Avaliação Institucional na FEB
Objetivos Relembrar o histórico do processo e seus principais pontos Definir as responsabilidades do processo de coleta de dados para responder às questões do projeto de Avaliação Institucional na FEB Discutir e estabelecer calendário desta etapa da avaliação
Avaliação Institucional: Histórico Outubro de 2001 - Apresentação do Processo de Avaliação Institucional Abril de 2002: entrega da proposta de indicadores das unidades Setembro de 2002: apresentação do Projeto de Avaliação pela CPA Dezembro 2002: definição de cronograma para análise de indicadores e definição das fontes de dados e formulação das questões ---------------------------------------------------------------------------------------- Junho de 2003: atribuição dos formulários para coleta e resposta às questões da avaliação a cada um setor.
Avaliação Institucional na Unesp: pontos principais Avaliação não tem objetivo de punir Fazer uso das informações já disponíveis Identificar pontos positivos e negativos (situação atual) Valorização da graduação Avaliação como ferramenta de diagnóstico
Avaliação Institucional na Unesp: pontos principais A avaliação deve ser realizada sem medos ou preconceitos para produzir bons resultados Avaliação permanente, Estabelecer o papel da universidade dentro de um determinado contexto (social, histórico, geográfico, etc):
O Projeto Pedagógico como elemento catalisador da Avaliação Gestão Educacional Pesquisa Ensino de Graduação e Projeto Pedagógico Extensão Pós-Graduação
Observações: A Avaliação Institucional é um fato inevitável Será usada para o credenciamento dos Cursos e das Universidades pela CEE O processo de avaliação proposto visa: Tomada de Consciência Responsabilidade dos elementos que compõem a universidade
Quais resultados e benefícios esperar? Melhor compreensão dos problemas da Universidade Transparência para a comunidade interna e externa Melhor possibilidade de planejamento (em todos os níveis) Eventual melhoria das condições de trabalho Racionalização da carga de trabalho Melhoria da qualidade dos serviços e processos Satisfação pessoal
Etapa atual: coleta de dados Foram definidos questionários que apontam as questões a serem respondidas pelo projeto de avaliação (CPA); Alguns aspectos foram analisados pelos grupos de trabalho locais: biblioteca; pesquisa, laboratórios didáticos; Agora é necessário responder as questões do projeto e para isso será necessário coletar e analisar dados, eventualmente através de pesquisa de opinião. Definir os responsáveis para a coleta e análise dos dados
Coleta de dados:responsabilidades Verificar a existência de dados necessários para as responder às questões, Determinar a fonte de dados (isto é, quem possui ou é a origem da informação solicitada). Isto deverá ser realizado pelos responsáveis num prazo curto e comunicar ao GRAL para que as providências necessárias sejam tomadas.
Coleta de dados: responsabilidades Verificar a finalidade da questão, tecendo considerações quanto a sua interpretação e julgamento; Estabelecer referenciais comparativos; Determinar o responsável pela julgamento dos dados e da questão; Verificar a correta pertinência da questão para o responsável (a responsabilidade foi atribuída corretamente pelo GRAL?); Solicitar auxílio, caso necessário, ao GRAL.
Atribuições quanto a coleta de dados Questionário Responsabilidade Biblioteca Coordenadores de curso; Comissão de Bibliotecas Extensão Comissão Permanente de Extensão Gestão: Clima Institucional DTAd - Diretoria Restaurante Universitário Diretoria Ensino de Graduação DTA Discente Cadastro de egressos (pós e graduação) STI Cadastro de infra-estrutura Grupos de pesquisa Comissão de pesquisa; Coordenadores dos grupos Pesquisa Comissão de pesquisa
Coleta de dados A coleta de dados deve se basear principalmente na utilização das fontes já disponíveis como Currículos Lattes, Relatório Complementar do Lattes, Plano e Relatório Departamental, Avaliação INEP, DATA CAPES e outros. Sempre que possível e necessário, buscar a confirmação dos dados com a fonte.
Coleta de dados Será necessária a realização de pesquisas (consultas) para coletar determinados tipos de informação. Por exemplo, verificar a satisfação do corpo discente com a qualidade do ensino oferecido em todos os seus aspectos. Caberá ao GRAL, conjuntamente com a Diretoria, e quando necessário, oferecer os recursos para essa finalidade.
Proposta de Cronograma Até 18/06 -> avaliação dos questionários pelos responsáveis 22/06 a 15/07-> coleta de dados 15/07 a 01/08 -> análise dos dados e preenchimento dos questionários 15/07 a 10/08 -> formulação do relatório (consolidação pelo GRAL de todos os questionários e análises) 11/08 -> Congregação: análise e proposta de alterações do relatório parcial 25/08 – Congregação extraordinária para aprovação final do relatório 28/08 -> envio do relatório a CPA
Onde encontrar os questionários? http://www.gral.feb.unesp.br