Educação Sexual na Adolescência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Colégio Elisa Andreoli
Entendendo o Adolescente Normal
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Matemática para todos Educação Básica
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE.
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA Conclusão IV
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
APRENDER A APRENDER Juan Delval
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Transição do estado infantil para o adulto: crise
Educação Ambiental.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Educação Ambiental.
QUEM SOU EU?.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO- Educação sexual
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini CRP08/07915
Prof. Msc. Magali de Macedo
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Prof. Msc. Magali de Macedo
O aluno elaborando conceitos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Profª. Taís Linassi Ruwer
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
A IDENTIDADE.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Características Iniciais da Fala
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Desafios da adolescência
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Comportamento Organizacional
O desenvolvimento do adulto
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Transcrição da apresentação:

Educação Sexual na Adolescência Prof.ª Teresa Cristina Barbo Siqueira

DESENVOLVIMENTO HUMANO – FASE 5 - ADOLESCÊNCIA FREUD PIAGET ERIKSON Fase Genital (12 aos 18 anos) Inicia-se a adolescência. Mudanças físicas, psicológicas e sociais ocorrem. O desejo não fica somente no próprio corpo, mas volta-se para o objeto externo (outro). Consciência de identidades sexuais distintas. Busca formas de satisfazer suas necessidades próprias. Alcançar a fase genital constitui, para psicanálise, atingir o pleno desenvolvimento do adulto normal. Fase Operações Formais (11 – 15 anos) Soluções lógicas de todas as classes de problemas. Raciocínio passa a ser abstrato. O sujeito será então capaz de formar esquemas conceituais abstratos(amor, fantasia, justiça, democracia...) e realizar com eles operações mentais que seguem os princípios da lógica formal, o que lhe dará, sem dúvida, uma riqueza imensa em termos de conteúdo e de flexibilidade de pensamento. Adquire capacidade para criticar os valores sociais e propor novos códigos de conduta; Identidade X Confusão de Papéis (12 – 18) Na adolescência, o indivíduo abandonará alguns aspectos de suas identificações anteriores e fortalecerão outras. A principal tarefa do adolescente é responder a pergunta: “Quem sou eu?” Nisso, consiste a célebre crise de identidade de que fala Erikson. Necessidade de pertencer a um grupo social, para fortalecer sua identidade.

DESENVOLVIMENTO HUMANO – FASE 5 -Adolescência FREUD PIAGET ERIKSON Fase Genital (12 aos 18 anos) O homem normal não só se realizará na genitalidade específica, como o fará num sentido amplo. Será o homem que começou a surgir quando perdeu o nirvana intra-uterino e progressivamente vai introjetando e elaborando o mundo. Fase Operações Formais (11 – 15 anos) Discute valores morais de seus pais e constrói os seus próprios; torna-se capaz de aceitar suposições pelo gosto da discussão, é capaz de levantar hipóteses e testa-las. Declara leis gerais e vê significação comum em materiais verbais; seus conceitos espaciais podem ir além do tangível finito e conhecido para conceber o infinitamente grande ou o infinitamente pequeno. É capaz de oferecer justificativas lógicas para os julgamentos que faz; lida com relações entre relações. É capaz de entender doutrina filosófica e científica. Busca autonomia pessoal. Identidade X Confusão de Papéis (12 – 18) Ao conseguir definir sua identidade, o adolescente começa a considerar-se uma pessoa coerente, integrada, única. Se não puder “se encontrar”, se não tiver um objetivo na vida, diremos que ele sofreu difusão de identidade. Os jovens, individualmente, sentem-se perturbados pela dificuldade em si definir quanto à profissão. Erikson afirma que, para ajudá-los a crescer, necessitamos atribuir-lhes, cada vez mais, independência e responsabilidade.

EDUCAÇÃO SEXUAL FASE 5 Adolescência Discutir sobre as mudanças corporais e tentar desenvolver uma atitude positiva face às mesmas. Desenvolver a compreensão e aceitação dos diferentes comportamentos e orientações sexuais. Adotar comportamentos informados e responsáveis face às novas capacidades reprodutivas. Reconhecer tipos e situações de abuso sexual e discutir formas de soluções. Desenvolver capacidades de expressar os seus sentimentos, opiniões e decisões e aceitar os dos outros. Aprofundar conhecimentos relativos à gravidez. Entender as implicações de uma gravidez na vida do jovem.