1. Seminário IBRI Avaliação dos formulários de referência apresentados em 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
Advertisements

Demonstrações Contábeis
SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Inventário e migração para o SIGA
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
Cadastramento, Qualificação e Monitoria de Fornecedores
GUIA RÁPIDO - ORDENS DE COMPRA PADÃO
TAXA DE JUROS DE LONGO PRAZO “TJLP”
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE
Agenda Background Instrução CVM nº 527 e nota explicativa
ÁGIO: UMA HISTÓRIA DE AMOR E ÓDIO
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
CONTABILIDADEI Prof. Carlos Alexandre.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADEII Prof. Carlos Alexandre.
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
Disciplina Auditoria I
Demonstrações Contábeis
Procedimentos de natureza financeira a adotar pelas escolas que têm atividades de PPT – Português Para Todos.
Divulgação do LAJIDA/LAJIR Perspectivas do Auditor
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
1 Instrução nº 480, de 7 de dezembro de 2009 Audiência Pública CVM nº07/08 Regras sobre o registro de emissor de valores mobiliários admitidos à negociação.
INVESTIMENTOS Gabriela Repke Letícia Gonçalves Fernando
Ajuste a Valor Presente CPC 12
Análise Fundamentalista
Demonstrações Contábeis
ATIVOS E PASSIVOS CONTINGENTES
D EBÊNTURES E OUTROS TÍTULOS. D EBÊNTURES São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura.
MANUAIS NA EMPRESA
ANÁLISE DA ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
AUDIT COMMITTEE INSTITUTE
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Análise Horizontal e Vertical
Dividendo Obrigatório
Documentação Escolar.
Método da Equivalência Patrimonial
Relatório de Auditoria
Abel Alves Alan Carlos Andre Leal Antony Gregory Diego Albuquerque.
DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA NBC TA 230
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC
Atribuições e Responsabilidades
Contabilidade Geral revisão presencial. O analista financeiro da empresa JQ calculou alguns indicadores dos anos de 2005, 2006 e 2007 da referida empresa.
O parecer representa o produto final do trabalho do auditor.
TEORIA DA CONTABILIDADE
AUDITORIA Obrigações Geralmente compreendem os seguintes grupos de contas: empréstimos, fornecedores, IR/CSLL e outros impostos, salários a pagar e encargos.
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
REAVALIÇÃO DE ATIVOS Prof. Alessandro.
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 25
Prof. Ms. João Rafael Alberton
Análise das Demonstrações Contábeis
Contabilidade Internacional
Análise das Demonstrações Contábeis
RELATÓRIO SEM RESSALVA - INTRODUÇÃO Examinamos as demonstrações contábeis da Companhia ABC, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de.
Licença de Uso de Marca (UM)
TÓPICOS AVANÇADOS DE CONTÁBILIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Notas Explicativas.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
Representam obrigações com terceiros referente compras à prazo relacionadas ao objeto social da empresa. Poderão ser segregados em curto prazo e longo.
COMPARATIVO DA PORTAIRA 326/2013 E 186/2008 A nova portaria enumerou rol de documentos específicos para cada modalidade de requerimento. No que diz respeito.
MÓDULO DE PERIÓDICOS Capacitação no Uso do SABi
Principais irregularidades apuradas na fiscalização.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
Transcrição da apresentação:

1

Seminário IBRI Avaliação dos formulários de referência apresentados em 2010

Avaliação do Form. Ref. ä No primeiro ano de vigência da Instrução CVM nº 480/09, que introduziu o formulário de referência como documento obrigatório a ser apresentado pelos emissores registrados, como informação periódica, constatamos os seguintes desvios: v Não prestação da informação solicitada; v Erro no preenchimento; e v Inconsistências de informações divulgadas em diferentes seções.

Avaliação do Form. Ref. ä Seções que mais foram merecedoras de exigências, em ordem decrescente, foram a 13 (Remuneração de administradores), 3 (Informações financeiras selecionadas), 12 (Assembléia geral e administração), 10 (Comentário dos diretores), 4 (Fatores de risco) e 7 (Atividades do emissor).

Distribuição de freqüência (por seção)

Distribuição de freqüência (por sub-item / “top 40”)

Comentários em relação à seção 13 ä Não apresentação ou existência de erro nas informações sobre a proporção que cada elemento da remuneração representa na remuneração total dos administradores; ä Não divulgação da metodologia de cálculo dos elementos da remuneração; ä Não apresentação de informações sobre o ano corrente; ä Inconsistência entre as informações apresentadas no item 13.2 e as informações prestadas sobre a política de remuneração do emissor, sobre a remuneração variável, sobre a remuneração baseada em ações e sobre a remuneração média dos administradores.

Comentários em relação à seção 3 ä Divergência entre as informações divulgadas no item 3.1 (dados financeiros) e as contidas nas demonstrações financeiras arquivadas no Sistema IPE; ä Não apresentação, no item 3.2 (medições não contábeis), da explicação sobre o motivo da divulgação ser mais apropriada para o entendimento da situação financeira da companhia e de seu resultado; e ä Apuração do montante da dívida total, no item 3.7 (nível de endividamento) de forma divergente da orientada pela CVM no Ofício-Circular/SEP/N.º 05/2010, que determina a divulgação do passivo circulante e não circulante e não do passivo oneroso.

Comentários em relação à seção 12 ä Existência de inconsistência interna ou de divergência entre as informações divulgadas no item 12.1 (descrição da estrutura administrativa) e no item 12.3 (datas e jornais de publicação das informações exigidas no artigo 133 da Lei nº 6.404/76) e aquelas divulgadas pelas companhias em documentos arquivados no Sistema IPE; e ä Não prestação, nos item 12.6 (identificação e dos administradores) e 12.8 (currículo e experiência profissional dos administradores) de todas as informações requeridas no Formulário.

Comentários em relação à seção 10 ä Os fatores que afetaram a situação financeira, econômica e patrimonial da companhia (caso dos item 10.1 e 10.2); ä As alterações significativas realizadas nas práticas contábeis e seus efeitos (caso do item 10.4). ä Também foi verificado no item (plano de negócios) um grande número de companhias que não apresentou todas as informações exigidas no Formulário.

Comentários em relação à seção 4 ä Existência de divergência entre as informações sobre valores provisionados prestadas no item 4.3 (processos judiciais, administrativos e arbitrais relevantes e não sigilosos) e as informações divulgadas sobre o assunto nas notas explicativas; e ä Ausência de clareza ou da prestação de informações completas no item 4.1 (fatores de risco).

Comentários em relação à seção 7 ä Os desvios mais freqüentes se concentraram nos itens 7.3, 7.2 e 7.5, principalmente, pela existência de divergência entre as informações prestadas e aquelas divulgadas nas demonstrações financeiras arquivadas no Sistema IPE, que, expressamente, são a base das informações a serem apresentadas.