Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Avaliação Mediadora.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Ajude – me!!.
Rotina na Alfabetização:
Linguagem, alfabetização e letramento
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Altinópolis.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Percepção do Espaço Pela Criança
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Planejamento da Rotina Semanal
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Equipe responsável pela produção
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Didática da alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1ª Formação de Professores Coordenadores
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Organização e desenvolvimento do HTPC
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/2014. PLANEJAMENTO Orientadoras de Estudos

OBJETIVOS DO ENCONTRO: Destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização na Matemática e na Língua Portuguesa; Caracterizar a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vistas à alfabetização matemática de todos os alunos; Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico; Enfatizar a importância da língua materna (LM) para a apropriação das outras linguagens.

ACOLHIDA: O TEMPO Biografia do autor e ilustrador: Nascido em São Paulo, Ivo Minkovicius estudou arquitetura e, como gostava de desenhar, tornou-se ilustrador e artista gráfico, aprofundando seus trabalhos na área de educação. Como criador, enveredou pelo caminho da literatura infantil, compondo e desenhando histórias que imagina para dividir com sua mulher as tarefas de entreter seus dois filhos e ensinar a eles coisas importantes, como soltar o pensamento e ler livros. O livro traz um texto curto e com divertidas reflexões que envolvem o tempo e nossa relação com o passado, o presente e o futuro. Ivo Minkovicius www.editoradecultura.com.br/arquivos...

PAUTA: Dinâmica “A função do planejamento” Texto deleite: Livro “O Tempo” Dinâmica “A função do planejamento” Estudo dos textos “A organização do trabalho pedagógico para a alfabetização matemática” , p. 06 a 15 e “Organização da sala de aula: fazendo a aula acontecer”, p. 16 a 26 (Caderno 01). Socialização dos textos Espaço Alfabetizador em Matemática Vídeo: Planejamento Reflexões sobre os textos: “Fechamento da Aula” e “A Tarefa de Casa e Avaliação Progressão e Continuidade das Aprendizagens” Vídeo: A vida não é fácil Hora do Jogo1 : Pontinhos Gráfico sobre jogo dos Pontinhos Hora do Jogo 2: Travessia no rio Reflexão sobre o jogo Atividade a Distância

DINÂMICA: A função de Planejamento Entregar numa folha a questão “Qual a função do planejamento (Diário/Semanal) para sua ação docente? Não precisa nomear. Colocar as respostas numa caixa e redistribuir para que cada cursista leia e sinalize uma PALAVRA da resposta - fazer a tabulação e gráfico (apresentação no próximo encontro ).

TEXTO TEÓRICO... Estudo dos textos “A organização do trabalho pedagógico para a alfabetização matemática” , p. 06 a 15 e “Organização da sala de aula: fazendo a aula acontecer”, p. 16 a 26 (Caderno 01). Cada dois grupos farão a leitura de um dos textos sinalizarão as partes mais importantes. Socialização ao grande grupo.

Curiosidades matemáticas; Calendário (dia, mês e ano); ESPAÇO ALFABETIZADOR EM MÁTEMÁTICA: O que deve contemplar? Portadores de texto com diferentes usos e representações numéricas; Varal com símbolos numéricos; Curiosidades matemáticas; Calendário (dia, mês e ano); Listas com aniversariantes, eventos da escola...; Régua para medição dos alunos; Balança, relógio analógico, jogos, ábacos;

PNAIC E ainda... Rotina do dia; Livros infantis, revistas, agendas; ESPAÇO ALFABETIZADOR EM MÁTEMÁTICA: O que deve contemplar? Material dourado, sólidos geométricos, Livros infantis, revistas, agendas; Calculadoras, material alternativo; Quadro valor de lugar; barras de cuisenaire; Geoplano, Tangram... E ainda... Rotina do dia; Organização das carteiras.

Alguns desses materiais BARRAS DE CUISENAIRE TANGRAM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS GEOPLANO

MOMENTO DE VÍDEO... PLANEJAMENTO Priscila Monteiro (Coordenadora da Formação em Matemática da prefeitura de São Caetano Sul – SP)

Reflexões Fechamento da Aula A imp ortâ ncia de prop or a refle xão sobr e o que foi reali zado pelo grup o ou indiv idual . A Tarefa de Casa e Avaliação Progressão e Continuidade das Aprendizagens O significado da Avaliação. Acompanhar o processo para continuar o caminho. A real importância das tarefas.

