7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Relações de Convívio Solidário
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
As visões desenvolvimento e aprendizagem
O Início da Comunicação
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Vídeo Educar – Rubem Alves
Aprender ao Longo da Vida
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
A Escola e as Mudanças Sociais
Ensino Tradicional/Expositivo
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
O pensamento principal de quem escolhe a Educação como Profissão...
INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS: entrevista estruturada
Capacitação dos professores
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A partir do momento em que busca construir uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem, o olhar psicopedagógico pode sustentar, tanto.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Roteiro de observação de estágio
Diagnóstico Centro de Educação de Jovens e Adultos Tema: Infraestrutura – espaço escolar; Perfil do sujeito da EJA; Perfil do Profissional da EJA; Sugestões.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Inês Barbosa de Oliveira
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Formação de professores para o trabalho com tecnologias digitais Grupo Pró-Ativo: Monaliza de Magalhães R Moreira Alexandra Fernandes Claudia Lima  Danielle.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
EJA, o que sabemos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
No segundo semestre de 2009 entrevistamos alunos da EJA, objetivando conhecê-los em suas características: sócio-demográfica, sócio-cultural e sócio-cognitiva.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Crítica à concepção de currículo cristalizado
ANEXO 3 - PAINEL Visita ao EMEF Prof. Zeferino Vaz / CAIC.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA CEDERJ 7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS   Retorno dos alunos da EJA aos estudos Nome: ANA CRISTINA DE SOUSA SANTANA Matrícula: 10112080141 Polo: MAGÉ

Os alunos da EJA A trajetória do aluno da Educação de Jovens e Adultos, focaliza particularmente a expectativa na volta à escola, não somente para cumprir uma obrigação ou à procura de um diploma, mas, ciente do valor e da utilidade do estudo em sua vida.

O universo da Educação de Jovens e Adultos é composto de “pessoas jovens e adultas” considerando suas vivências, a trajetória de vida e diferentes experiências, bagagens e conhecimentos acumulados ao longo de sua existência.

O Perfil do aluno da EJA Esse sujeito adulto, traz consigo uma história longa de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo que o envolve, sobre si e sobre as outras pessoas que o cercam.

Isso precisa ser considerado na sua entrada no sistema de ensino. Esses saberes fazem com que os alunos tragam diferentes habilidades e dificuldades que direcionam o processo de ensino e aprendizagem.

O educando desta modalidade encontra-se inserido em um mundo de trabalho e relações interpessoais de um modo diferenciado daquele das crianças.

Esse jovem que retorna à escola depara-se com situações que muitas vezes o desestimulam: Seus conhecimentos prévios são ignorados; Os conteúdos fogem à realidade deles; A infantilização das práticas pedagógicas. Além desses, muitos outros fatores fazem com que os alunos desta modalidade sintam-se desestimulados e percam a vontade e a disposição de dar continuidade aos estudos.

Perante esta situação torna-se urgente a criação de outras possibilidades de ensino com conteúdos e métodos mais elaborados para dar respostas às diferenças individuais e sociais dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.

A educação destinada aos alunos da EJA não deve ser baseada apenas em conteúdos. O educando poderá compreender melhor o papel da escola na sua vida, pensando nela não só como um local de educação formal, mas como um local de debates e reflexões sobre sua Identidade, a comunidade e o país. As aulas devem estar vinculadas ao dia-a-dia do aluno, com a perspectiva da transformação social.

Ser cidadão não é só frequentar a escola, é fazer uso do que se aprende de forma consciente e autônoma em favor da melhoria da qualidade de vida da sociedade.