PROJETO DE INSERÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA ITALIANA PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Trigonometria Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)
Advertisements

Tema: Exponencial e Logaritmo Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)
Centro de Estudos de Línguas – CEL
CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
Reunião de Pais 2012.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ensinando através de jogos
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Secretaria da Educação e Cultura
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHARQUEADAS Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação PROJETO “ RUMO À EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL”
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Laboratório de Aprendizagem
Uso de material didático lúdico para uma aprendizagem de inglês mais prazerosa Keila Alvarenga Azalim CUNHA - E. E. Professor Antônio Gonçalves Lana Escola.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE INSERÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA ITALIANA PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ALUNOS DA EMEF CANDIDO PORTINARI – PERUS – DRE PIRITUBA Professora Maria Cristina Marinelli Faixa etária entre 7 e 10 anos

OBJETIVOS Divulgação e inserção gradativa da Língua e Cultura Italiana aos alunos ; Despertar a curiosidade , o interesse e a valorização por uma nova língua; Atuar como uma facilitadora do ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira para crianças

Inserida no Curso de Formação e Capacitação de Docentes de Língua e Cultura Italiana A aprendizagem de uma Língua Estrangeira permite a criança possibilidades de interagir e viver no mundo JUSTIFICATIVA Percebendo o grande número de alunos de descendência italiana na escola

Características Fundamentais MUSICALIDADE INTERDISCIPLINARIDADE ASPECTO LÚDICO

DESENVOLVIMENTO MÚSICA - MOMENTO PRAZERO CONVERSAÇÃO JOGOS RECORTES E COLAGENS ILUSTRAÇÃO OBJETOS ACESSO A SITES E CLIPS DAS MUSICAS FOTOS E FILMAGENS DURANTE O PROCESSO DO TRABALHO. CONFECÇÃO DE UM CADERNO PARA REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZAÇÃO DE UM CORAL DIVULGAÇÃO NA FEIRA CULTUAL DA ESCOLA AUTORIZAÇÃO PELOS PAIS DA IMAGEM DOS ALUNOS.

AVALIAÇÃO REALIZADA DURANTE TODO O PROCESSO DE INTRODUÇÃO DA NOVA LINGUA; REGISTRO COM FOTOS E FILMES DOS ALUNOS INTERESSES, PARTICIPAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADE PROPOSTAS. DEDICAÇÃO E DESEMPENHO NA AVALIAÇÃO FINAL

FATORES FACILITADORES DIFICULTADORES IMENSO INTERESSE E CURIOSIDADE PELA NOVA LINGUA; A INTERAÇÃO PROFESSORA X OS ALUNOS A DESCOBERTA DA IDENTIDADE COM A LINGUA ESTUDADA RESGATE DE OBJETOS DO NONNO E DA NONNA MATERIAL DIDÁTICO PARA A FAIXA ETÁRIA; CONCILIAR O TEMPO PARA ATENDER AO CURRICULO PLANEJADO DE CADA SÉRIE .

RECORTE E COLAGEM Ci vuole um fiore

ALUNOS MONITORES ENVOLVIDOS COM IL COCCODRILO COME FA? CONCENTRAÇAO E DEDICAÇÃO

ACQUARELLO

e... As atividades continuam! Através de sugestões de professores motivados pelo entusiasmo de seus alunos, e de outros querendo também aprender; Com a escola envolvida, todos querem aprender interagindo Todos os dias ouvindo, falando, a criança convive e aprende uma nova língua.

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CEU PERUS DIVULGANDO PARA A COMUNIDADE Construção do TOTEM – Integração do Progetto Italiano

CORRIERE DELL’AMICIZIA 2010 PARCERIA COM OS PROFESSORES 2010

OBJETOS SIGNIFICATIVOS YASMIN ROBERTA

Informática Educativa e a Língua Italiana

Feira Cultural 2010

La casa Cantando para a comunidade

HOJE EM DIA HOJE A LÍNGUA ITALIANA JÁ FAZ PARTE DO DIA-A –DIA DA NOSSA ESCOLA; CONTA COM O APOIO DA DIREÇÃO E DAS COMUNIDADES INTERNA E EXTERNA; O ESTUDO DA LINGUA ITALIANA DESPERTOU O INTERESSE E ENVOLVEU CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E COM PROBLEMAS DISCIPLINAR; ENVOLVEU TODO AQUELE QUE SE IDENTIFICOU DE ALGUMA FORMA COM A LINGUA E CULTURA ITALIANA.

BIBLIOGRAFIA Professore Alessandro Riga – Orientador do Estágio Supervisionado CD –Musicas- Il coccodrillo come fa? Zechino D’oro Ci vuole un fiore – Sergio Endrigo Aqcuarello - Toquinho La casa – Toquinho/Sergio Endrigo Tecnologia- sites www.zechinodoro.it www.midisegni.it www.youtube.com.br Textos sobre o Ensino de L.E.C. Língua Estrangeira para Crianças Professoressa Maria Cristina Marinelli RF 546.136.701 EMEF CANDIDO PORTINARI – DRE PIRITUBA Curso de formação Lingüística e Pedagógica para Professores da Rede Municipal de Ensino para Formação e Capacitação de Docentes de Lingua Italiana. 2009/2010