cadastro de alunos e suporte técnico;

Discussões propostas: fase de elaboração do material Oferta inicial para 05 campi; Comissão docente por ação, disciplina e nível de ensino: Responsável pelo material e decisão quanto aos formatos disponibilizados na plataforma; presidida por um professor da área, que será o moderador das discussões presenciais e do fórum na plataforma. Atribuição em horas-aula para os professores dedicados a essa ação de contenção de evasão - projeto institucional (de 5 a 6 horas-aula);

Discussões propostas: Estrutura dos cursos/material Curso autoinstrucional (sem tutoria online); Teste diagnóstico inicial para os alunos Estrutura linear ou não linear (não existe sequência estabelecida); Opcional ou obrigatório ao aluno; Professor em cada campus responsável pelo plantão de dúvidas (presencial) das disciplinas oferecidas; Bolsa discente de ensino, para alunos que auxiliarão professores no conteúdo e plantão de dúvidas.

Cronograma (Sujeito a alterações): Prazo Definição dos Campi participantes Até 05/08/13 Indicação dos membros e presidente das comissões (ação, disciplina e nível de ensino) Até 07/08/2013 Cadastro dos participantes do fórum/Moodle De 02/08/2013 a 09/08/2013 Discussões do conteúdo e distribuição da elaboração das unidades De 09/08/2013 a 09/09/2013 Capacitação em Moodle: Até 30/08/2013 Capacitação em elaboração de materiais didáticos para a modalidade EaD Até 13/09/2013 Produção, inserção e revisão do material Até 29/11/2013 Validação dos materiais produzidos Até 13/12/13 Testes e ajustes Jan/2014 Início do projeto piloto 17/02/14

O que faremos agora? Próximos passos Passo 1 – 20 minutos Com o pessoal do seu campus, reflita em relação aos seus cursos: Fraquezas (maiores desafios) Forças (maiores contribuições/oportunidades) Cada campus pensar em 2 frentes de trabalho -listar

O que faremos agora? Passo 2 Divisão em grupos de trabalho por: Ação: nivelamento ou apoio pedagógico Nível de ensino: ensino técnico ou superior Disciplina: Português, Matemática, Química, Física, Modalidade (Superior): Licenciatura, Tenologia, Bacharelado (Engenharias) 12 grupos de trabalho

Organização espacial no auditório Palco Nível Técnico: Apoio Pedagógico QUÍMICA Nível Técnico: Nivelamento MATEMÁTICA Nível Técnico: Nivelamento PORTUGUÊS Nível Técnico: Apoio Pedagógico FÍSICA Nível Técnico: Apoio Pedagógico MATEMÁTICA Nível Técnico: Apoio Pedagógico PORTUGUÊS Nível Superior: Nivelamento LICENCIATURAS Nível Superior: Nivelamento TECNOLOGIAS Nível Superior: Nivelamento BACHARELADO Nível Superior: Apoio Pedagógico LICENCIATURAS Nível Superior: Apoio Pedagógico TECNOLOGIAS Nível Superior: Apoio Pedagógico BACHARELADO

O que cada grupo irá fazer? Definir (pensando em seus cursos e desafios enfrentados): Que campi irão participar? Quem presidirá a comissão? Quem serão os membros? Quantos? Qual será a metodologia de trabalho? Dias, horário das reuniões (via Moodle), etc. Quais campi implantarão projeto piloto? Fazer lista com os nome, campus, email e tel para contato

CONTATO EQUIPE EAD ead.ifsp@gmail.com (11)3775-4573

Acesse o site e faça sua pergunta online Perguntas??? Acesse o site e faça sua pergunta online  https://docs.google.com/forms/d/ 1FNmZPa5TKHYcs9GGv9DkanpQ9BgV 15WCWzK9fjXge1c/viewform.