Orientador: Pedro Pacheco

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O contexto da América do Sul
Advertisements

Osny Ferreira de Camargo
Apresentação para Audiência Pública
Ponto 4 Segurança e Medicina do Trabalho
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
Engenharia e Segurança do Trabalho
CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE.
Equipamentos de Proteção Individual
Equipamentos de Proteção Individual
Higiene e Segurança do Trabalho
Higiene e Segurança do Trabalho
Saúde do Trabalhador no SUS
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Segurança e Medicina do Trabalho
Responsabilidades.
Segurança e Medicina do Trabalho
Segurança e Medicina do trabalho
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
Objetivos da Higiene e Condições Ambientais do Trabalho
Segurança e medicina do trabalho
Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS
A CIPA COMO FATOR DE MODIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
Política Sociedade e Gestão Social Contemporânea
Qualidade de Vida.
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica
NRs.
Segurança do Trabalho Curso: Administração Profa. MSc Camila Ilário.
ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
PCA – Programa de Conservação Auditiva
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Principais Normas Regulamentadoras
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
Segurança e Medicina do Trabalho
Secretaria Municipal de Recursos Humanos
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Subsistema de Higiene e Segurança do Trabalho
Segurança Ocupacional
Pré-História Revolução Industrial – Inglaterra 1760
Grupo 01 Karine Mário Reinaldo Stéphanie Walter Wander.
Saúde e segurança do trabalho
Treinamento de uso e conservação de epis
NR 5 – CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
Sinalização de Emergência
acidentes de trabalho: leis, normas e números
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho com o objetivo.
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
Norma Regulamentadora 6 Equipamento de Proteção Individual EPI
IMPACTO NOS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Sinalização de segurança
NORMA REGULAMENTADORA 09
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) A proteção e combate a incêndio é um.
Transcrição da apresentação:

Orientador: Pedro Pacheco Centro Estadual de Educação Profissional Componente: Biologia Meio Ambiente Saúde e Segurança do Trabalho Segurança do trabalho e prevenção contra os riscos existentes nos laboratórios de informática. Orientador: Pedro Pacheco Feira de Santana-Ba 2012

Introdução Toda atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresenta riscos, por este motivo devemos utilizar normas de conduta para assegurar a integridade das pessoas, instalações e equipamentos. Nesse intuito, este trabalho tem por finalidade conscientizá-los quanto as normas de segurança, requisito básico para garantir a qualidade do laboratório e a segurança do indivíduo.

Legislação Trabalhista Art. 7° da Magna Carta diz respeito à redução dos riscos do trabalho como garantias fundamentais do indivíduo. O direito à saúde, ao trabalho, à segurança e à previdência social está previsto no art. 6º da Constituição da República.

Legislação Trabalhista Nos termos dos incisos II e VIII do art. 200 da CF/88, compete ao sistema único de saúde colaborar na proteção do meio ambiente. A comissão interna de prevenção de acidentes – CIPA, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Justificativa Devido os presentes riscos nos laboratórios de informática, nossa atual intenção é por meio de prevenção diminuir os riscos nele existentes. Assim, apresentamos as devidas soluções cabíveis a serem executadas, promovendo assim a prevenção e diminuição dos riscos nos laboratórios.

Problemática Visando a segurança do trabalho, o bem estar do ser humano e uma vida mas digna de trabalho, este trabalho focaliza a prevenção do ambiente utilizado por alunos e professores. No entanto, quais são os problemas que podem ter nos laboratórios de informática?

Objetivo Geral Identificar os problemas contidos nos laboratórios a fim de soluciona-los.

Objetivo Específico Levantar os riscos e perigos na área; Analisar criticamente a situação dos laboratórios; Estruturar uma metodologia baseada em ajudar a solucionar os problemas encontrados.

Problemas

Problemas Má organização dos fios; Tomadas não sinalizadas quanto o valor da tensão; Falta de manutenção das máquinas, muitas delas estão paradas;

Problemas Falta de limpeza nos ar-condicionado; Mesas suporte de colocar o teclado quebrado; Cadeiras e mesas aparentemente boas, porém quebradas.

Riscos

Os riscos são: Biológico: O ar condicionado contém mofo. As máquinas que não funcionam estão cheias de poeiras prejudicando nossa saúde. Falta de manutenção e limpeza das máquinas que estão em uso. Trazendo danos não só aos equipamentos como também aos ocupantes do laboratório.

Os riscos são: Mecânicos: Identificamos algumas cadeiras com encosto quebrado e mesas com a bancada do teclado quebrado. Físicos: Os disjuntores são de aço. Fazendo que que os ocupantes fiquem expostos a choque elétrico por houver algum fio desencapado dentro do disjuntor. Ergonômicos: Pesos das mesas, de algum equipamento.

Normas Regulamentadoras Segurança do trabalho

NR-1- Disposição Gerais As NRs são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidação do Trabalho - (CLT).

NR-2 Inspeção Prévia Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão do Ministério do Trabalho e Emprego. 

NR-5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) A  CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

NR-6 Equipamento de Proteção Individual (EPI) Considera-se EPI, todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.

NR-9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Esta NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, através da antecipação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

NR-10 Serviços em Eletricidade Esta NR estabelece os requisitos e condições mínimas exigidas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem com instalações elétricas, em suas etapas de projeto, construção, montagem, operação e manutenção, bem como de quaisquer trabalhos realizados em suas proximidades.

NR-17 Ergonomia Esta NR visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho 4 de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, incluindo os aspectos relacionados ao levantamento.

NR-26 Sinalização de Segurança Esta NR tem por objetivos fixar as cores que devam ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando, delimitando e advertindo contra riscos.

Resultados Falta imagem

De acordo com o MEC (Ministério de Educação): O laboratório de informática deverá estar protegido de forma adequada contra agentes agressivos (areia, poeira, chuva etc.) e distantes de tubulações hidráulicas. Tomadas elétricas comuns para uso geral não podem ser compartilhadas com a rede elétrica para os equipamentos de informática.

De acordo com o MEC (Ministério de Educação): Fiação elétrica embutida ou externa em canaletas. (Obs.: Todos os fios devem estar ocultos ou presos). Fornecimento de energia elétrica de 110V ou 220V. Janelas resistentes, que possam ser trancadas por dentro, reforçadas externamente por grades de aço fixadas à parede.

Considerações Finais Recomendações para Alunos: Todo aluno deve estar consciente em não comer ou beber nos laboratórios; Mesmo que não haja sinalização de voltagem, nas tomadas, procurar orientação do docente; Não mexer na parte elétrica dos laboratórios ;

Considerações Finais Recomendações para a Pedagógica: Precisa de mais equipamentos; As maquinas quebradas devem ser guardadas em uma sala especifica; Fiscalização nos laboratórios; Limpeza no ar condicionado e nas salas de laboratório; Organização nos fios; Manutenção nas maquinas;

Referências Falta referência