PROJETO DE INSERÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA ITALIANA PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ALUNOS DA EMEF CANDIDO PORTINARI – PERUS – DRE PIRITUBA Professora Maria Cristina Marinelli Faixa etária entre 7 e 10 anos
OBJETIVOS Divulgação e inserção gradativa da Língua e Cultura Italiana aos alunos ; Despertar a curiosidade , o interesse e a valorização por uma nova língua; Atuar como uma facilitadora do ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira para crianças
Inserida no Curso de Formação e Capacitação de Docentes de Língua e Cultura Italiana A aprendizagem de uma Língua Estrangeira permite a criança possibilidades de interagir e viver no mundo JUSTIFICATIVA Percebendo o grande número de alunos de descendência italiana na escola
Características Fundamentais MUSICALIDADE INTERDISCIPLINARIDADE ASPECTO LÚDICO
DESENVOLVIMENTO MÚSICA - MOMENTO PRAZERO CONVERSAÇÃO JOGOS RECORTES E COLAGENS ILUSTRAÇÃO OBJETOS ACESSO A SITES E CLIPS DAS MUSICAS FOTOS E FILMAGENS DURANTE O PROCESSO DO TRABALHO. CONFECÇÃO DE UM CADERNO PARA REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZAÇÃO DE UM CORAL DIVULGAÇÃO NA FEIRA CULTUAL DA ESCOLA AUTORIZAÇÃO PELOS PAIS DA IMAGEM DOS ALUNOS.
AVALIAÇÃO REALIZADA DURANTE TODO O PROCESSO DE INTRODUÇÃO DA NOVA LINGUA; REGISTRO COM FOTOS E FILMES DOS ALUNOS INTERESSES, PARTICIPAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADE PROPOSTAS. DEDICAÇÃO E DESEMPENHO NA AVALIAÇÃO FINAL
FATORES FACILITADORES DIFICULTADORES IMENSO INTERESSE E CURIOSIDADE PELA NOVA LINGUA; A INTERAÇÃO PROFESSORA X OS ALUNOS A DESCOBERTA DA IDENTIDADE COM A LINGUA ESTUDADA RESGATE DE OBJETOS DO NONNO E DA NONNA MATERIAL DIDÁTICO PARA A FAIXA ETÁRIA; CONCILIAR O TEMPO PARA ATENDER AO CURRICULO PLANEJADO DE CADA SÉRIE .
RECORTE E COLAGEM Ci vuole um fiore
ALUNOS MONITORES ENVOLVIDOS COM IL COCCODRILO COME FA? CONCENTRAÇAO E DEDICAÇÃO
ACQUARELLO
e... As atividades continuam! Através de sugestões de professores motivados pelo entusiasmo de seus alunos, e de outros querendo também aprender; Com a escola envolvida, todos querem aprender interagindo Todos os dias ouvindo, falando, a criança convive e aprende uma nova língua.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CEU PERUS DIVULGANDO PARA A COMUNIDADE Construção do TOTEM – Integração do Progetto Italiano
CORRIERE DELL’AMICIZIA 2010 PARCERIA COM OS PROFESSORES 2010
OBJETOS SIGNIFICATIVOS YASMIN ROBERTA
Informática Educativa e a Língua Italiana
Feira Cultural 2010
La casa Cantando para a comunidade
HOJE EM DIA HOJE A LÍNGUA ITALIANA JÁ FAZ PARTE DO DIA-A –DIA DA NOSSA ESCOLA; CONTA COM O APOIO DA DIREÇÃO E DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA; O ESTUDO DA LINGUA ITALIANA DESPERTOU O INTERESSE E ENVOLVEU CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E COM PROBLEMAS DISCIPLINAR; ENVOLVEU TODO AQUELE QUE SE IDENTIFICOU DE ALGUMA FORMA COM A LINGUA E CULTURA ITALIANA.
BIBLIOGRAFIA Professore Alessandro Riga – Orientador do Estágio Supervisionado CD –Musicas- Il coccodrillo come fa? Zechino D’oro Ci vuole un fiore – Sergio Endrigo Aqcuarello - Toquinho La casa – Toquinho/Sergio Endrigo Tecnologia- sites www.zechinodoro.it www.midisegni.it www.youtube.com.br Textos sobre o Ensino de L.E.C. Língua Estrangeira para Crianças Professoressa Maria Cristina Marinelli RF 546.136.701 EMEF CANDIDO PORTINARI – DRE PIRITUBA Curso de formação Lingüística e Pedagógica para Professores da Rede Municipal de Ensino para Formação e Capacitação de Docentes de Lingua Italiana. 2009/2010