Avaliação Institucional na FEB

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
FACULDADE METROPOLITANA
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Grupo de Trabalho da Área de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FE - Bauru GTADRH - FE.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Dimensão 7 Infra-estrutura física
Avaliação dos componentes curriculares 2011
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
COMPETÊNCIAS SAI (PAIPUFRGS)
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Etapas da construção do PDI IFTO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
AUTOAVALIAÇÃO.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Planejamento Anual 2015.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Rio Verde - Goiás - Brasil
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FURG RIO GRANDE 06 de junho de 2006 Ana Karin Nunes Assessora.
Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes
Auto-avaliação.
Avaliação Institucional Análise Estatística dos Cursos de Graduação da FURG Prof. Dr. Tabajara Lucas de Almeida Profª MSc. Suzi Samá Pinto Comissão.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Avaliação Institucional na FEB Reunião para discussão dos indicadores 11 de abril de 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Gestão de Informação na USP
Questionário do Estudante Enade
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Transcrição da apresentação:

Avaliação Institucional na FEB

Objetivos Relembrar o histórico do processo e seus principais pontos Definir as responsabilidades do processo de coleta de dados para responder às questões do projeto de Avaliação Institucional na FEB Discutir e estabelecer calendário desta etapa da avaliação

Avaliação Institucional: Histórico Outubro de 2001 - Apresentação do Processo de Avaliação Institucional Abril de 2002: entrega da proposta de indicadores das unidades Setembro de 2002: apresentação do Projeto de Avaliação pela CPA Dezembro 2002: definição de cronograma para análise de indicadores e definição das fontes de dados e formulação das questões ---------------------------------------------------------------------------------------- Junho de 2003: atribuição dos formulários para coleta e resposta às questões da avaliação a cada um setor.

Avaliação Institucional na Unesp: pontos principais Avaliação não tem objetivo de punir Fazer uso das informações já disponíveis Identificar pontos positivos e negativos (situação atual) Valorização da graduação Avaliação como ferramenta de diagnóstico

Avaliação Institucional na Unesp: pontos principais A avaliação deve ser realizada sem medos ou preconceitos para produzir bons resultados Avaliação permanente, Estabelecer o papel da universidade dentro de um determinado contexto (social, histórico, geográfico, etc):

O Projeto Pedagógico como elemento catalisador da Avaliação Gestão Educacional Pesquisa Ensino de Graduação e Projeto Pedagógico Extensão Pós-Graduação

Observações: A Avaliação Institucional é um fato inevitável Será usada para o credenciamento dos Cursos e das Universidades pela CEE O processo de avaliação proposto visa: Tomada de Consciência Responsabilidade dos elementos que compõem a universidade

Quais resultados e benefícios esperar? Melhor compreensão dos problemas da Universidade Transparência para a comunidade interna e externa Melhor possibilidade de planejamento (em todos os níveis) Eventual melhoria das condições de trabalho Racionalização da carga de trabalho Melhoria da qualidade dos serviços e processos Satisfação pessoal

Etapa atual: coleta de dados Foram definidos questionários que apontam as questões a serem respondidas pelo projeto de avaliação (CPA); Alguns aspectos foram analisados pelos grupos de trabalho locais: biblioteca; pesquisa, laboratórios didáticos; Agora é necessário responder as questões do projeto e para isso será necessário coletar e analisar dados, eventualmente através de pesquisa de opinião. Definir os responsáveis para a coleta e análise dos dados

Coleta de dados:responsabilidades Verificar a existência de dados necessários para as responder às questões, Determinar a fonte de dados (isto é, quem possui ou é a origem da informação solicitada). Isto deverá ser realizado pelos responsáveis num prazo curto e comunicar ao GRAL para que as providências necessárias sejam tomadas.

Coleta de dados: responsabilidades Verificar a finalidade da questão, tecendo considerações quanto a sua interpretação e julgamento; Estabelecer referenciais comparativos; Determinar o responsável pela julgamento dos dados e da questão; Verificar a correta pertinência da questão para o responsável (a responsabilidade foi atribuída corretamente pelo GRAL?); Solicitar auxílio, caso necessário, ao GRAL.

Atribuições quanto a coleta de dados Questionário Responsabilidade Biblioteca Coordenadores de curso; Comissão de Bibliotecas Extensão Comissão Permanente de Extensão Gestão: Clima Institucional DTAd - Diretoria Restaurante Universitário Diretoria Ensino de Graduação DTA Discente Cadastro de egressos (pós e graduação) STI Cadastro de infra-estrutura Grupos de pesquisa Comissão de pesquisa; Coordenadores dos grupos Pesquisa Comissão de pesquisa

Coleta de dados A coleta de dados deve se basear principalmente na utilização das fontes já disponíveis como Currículos Lattes, Relatório Complementar do Lattes, Plano e Relatório Departamental, Avaliação INEP, DATA CAPES e outros. Sempre que possível e necessário, buscar a confirmação dos dados com a fonte.

Coleta de dados Será necessária a realização de pesquisas (consultas) para coletar determinados tipos de informação. Por exemplo, verificar a satisfação do corpo discente com a qualidade do ensino oferecido em todos os seus aspectos. Caberá ao GRAL, conjuntamente com a Diretoria, e quando necessário, oferecer os recursos para essa finalidade.

Proposta de Cronograma Até 18/06 -> avaliação dos questionários pelos responsáveis 22/06 a 15/07-> coleta de dados 15/07 a 01/08 -> análise dos dados e preenchimento dos questionários 15/07 a 10/08 -> formulação do relatório (consolidação pelo GRAL de todos os questionários e análises) 11/08 -> Congregação: análise e proposta de alterações do relatório parcial 25/08 – Congregação extraordinária para aprovação final do relatório 28/08 -> envio do relatório a CPA

Onde encontrar os questionários? http://www.gral.feb.unesp.br