Qual a Importância da Lição de Casa. Para o Aluno É fund ame ntal porq ue faz com que ele enfre nte desa fios peda gógi cos fora do cont exto escol ar, além de ajud á-lo a cons truir uma auto nomi a, a esta belec er uma rotina e a melh orar a capa cida de de orga nizaç ão.

Qual a Importância da Lição de Casa. Para o Prof esso r É uma atividade útil porque lhe permite verificar quais são as dificuldades e deficiências dos alunos e, consequentemente, tentar saná-las com outras estratégias. Qual a Importância da Lição de Casa.

Qual a Importância da Lição de Casa. Para a Família É uma ma neir a de aco mp anh ar o que está sen do ens ina do na esc ola do filh o.

Funções da lição de casa Complementar o trabalho do professor em sala de aula; Por meio da tarefa o professor pode verificar quais são as principais dificuldades individuais e coletivas dos alunos, pois quando um conteúdo não é bem aprendido, os conteúdos seguintes podem ficar prejudicados; É uma forma de fazer uma "recuperação" diária, trabalhando os pontos em que os estudantes apresentam mais dificuldades.

MOMENTO DE VÍDEO... A VIDA NÃO É FÁCIL

Vamos jogar!!!!!

HORA DO JOGO Jogo dos Pontinhos

VAMOS JOGAR? REGRAS DO JOGO: Dois a quatro jogadores. Área de Jogo: folha contendo 9 x 9 pontos que podem ser ligados entre si. Cada jogador terá o direito de marcar uma única linha horizontal ou vertical entre dois pontos adjacentes que não foram ligados. Quando um jogador completa um quadrado ligando esses pontos, ele ganha pontos e tem o direito de jogar novamente. Cada quadrado que o jogador forma preenche com sua cor ou com a 1ª letra de seu nome. O jogo termina quando não há mais pontos a serem ligados e o vencedor do jogo é quem obter mais pontos.

MONTANDO O GRÁFICO PNAIC Cada um grupo fará um gráfico com os resultados obtido no Jogo do Pontinho, utilizando estratégias próprias. Socialização da atividade

QUE TAL JOGAR OUTRA VEZ? Anote suas descobertas. TRAVESSIA DO RIO

REGRAS DO JOGO 1) Cada jogador coloca as suas fichas, numa das margens do rio, da maneira que quiser, podendo pôr mais do que uma na mesma casa, deixando outras vazias. 2) Alternadamente, os jogadores lançam dados e calculam a soma obtida. 3) Se a soma corresponder a uma casa onde estejam as suas fichas, na margem respectiva, passar uma delas para o outro lado do rio. 4) Ganha quem conseguir passar primeiro todas as fichas para o outro lado.

DESCOBERTAS Travessia no rio Não deve jogar na casa 1; As possibilidades de sair as casas 6, 7, 8 e 9 são maiores que as outras casas; Impossível ganhar quem põe fichas na casa 1; É maior a probabilidade de ganhar quem põe as fichas nas casas centrais.

COMBINAÇÕES DOS DADOS Jogo: Travessia no rio 1 – Não tem possibilidade; 2 – 1+1 3 – 1+2 / 2+1 4 – 2+2 / 1+3 / 3+1 5 – 3+2 / 2+3 / 1+4 / 4+1 6 – 3+3 / 1+5 / 5+1 / 2+4 / 2+4 7 – 1+6 / 6+1 / 2+5 / 5+2 / 3+4 / 4+3 8 – 4+4 / 2+6 / 6+2 / 3+5 / 5+3 9 – 3+6 / 6+3 / 4+5 / 5+4 10 – 5+5 / 4+6 / 6+4 11 – 5+6 / 6+5 12 – 6+6 Jogo: Travessia no rio

ATIVIDADE À DISTÂNCIA... Organizar um espaço de alfabetização matemática em sua sala de aula. Ler os textos: “Fechamento da Aula - A Tarefa de Casa e Avaliação Progressão e Continuidade das Aprendizagens”.